Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Ontem à(s) 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Movimentar boneco até à janela de jogo
5 participantes
Página 1 de 1
Movimentar boneco até à janela de jogo
Viva
Como posso movimentar um boneco de forma a que este não utltrapasse a janela de jogo.
Obrigado
Como posso movimentar um boneco de forma a que este não utltrapasse a janela de jogo.
Obrigado
vistoisto- Data de inscrição : 06/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Movimentar boneco até à janela de jogo
Você coloca blocos, nos locais aonde você quer o boneco não ultrapasse.
leo- Data de inscrição : 25/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 51
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Movimentar boneco até à janela de jogo
Carregue ou faça um sprite que seja quadrado (de preferência), crie um
objeto, chame-o de obj_bloco(se quiser) coloque esse sprite nele,
marque a opção solid, e desmarque a opção visible.
Agora em seu player, adicione um evento de colisão com o obj_bloco, execute code:
Espero q ajude, flw!
objeto, chame-o de obj_bloco(se quiser) coloque esse sprite nele,
marque a opção solid, e desmarque a opção visible.
Agora em seu player, adicione um evento de colisão com o obj_bloco, execute code:
- Código:
hspeed=0
vspeed=0
Espero q ajude, flw!
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 468
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Movimentar boneco até à janela de jogo
Vc também pode fazer com views (um pouco mais complexo)...
...na janela de edição da room vá em "Views", agora marque a opção "Enable th use of Views" e "Visible when room starts"...
...em seguida configure os valores "View in room" e "Port on screen" com o tamanho de janela que vc está usando (W=largura H=altura)...
...em "Object following" vc seleciona o obj que a câmera deve seguir (apenas se a sua room for maior que a janela, como em um jogo de plataforma, nave, etc.)...
..."Hbor" e "Vbor" são os valores de borda horizontal e vertical (ponto onde a tela se move ao obj tentar ultrapassar), e "Hsp" e "Vsp" são as velocidades horizontal e vertical com que a câmera acompanha o movimento (pode ser mais lento que o obj para dar um efeito de atraso)
Agora com a view criada vc pode ir no evento de movimento e usar:
if x>view_wview-640 and x<view_wview //troque o 640 pelo tamanho horizontal da janela
...se o ponto x for maior que o tamanho horizontal da view menos o tamanho horizontal da view (ou seja, se está além da borda esquerda) e x for menor que o tamanho horizontal da view (ou seja, se não está além da borda direita)...
...então vc add a ação do movimento após este código;
Para a vertical é a mesma coisa:
if y<view_hview-480 and x>view_hview //troque o 480 pelo tamanho vertical da janela
...ação do movimento;
Espero que ajude!
flw
t+
...na janela de edição da room vá em "Views", agora marque a opção "Enable th use of Views" e "Visible when room starts"...
...em seguida configure os valores "View in room" e "Port on screen" com o tamanho de janela que vc está usando (W=largura H=altura)...
...em "Object following" vc seleciona o obj que a câmera deve seguir (apenas se a sua room for maior que a janela, como em um jogo de plataforma, nave, etc.)...
..."Hbor" e "Vbor" são os valores de borda horizontal e vertical (ponto onde a tela se move ao obj tentar ultrapassar), e "Hsp" e "Vsp" são as velocidades horizontal e vertical com que a câmera acompanha o movimento (pode ser mais lento que o obj para dar um efeito de atraso)
Agora com a view criada vc pode ir no evento de movimento e usar:
if x>view_wview-640 and x<view_wview //troque o 640 pelo tamanho horizontal da janela
...se o ponto x for maior que o tamanho horizontal da view menos o tamanho horizontal da view (ou seja, se está além da borda esquerda) e x for menor que o tamanho horizontal da view (ou seja, se não está além da borda direita)...
...então vc add a ação do movimento após este código;
Para a vertical é a mesma coisa:
if y<view_hview-480 and x>view_hview //troque o 480 pelo tamanho vertical da janela
...ação do movimento;
Espero que ajude!
flw
t+
Convidad- Convidado
Re: Movimentar boneco até à janela de jogo
ok
obrigado, era as viwes que eu queria.
obrigado, era as viwes que eu queria.
vistoisto- Data de inscrição : 06/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Movimentar boneco até à janela de jogo
MODO MAIS FACIL
Colo que o objeto bloco com solido
e no player coloque uma colisao com o bloco e ponha a açao move representada por varias setinhas vermelhas,marque so a opçao dom eio e nao coloque numero algum,agora va na room coloque os blocos e vege se deu...
esse e o modo mais facil que existe ó.ò
Colo que o objeto bloco com solido
e no player coloque uma colisao com o bloco e ponha a açao move representada por varias setinhas vermelhas,marque so a opçao dom eio e nao coloque numero algum,agora va na room coloque os blocos e vege se deu...
esse e o modo mais facil que existe ó.ò
Marcelo- Data de inscrição : 24/11/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Movimentar boneco até à janela de jogo
Você pode fazer sem views com quase o mesmo código.
if x>0 && x<room_width
(ao invés de "if y<view_hview-480 and x>view_hview //troque o 480 pelo tamanho vertical da janela")
Assim se você não quiser views, ainda ele não sai!
if x>0 && x<room_width
(ao invés de "if y<view_hview-480 and x>view_hview //troque o 480 pelo tamanho vertical da janela")
Assim se você não quiser views, ainda ele não sai!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos