[ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Mensagem por victor_aco em Qui 16 Set 2010, 20:12

Oi gente tudo bom com vocês? Hoje eu vou ensinar como criar aqueles créditos que ficam subindo (igual nos finais de filmes) de maneira bem fácil e rápida. Então vamos lá.

Nome: Criando créditos para seus jogos
Descrição: Você vai aprender como criar aqueles créditos que aparecem no final dos filmes.
Nível de dificuldade: Entre iniciante e intermediário.
Requerimentos: Sei que funciona no 7 e 8 Pro
Resultado Final:
OBS: O resultado não é fiel a essa demonstração. No resultado as letras sobem naturalmente e aqueles números não aparecem.

COLOCANDO UM FUNDO


No nosso tutorial iremos fazer os créditos em fundo preto. Para fazer isso adicione uma room e clique em backgrounds> Color e selecione preto.


ESCOLHENDO A FONTE


Vamos escolher a fonte que será usada nos créditos. Vá no menu em Fonts e clique em Create Font.


Agora escolha ai a fonte que você prefere, marque All (permite você usar todos os caracteres), coloque um nome pra fonte (eu nomeei de Times) e de OK.

Crie um objeto controlador parar fazer os créditos funcionarem e o nomeie de obj_credito.
Adicione o eventos Draw e colocque a ação Execute Code da aba Control .
Coloque nele o código:
Código:
draw_set_font(Times) //seleciona a fonte já adicionada
draw_set_color(c_white) //seleciona a cor da fonte
draw_set_halign(fa_center) //alinha o texto

Troque a palavra Times que está entre parênteses pelo nome que você deu a sua fonte.
A cor da fonte pode ser alterada de acordo com seu gosto, mas como vamos fazer com um fundo preto é melhor branco.
Para saber as outras cores digite "c_", sem aspas, no Execute Code e elas irão aparecer.
O alinhamento do texto pode ser modificado trocando fa_center por:
Código:
fa_left //para alinhar a esquerda
fa_right  //para alinhar a direita

HORA DE PENSAR


Bem gente agora vamos planejar como vamos fazer nossos créditos subirem.
Precisaremos de uma variável que vai registrar a posição y do texto. Com o passar dos steps o valor dessa variável irá diminuir e o texto irá subir. Agora vamos fazer o pau quebrar.

CRIANDO O MOVIMENTO


Adicione um evento Create e um Execute Code. Nele coloque:
Código:
posicao= 480 //subistitua 480 pela altura da view (caso nao use view a altura da sua room)

Para escrever o texto vá no evento draw e coloque depois dos outros códigos:
Código:
draw_text(320,posicao,"Designer - Victor_bh # Programador - Victor_bh # Sonoplasta - Victor_bh ")
Substitua 320 por um valor que deixe seu texto alinhado no centro (recomendado metade do tamanho da view). Se aumentar o valor o texto vai pra direita e se diminuir para a esquerda.
No GML os textos devem ser digitados entres "" e para saltar uma linha se usa o "#".
Observe que no lugar do y colocamos a variável posicao.

Se você testar agora ainda não verá nada porque o texto está abaixo da room.

Hora de faze ele subir. Adicione um evento Step e coloque:
Código:
posicao-=3 //faz o texto subir
Isso fara que o y fique diminuindo. Para aumentar a velocidade aumente o número 1 e diminuir faça o contrário.

E DEPOIS DE SUBIR?


Subiu, mas agora num para mais. Para evitar isso você pode indicar o que vai acontecer quando os creditos subirem o necessário.
Para isso crie um objeto e renomeie de obj_teste. Adicone um evento draw e coloque:
Código:
draw_text(50,50,string(obj_credito.posicao)); //ira desenhar na tela a posicao do texto

Teste o jogo e quando os créditos subirem o suficiente para você anota o número aproximado que está desenhado no canto esquerdo superior da tela.

Volte no obj_credito, no evento Step e adicione após os outros códigos:
Código:
if posicao<=-100 //se os creditos ja subiram suficiente
{room_restart()} //reseta a room e começa tudo de novo

Troque -100 pelo número que você anotou.
Para mudar o que vai acontecer quando os créditos subirem você muda o que está entre as {}.

Para finalizar delete o obj_teste e pronto seus créditos estão prontos!!!!

CONFERINDO...


