Movimentar boneco até à janela de jogo

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Movimentar boneco até à janela de jogo

Mensagem por vistoisto em Sab 29 Nov 2008, 17:08

Viva

Como posso movimentar um boneco de forma a que este não utltrapasse a janela de jogo.

Obrigado

vistoisto

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Re: Movimentar boneco até à janela de jogo

Mensagem por leo em Sab 29 Nov 2008, 17:16

Você coloca blocos, nos locais aonde você quer o boneco não ultrapasse.

leo

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Re: Movimentar boneco até à janela de jogo

Mensagem por Juninho em Sab 29 Nov 2008, 17:18

Carregue ou faça um sprite que seja quadrado (de preferência), crie um
objeto, chame-o de obj_bloco(se quiser) coloque esse sprite nele,
marque a opção solid, e desmarque a opção visible.
Agora em seu player, adicione um evento de colisão com o obj_bloco, execute code:
Código:
hspeed=0
vspeed=0
Mas se quiser em drag n' drop faça assim, adicione um evento de colisão com o obj_bloco, na aba move, coloque set the horizontal speed, marque 0, e set the vertical speed, marque 0 também.

Espero q ajude, flw!

Juninho

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Re: Movimentar boneco até à janela de jogo

Mensagem por Convidad em Sab 29 Nov 2008, 17:56

Vc também pode fazer com views (um pouco mais complexo)...

...na janela de edição da room vá em "Views", agora marque a opção "Enable th use of Views" e "Visible when room starts"...

...em seguida configure os valores "View in room" e "Port on screen" com o tamanho de janela que vc está usando (W=largura H=altura)...

...em "Object following" vc seleciona o obj que a câmera deve seguir (apenas se a sua room for maior que a janela, como em um jogo de plataforma, nave, etc.)...

..."Hbor" e "Vbor" são os valores de borda horizontal e vertical (ponto onde a tela se move ao obj tentar ultrapassar), e "Hsp" e "Vsp" são as velocidades horizontal e vertical com que a câmera acompanha o movimento (pode ser mais lento que o obj para dar um efeito de atraso)


Agora com a view criada vc pode ir no evento de movimento e usar:

if x>view_wview-640 and x<view_wview //troque o 640 pelo tamanho horizontal da janela

...se o ponto x for maior que o tamanho horizontal da view menos o tamanho horizontal da view (ou seja, se está além da borda esquerda) e x for menor que o tamanho horizontal da view (ou seja, se não está além da borda direita)...

...então vc add a ação do movimento após este código;


Para a vertical é a mesma coisa:

if y<view_hview-480 and x>view_hview //troque o 480 pelo tamanho vertical da janela

...ação do movimento;


Espero que ajude!

flw

t+

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Re: Movimentar boneco até à janela de jogo

Mensagem por vistoisto em Sab 29 Nov 2008, 19:08

ok

obrigado, era as viwes que eu queria.

vistoisto

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Re: Movimentar boneco até à janela de jogo

Mensagem por Marcelo em Sab 29 Nov 2008, 19:18

MODO MAIS FACIL
Colo que o objeto bloco com solido
e no player coloque uma colisao com o bloco e ponha a açao move representada por varias setinhas vermelhas,marque so a opçao dom eio e nao coloque numero algum,agora va na room coloque os blocos e vege se deu...

esse e o modo mais facil que existe ó.ò


lol!

Marcelo

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Re: Movimentar boneco até à janela de jogo

Mensagem por KinKing em Seg 01 Dez 2008, 12:31

Você pode fazer sem views com quase o mesmo código.

if x>0 && x<room_width

(ao invés de "if y<view_hview-480 and x>view_hview //troque o 480 pelo tamanho vertical da janela")

Assim se você não quiser views, ainda ele não sai!

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Re: Movimentar boneco até à janela de jogo

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