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Fazer player voar
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Fazer player voar
Olá! Estou criando um jogo de plataforma, na qual o player é um robô, lógicamente os jogos de plataforma tem pulos e td mais, mas o meu robô não pode pular, pois ele não tem pernas, é tipo um tanque de guerra, mas eu queria que ele flutuasse (aparece uma luz embaixo dele e ele vai "voando"), vc pode ficar flutuando a qualquer altura, mas tem um tempo, ou seja, a flutuação usa uma força, quando essa força acaba, o robô cai. Alguém pode me ajudar a fazer ele flutuar? e se possível colocar o tempo de flutuação, por favor? Espero q tenha explicado certo, qqer coisa, eh soh perguntar.
Última edição por andreh em Qua 13 Abr 2011, 16:00, editado 3 vez(es)
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Re: Fazer player voar
Pois é! Malz ae!
Eu postei a dúvida e só depois lembrei q deveria ter procurado primeiro, é que eu tava precisando demais disso ,mas enfim, obrigado.
Mas agora vem a Segunda pergunta: Tem como eu fazer ele flutuar por determinado tempo?
ou seja, eu aperto pra ele voar, ai uma barrinha vai esvazeando, e quando ficar toda vazia o player cai.
Eu postei a dúvida e só depois lembrei q deveria ter procurado primeiro, é que eu tava precisando demais disso ,mas enfim, obrigado.
Mas agora vem a Segunda pergunta: Tem como eu fazer ele flutuar por determinado tempo?
ou seja, eu aperto pra ele voar, ai uma barrinha vai esvazeando, e quando ficar toda vazia o player cai.
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Re: Fazer player voar
Use um alarm. Quando o alarm chegar a zero, adicione a gravidade.
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Re: Fazer player voar
Por favor, me ajudem a criar um alarm. Depois que o saim postou eu procurei mto sobre alarm, mas nao achei nd que se encaixasse no meu caso. Por favor me ajudem, o q eu quero eh o seguinte: quando o player estiver flutuando, começa o alarm, ai qndo chegar em zero é pra fazer ele descer, eu quero isso para nao deixar o jogador se aproveitar da flutuação.
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Re: Fazer player voar
Alarms são eventos, como create, collision ou draw. É possível fazer seus próprios alarms, mas não é necessário.
no começo da flutuação: alarm[0]=tempo_que_você_quiser_que_flutue
no evento alarm0: gravity=um_valor_qualquer
no começo da flutuação: alarm[0]=tempo_que_você_quiser_que_flutue
no evento alarm0: gravity=um_valor_qualquer
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Re: Fazer player voar
não esta dando certo! tem como vc postar um código explicando ou fazer uma engine?(se não é pedir de mais!).
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Re: Fazer player voar
código:
create
step
alarm0
draw
create
- Código:
voando=false //checa se está voando
gravity=0 //gravidade
velocidade=4 //pra andar na horizontal
step
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) && place_meeting(x,y+1,obj_chao){ //se apertou a tecla de voar sem estar voando
voando=true //avisa pro computador que está voando
alarm[0]=30 //liga o alarme
}
if keyboard_check_released(vk_up){ //se soltou a tecla (provavelmente, é porque quer cair)
voando=false //deixa cair
alarm[0]=-1
}
if voando==false && !place_meeting(x,y+1,obj_chao) //se não está voando nem está no chão
gravity=1 //começa a cair
//aqui, eu deixo pra você fazer o código de aterrissar. Eu sempre apronto um balaio de gato, nessa parte
//o usual é usar move_contact_solid em caso de colisão
//e, pra andar para os lados:
x+=(keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left))*velocidade
alarm0
- Código:
voando=0
draw
- Código:
cor_antiga=draw_get_color()
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
if voando{ //alguns efeitos (toscos) pra quando estiver voando
draw_luz //claro que isso é uma piada. Você que define como quer fazer a "luz"
draw_set_color(c_red)
draw_rectangle(x-50,y-10,x+50,y+10,0)
draw_set_color(c_green)
draw_rectangle(x-50,y-10,x-50+100*(alarm[0]/30),y+10,0)
draw_set_color(cor_antiga) //pra não atrapalhar outros eventos
}
Última edição por saim em Sex 08 Abr 2011, 14:57, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : correções e melhorias)
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Re: Fazer player voar
No primeiro pulo dá td certo, mas depois o player trava, não consigo ir para os lados e ele não flutua mais, apenas dá pequenos pulos. fiz colisão com o bloco, mas não funcionou!
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Re: Fazer player voar
"pulo"? Meu código não permite que o player pule. Pra isso, tenho que elaborar ele um pouco mais. Já que o primeiro dá certo, me parece que o problema é na colisão.
Me mostre seu código pra colisão (eu me embanano nessa hora, mas a coisa sai) e explique se quer permitir o pulo, mesmo. Se quiser, é imprescindível mudar o código.
Me mostre seu código pra colisão (eu me embanano nessa hora, mas a coisa sai) e explique se quer permitir o pulo, mesmo. Se quiser, é imprescindível mudar o código.
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Re: Fazer player voar
Eu me expressei mal, pulo= flutuar (malz ae, eu não quero que ele pule)! Agora, a colisão, imagine td, move_contact_solid, um codigo que não deixa o player afundar no bloco, speed=0, até no drag'n'drop eu tentei, mas ele trava, e dá pra ver q ele não afunda no chão, alguma coisa está cancelando a flutuação,pq na primeira flutuação funciona, mas depois não,apenas dá uns pulinhos, se puder me ajudar, eu agradeço!
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Re: Fazer player voar
Acho que você não está zerando a gravidade, mas espera um pouquinho que vou editar a mensagem com mais informações.
Recomendo debugar. Sabe o que é debugar? É uma tradução medonha pra "debug". Você roda o jogo com aquele botão "play" vermelho e verifica o valor das variáveis. Clica no botão "+" e adiciona qual variável de qual objeto você quer olhar. No caso, as variáveis são:
veja se está tudo como esperado, ou seja, ao apertar a tecla pra cima, você espera que esteja assim
Ao cair/aterrissar, você espera encontrar o seguinte:
Se estiver tudo conforme esperado, o erro realmente está em algum outro lugar. Estando qualquer coisa fora do esperado, me avise.
Recomendo debugar. Sabe o que é debugar? É uma tradução medonha pra "debug". Você roda o jogo com aquele botão "play" vermelho e verifica o valor das variáveis. Clica no botão "+" e adiciona qual variável de qual objeto você quer olhar. No caso, as variáveis são:
==>claro que é pra substituir "player" pelo nome do seu objetoplayer.voando
player.gravity
player.alarm[0]
veja se está tudo como esperado, ou seja, ao apertar a tecla pra cima, você espera que esteja assim
Ao soltar a tecla ou ao alarm[0] chegar a zero, você espera encontrar:player.voando=true
player.gravity=0
player.alarm[0]=30 e baixando
player.voando=false
player.gravity=1
player.alarm[0]=-1 //na verdade, tenho que mudar um pouco o step, só mais um minutinho que eu altero ele lá em cimapronto, alterei
Ao cair/aterrissar, você espera encontrar o seguinte:
player.voando=false
player.gravity=0
player.alarm[0]=-1
Se estiver tudo conforme esperado, o erro realmente está em algum outro lugar. Estando qualquer coisa fora do esperado, me avise.
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Re: Fazer player voar
aaeeeeee! encontrei o erro! mto obrigado saim, primeiro por ter me ajudado e segundo pela paciencia, eu nao sabia pra q servia o debug, agora sei!
Sabe qual foi o erro?
Ele começava com gravidade zero certinho, ai ele flutuava, e quando caía, a gravidade não zerava, continuava 1, aí eu não conseguia me mexer, mas aí eu coloquei um Senão nessa condição, escrevendo gravity=0:
Sabe qual foi o erro?
Ele começava com gravidade zero certinho, ai ele flutuava, e quando caía, a gravidade não zerava, continuava 1, aí eu não conseguia me mexer, mas aí eu coloquei um Senão nessa condição, escrevendo gravity=0:
- Código:
if voando==false && !place_meeting(x,y+1,obj_chao) //se não está voando nem está no chão
gravity=1 //começa a cair
else
gravity=0
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Re: Fazer player voar
O debug é muito útil, acho que o manual devia gastar um pouco mais de texto explicando como usá-lo. Eu já pastei um bocado até conseguir usar essa ferramenta efetivamente e até hoje ainda tenho umas dúvidas.
Que bom que foi resolvido! Eu faria diferente, simplesmente mandaria gravidade pra zero na colisão, mas seu método parece até mais eficaz.
Que bom que foi resolvido! Eu faria diferente, simplesmente mandaria gravidade pra zero na colisão, mas seu método parece até mais eficaz.
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