Projeto Enigma

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Projeto Enigma

Mensagem por fredcobain em Sex 22 Abr 2011, 03:21

Olá prezados,

pretendo fazer a minha primeira contribuição nesse post.

Não sei se vcs já ouviram falar do Projeto Enigma.


A idéia básica é desenvolver um IDE (Plataforma de Desenvolvimento - Tipo o próprio GM) que seja portável (Rode em Qualquer Sistema Operacional), e, também seja capaz de compilar para qualquer sistema operacional (Linux, Windows, Mac, Iphone, Android, Nintendo Ds, Wii, etc...)

Essa IDE é (e a idéia é que sempre seja) FREE/OPENSOURCE.

O melhor de tudo é que essa IDE é compatível com GM. (ou seja, ela abre e salva os arquivos no formato GMK - Sim, vc pode inclusive criar algo no GameMaker e terminar nessa IDE, e vice-versa).

Além disso, o grande barato é que a compilação nessa IDE gera um pré-código em C++ antes de finalmente compilar para linguagem binária. (ok Fred, o que isso quer dizer ?)

Bom, o GameMaker usa uma pré-linguagem de alto nível (Delphi). Se vc usar uma linguagem de baixo nível (mais próxima da linguagem de máquina) como C++, vc terá um binário mais enxuto. Isso significa um resultado final (exe) menor (ocupa menos espaço) e mais performático (mais rápido, menos lag).

O projeto está ainda nas primeiras releases (embora já funcione muita coisa), mas é bastante ambicioso.

O pessoal que toca esse projeto faz parte da nata do GMC. Só fera!
Temos lá o Josh@Dreamland que é o grande idealizador.
Temos a IsmAvatar, que alguns devem conhecer do GMC tbm, que é quem faz a interface da IDE. Ela foi quem desenvolveu tbm o LateralGM (uma interface alternativa pra consturir arquivos GMK). Inclusive, é o próprio LateralGM que é o Front-End do Enigma.
Outro cobra lá é o TMGM, que é responsavel por fazer os compiladores (programas que vão converter o gmk pra exe, linux, iphone, android, wii, etc....). Graças ao TGMG que existe o G-Java (que permite botar nossos jogos feitos em GM num browser), GMBED (idem), etc...


Só pra dar uma idéia melhor, vou postar um trecho de algumas respostas que fiz para o Josh no fórum do Enigma (depois passo o link).

Eu perguntei:


1) Is there a real intention to perform a compiled file (in other words, run the game) to others platforms ? When do you expect to have the option to "compile" for:
a) Linux
b) Mac
c) Android
d) IPhone
e) Nintendo DS
f) HTML (embbeded on a page)
g) JAR
f) Are there other plans ?

2) When some of these "compile-to" options were done, will be showed like a compile option in LateralGM (probably in Enigma menu)?

3) Can I easily use LIBS, Extensions and DLL's like I do in GameMaker ?



Ele respondeu:

1) Yes.
a) Now
b) Now
c) Now
d) Now
e) Soon (if not now)
f) Not planned
g) Not planned (Game is in C++, not Java)
f) Yes. We're currently considering Solaris.

2) It's already there. To select which platform to compile for, go to Enigma Settings (should be in the tree), and click on the API tab. Please notice that you need to have a C++ compiler capable of compiling for the intended platform.

3) Libs are already supported, as they are completely UI-side (LGM). In fact, we even have our own lib format called LGL. Extensions are not fully supported at this time, but we're working on it (should be mostly if not entirely UI-side). DLLs are already supported.


Isso é bem animador, não ?

=)



Os links do projeto são:

Página do Projeto - http://enigma-dev.org/
Fórum do Projeto - http://enigma-dev.org/forums/
Download - http://enigma-dev.org/forums/index.php?topic=669
IRC - http://webchat.freenode.net/?channels=enigma-dev&uio=d4


Sugiro que vcs entrem no fórum, participem do projeto desde os primórdios.... participem dos fórums, do IRC, ajudem a testar as releases, pois assim, podemos contribuir para a criação de uma IDE fantástica.



Grande abraço e fiquem com Deus.

Fred.

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Re: Projeto Enigma

Mensagem por igort em Sex 22 Abr 2011, 09:56

Não entendi Oo, to com preguiça de ler tudo isso T.T

Isso vai ser um jogo, ou um aplicativo?

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Re: Projeto Enigma

Mensagem por PedroX em Sex 22 Abr 2011, 10:26

Eu ja tinha visto o ENIGMA, quando pesquisei por IDE's alternativas.
Esse projeto é bem interessante, só não sei como eles conseguem ler os arquivos .gmk.

Realmente, os caras são feras.

Temos a IsmAvatar, que alguns devem conhecer do GMC tbm, que é quem faz a interface da IDE.
Esse cara fez tambem um clone do notepad no game maker.

LateralGM: Esse programa é muito legal. Ele converte jogos .gmk em .gm6. Falta o compilador.

G-Java: Esse tambem é bom. Dá para por jogos online....


Não entendi Oo, to com preguiça de ler tudo isso T.T
Isso vai ser um jogo, ou um aplicativo?
É um programa, que abre os arquivos do game maker.
O game maker é uma IDE, e o ENIGMA é uma IDE alternativa.


FLW

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Re: Projeto Enigma

Mensagem por fredcobain em Sex 22 Abr 2011, 11:25

igort escreveu:Não entendi Oo, to com preguiça de ler tudo isso T.T

Isso vai ser um jogo, ou um aplicativo?


hehehe.... imagine um programa igual o GameMaker (interface igualzinha), só que na hora de criar o executável vc escolha se quer criar pra Windows, ou Mac, ou Linux, ou Iphone, NIntendo DS, etc....



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Re: Projeto Enigma

Mensagem por fredcobain em Sex 22 Abr 2011, 11:30


LateralGM: Esse programa é muito legal. Ele converte jogos .gmk em .gm6. Falta o compilador.

O Enigma hoje é o compilador do LateralGM.

A IsmAvatar é sinistra (sim é uma mulher).




só não sei como eles conseguem ler os arquivos .gmk.



A criptografia do arquivo vazou tem um tempo.... algum aluno do Mark OVermars (idealizador do GameMaker) ou algum funcionário da YoyoGames deixou vazar....

Inclusive, é relativamente fácil vc pegar o próprio EXE e fazer a engenharia reversa para o GM6 ou GMK.

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Re: Projeto Enigma

Mensagem por irlansn em Seg 17 Jun 2013, 12:27

NOSSA cara, NOSSAAAAAAAA, isso é mais que animador, eu já estava pensando, faz um tempo atras, que isso era possível, e que no futuro, se a própria YOYOGames não fizer isso, que eu tentaria reunir uma galera para fazer isso, uma coisa que sinto falta é dos consoles, tudo bem que o PS2/3 são bem complexos, mas o novo (PS4) promete deixar a copilação de jogos multiplataformas muito fácil, alem disso, a copilação de jogos para windows (principalmente C++, que é o usado no enigma) em jogos para XBOX 360(e espero que a "bosta" do one tb seja) também é relativamente simples.
Acho que seria uma novidade e tanto poder programar em GML e exportar para consoles, a presença do Nintendo DS como "Soon (if not now)" já é algo bem animador Very Happy

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Re: Projeto Enigma

Mensagem por NPH em Seg 17 Jun 2013, 13:28

Não gostei dele pois dá muitos erros, fui testar o BT nele e deu um erro dizendo que uma função não existe.
Outra: Testei a segunda versão do BT e deu problemas ao detectar os inimigos, tipo se você aponta o tanque no inimigo, ele continua apontando para o mesmo, só que se eu apontar para o "nada" o canhao age como se não tivesse inimigo algum, o que não ocorreu no GM, que eu apontava para o inimigo e mesmo se eu não tivesse "virado para ele" o canhão continuava apontando para o mesmo.
Tipo, o programa é bom, mas falta melhorar mais.
Essa é a minha opinião: Bom mas falta muito para chegar aos pés do GM.

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Re: Projeto Enigma

Mensagem por fredcobain em Seg 17 Jun 2013, 14:04

Opa....

vcs podem ver que o post é de 2011.

Nessa época ainda não havia o GMStudio.

Essa era a única alternativa.

O que aconteceu é que a YoyoGames abriu os olhos e focou todo o esforço na portabilidade para outras plataformas.


Isso de certa forma ofuscou ( e muito) o projeto Enigma.

Realmente dá muito (MUITO) trabalho pra fazer rodar.. não é pra usuários iniciantes... eu apanhei um bocado na época mas consegui compliar jogos mais simples e realmente ficaram com mais performance do que o GM na época.


No roadmap da Yoyogames está prevista para a versão 1.2 a compilação via LLVM.

Isso vai cobrir esse gap (executável mais enxuto).

Quem não conhece o roadmap podem checar em:
http://wiki.yoyogames.com/index.php/GameMaker:Studio_Roadmap


Mas é isso...
eu não sei HOJE a quantas andam esse projeto Enigma. Se está parado ou não.
Mas continua sendo uma alternativa FREE/OPENSOURCE, com seus prós e contras.

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Re: Projeto Enigma

Mensagem por Eudes - Hyo em Seg 17 Jun 2013, 14:21

não sabia que existia algo assim. Se tiver tempo vou dar uma pesquisada.
Como ficariam as exportações para outras plataformas do GMS, que são cobradas. Talvez ninguém mais as compre.
Está parecendo que o cenário de desenvolvimento de jogos Indies cada vez se mistura mais ao mercado dos grandes consoles.

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Re: Projeto Enigma

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