Para checar se deu tudo certo confirme se os seus códigos ficaram parecido com:

No evento Create do obj_credito:
Código:
posicao= 480 //subistitua 480 pela altura da view (caso nao use view a altura da sua room)

No evento Step do obj_credito:
Código:
posicao-=3 //faz o texto subir
if posicao<=-100 //se os creditos ja subiram suficiente
{room_restart()} //reseta a room e começa tudo de novo

No evento Draw do obj_credito:
Código:
draw_set_font(Times) //seleciona a fonte já adicionada
draw_set_color(c_white) //seleciona a cor da fonte
draw_set_halign(fa_center) //alinha o texto
draw_text(320,posicao,"Designer - Victor_bh # Programador - Victor_bh # Sonoplasta - Victor_bh ")

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Além do tutorial você pode também baixar a engine. Copie e o cole o link no navegador:
Código:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-creditos-que-sobem-t10583.htm#79625

Chega no fim esse tuto e eu gostaria de dizer umas coisinhas.
-Espero que vocês tenham gostado e que seja de grande ajuda pra muita gente
-Qualquer errinho ai no tópico é só me da um toque que eu conserto.
-Qualquer dúvida é só falar.

Outra coisa, esse uso de tag é muito legal, copiei do SIGILOSO e ai estão os créditos =D.
Para achar meus tutorias basta digitar VICBH no busca e achará meus tutoriais. Ate +


Última edição por victor_aco em Sex 10 Dez 2010, 15:46, editado 8 vez(es)

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Idade : 21
Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Mensagem por Janx em Qui 16 Set 2010, 20:36

Legal o tutorial, ficou inspirado por causa do tópico Cadê os créditos?? xD

Poderia adicionar uma animação (GIF) do resultado final.

Aqui tem um erro:
Código:
draw_text (50,50,obj_credito.posicao)

A variável posicao é um valor "real", ela deve ser convertida para string:
Código:
draw_text(50,50,string(obj_credito.posicao));

E outro:
-Qualquer errinho ai no tópico é só me da um toque que eu concerto.
concerto é de ópera! Tente usar o S!

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Mensagem por victor_aco em Qui 16 Set 2010, 20:40

Janx escreveu:Legal o tutorial, ficou inspirado por causa do tópico Cadê os créditos?? xD
Esse tópico e um usuário com duvida me inspiraram!

Janx escreveu:Poderia adicionar uma animação (GIF) do resultado final.
Ok vou adicionar, jaja estará ai.

Janx escreveu:Aqui tem um erro:
Código:
draw_text (50,50,obj_credito.posicao)

A variável posicao é um valor "real", ela deve ser convertida para string:
Código:
draw_text(50,50,string(obj_credito.posicao));

E outro:
-Qualquer errinho ai no tópico é só me da um toque que eu concerto.
concerto é de ópera! Tente usar o S!
Já vou consertar os erros e usar o S, obrigado pelos toques! (português não é meu forte =))

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Idade : 21
Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Mensagem por M.F-Sasuke em Seg 13 Dez 2010, 11:03

Po cara valeu eu tava prescisando de creditos!!!

cheers lol! flw GM8

M.F-Sasuke

Número de Mensagens : 167
Idade : 19
Data de inscrição : 20/08/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Mensagem por Nicolas em Qua 15 Dez 2010, 17:34

Nao seria melhor so fazer um Spr,objeto e colocar vspeed nele e um Outside room,room_goto_next() ?

Nicolas

Número de Mensagens : 492
Idade : 17
Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Mensagem por PedroX em Qua 15 Dez 2010, 17:44

cara, poderia ate ser mas ele prefiriu desse jeito...
otimo tutorial victor !
ficou bem explicado!
que tags que o sigiloso usa:? nao entendi...

FLW

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Mensagem por victor_aco em Qua 15 Dez 2010, 18:48

Nicolas escreveu:Nao seria melhor so fazer um Spr,objeto e colocar vspeed nele e um Outside room,room_goto_next() ?
Programação é um leque de possibilidades, cabe ao programador escolher a que mais lhe agrada (filosofando xD)
Pedro Henrque escreveu:cara, poderia ate ser mas ele prefiriu desse jeito...
otimo tutorial victor !
ficou bem explicado!
que tags que o sigiloso usa:? nao entendi...

FLW
São tags no título do tópico. Por exemplo se você digitar SIGI no busca irão aparecer todos os tutoriais do SIGILOSO. Se você digitar VICACO irão aparecer todos meus tutoriais e engines.

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Idade : 21
Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Qualidade Re: [ TUTO VICACO] CRIANDO CRÉDITOS QUE SOBEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:02


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum