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[pedido]Jogo de perguntas

em Sex 29 Abr 2011, 22:40
Gente queria saber como fazer isso:

Num jogo de perguntas (exemplo) Você tem 1 pergunta e 3 resposta e em seus pontos é 10 so umas das resposta é certa se eu acertar meu ponto permanece do geito que esta e vai para proxima room de perguntas se eu errar ele perde 1 ponto e vai para proxima room de pergunta.

Alguem pode me ensinar isto?
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sex 29 Abr 2011, 22:56
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Bom, tem um jeito facil de faser mais trabalhoso. Crie um obj_controle persistente e coloque ele na 1 room de pergunta
No create dele:

Código:
pontos=0

Ai no draw por exemplo:

Código:
if room=(room0)
{
draw_text(0,0,'Qual é a altura do maior coqueiro do mundo ?')
draw_text(0,16,'A-100 metros')
draw_text(0,32,'B-110 metros')
draw_text(0,48,'C-210 metros')
}
if room=(room1)
{
draw_text(0,0,'Quando nasceu Darwin ?')
draw_text(0,16,'A-1879')
etc...
}

Ai no step: (vamos supor que a A seja a certa)

Código:
if room=(room0)
{
if keyboard_check(ord('A'))
{
pontos+=10
room_goto_next()
}
if keyboard_check(ord('B'))
pontos-=10
if keyboard_check(ord('C'))
pontos-=10
}
if room=(room1)
{ etc...


E vai fazendo assim... isso é para não ter que ficar fazendo objetos

Se quiser deixar mais personalisado mude o X,Y do draw text para o meio da room e use as opções

draw_set_font(font0)
draw_ser_color(c_blue)

Para deixar mais bunito, (azul é só um exemplo)

Caso algo deu errado me avise
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sex 29 Abr 2011, 22:59
Testei e funcionou Very Happy Vlw!

Mas como faço de ter acertado e errado tantas pergunta no final do jogo aparece a nota que ficou?
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sex 29 Abr 2011, 23:16
draw do obj_controle

if room=(ultima_room)
{
draw_set_font(font0);
draw_set_color(c_blue);
draw_text(x+280,y+10,string(pontos);
}
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sex 29 Abr 2011, 23:20
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object object1:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 5:
draw_text(x+280,y+10,string(pontos:);
^
at position 36: Symbol , or ) expected.

'-' não deu certo
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sex 29 Abr 2011, 23:21
Código:
switch (keyboard_key)
{
case ord(a):
room_goto_next()
}
case ord(b):
pontos-=10
case ord(c):
pontos-=10

assim é mais rapido do que fazer todos os keyboard_press

A dos pontos é simples. Tipo se tem 2 perguntas valendo 10 pontos, e voce teve 10 de score é porque voce errou uma.
Então basicamente no final voce coloca:
Código:
 if score = 10 then {show_message("Você acertou 1 pergunta!")}
Em vez de show_message vou bota outra coisa ou deixa assim mesmo.


Última edição por Henrique Berto em Sex 29 Abr 2011, 23:24, editado 1 vez(es)
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sex 29 Abr 2011, 23:22
não agora tudo bem sobre as perguntas de aperta e talz..
O que eu quero saber agora e sobre os pontos no fim do jogo
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sex 29 Abr 2011, 23:25
A dos pontos é simples. Tipo se tem 2 perguntas valendo 10 pontos, e voce teve 10 de score é porque voce errou uma.
Então basicamente no final voce coloca:


Código:
if score = 10 then {show_message("Você acertou 1 pergunta!")}



Em vez de show_message vou bota outra coisa ou deixa assim mesmo.
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sab 30 Abr 2011, 05:49
Marceloow escreveu:___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object object1:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 5:
draw_text(x+280,y+10,string(pontos:);
^
at position 36: Symbol , or ) expected.

'-' não deu certo
Você esqueceu de colocar um parênteses no final do código, é só adicionar e pronto, e também tem outro erro pois você adicionou dois pontos a variável mais o nome certo da variável é sem os pontos pelo que vi no post acima então faça o seguinte.
draw_text(x+280,y+10,'Pontos : 'string(pontos));
Não se esquecendo que o que está dentro das aspas simples será mostrado mais a variável pontos, mas caso você só queira mostrar a variável pontos faça o seguinte.
draw_text(x+280,y+10,pontos);
flw
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Re: [pedido]Jogo de perguntas

em Sab 30 Abr 2011, 05:59
Esse código vai mostrar os pontos, mas o que ele quer é que apareça os acertos. Faz como eu falei lá em cima.
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