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[Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
5 participantes
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[Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Estou desenvolvendo um programa no Game Maker para a minha escola. O programa serve para fazer operações relacionadas a um triangulo (Distancia entre os pontos, calcular a área, baricentro, ponto médio, etc.).
Para usar o programa, deve-se colocar os valores em A, B e C, atribuindo os valores para x e y.
A=(0,2)
B=(5,-2)
C=(4,4)
Representado no gráfico, isto deveria ficar assim:
Agora que vem o problema, neste gráfico, os pontos ficam posicionados de forma correta, mas apenas se os valores forem entre -6 e 6. Se eu colocar um valor superior a estes (25, por exemplo), o desenho do gráfico extrapola, ficando ruim:
O que eu quero, é uma lógica matemática para que eu possa ajustar o gráfico dentro desse espaço. Exemplo: Se for 25, ao invés de desenhar “1,2,3,4,5” desenhar “5,10,15,20,25” e ajustar os gráficos nas coordenadas.
Aguardo por respostas, obrigado.
[EDIT]
Clique aqui para baixar a versão BETA.
Para usar o programa, deve-se colocar os valores em A, B e C, atribuindo os valores para x e y.
A=(0,2)
B=(5,-2)
C=(4,4)
Representado no gráfico, isto deveria ficar assim:
Agora que vem o problema, neste gráfico, os pontos ficam posicionados de forma correta, mas apenas se os valores forem entre -6 e 6. Se eu colocar um valor superior a estes (25, por exemplo), o desenho do gráfico extrapola, ficando ruim:
O que eu quero, é uma lógica matemática para que eu possa ajustar o gráfico dentro desse espaço. Exemplo: Se for 25, ao invés de desenhar “1,2,3,4,5” desenhar “5,10,15,20,25” e ajustar os gráficos nas coordenadas.
Aguardo por respostas, obrigado.
[EDIT]
Clique aqui para baixar a versão BETA.
Última edição por Willy em Sex 01 Abr 2011, 19:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : BETA)
Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Basta ir dividindo o espaço por 3, 5 etc. Até obter um número satisfatório, mas você quer saber como adaptar o triângulo? Por que se não é questão de um loop ou escalas que fiquem legal (como você usando a de 5, que não cobre 6 e sim 5).
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Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Dividir foi a primeira coisa que eu pensei. Eu use as funções min e max para saber o maior e o menor valor, e então, fazer a divisão. Não sei se foi erro meu, mas não deu certo.
Sim, o que eu quero é ajustar o triângulo, de forma que caibam dentro do grafico. A unica coisa que não pode acontecer é mudar o tamanho das linhas x e y.
Obrigado.
Sim, o que eu quero é ajustar o triângulo, de forma que caibam dentro do grafico. A unica coisa que não pode acontecer é mudar o tamanho das linhas x e y.
Obrigado.
Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
sei láh, vc poderia fazer assim, esse plano cartesiano, é uma sprite, num é ?, desenha ele todo em GML e os números vc troca, tipo
if triangulo >=25
{
numy="-27,-24,-21,-18,-15,0,15,18,21,24,57"
numx="//aqui vc sabe oq fazer"
}
para desenhar é fácil, bas vc ver alguns tutoriais de draw aqui na GMBR.
if triangulo >=25
{
numy="-27,-24,-21,-18,-15,0,15,18,21,24,57"
numx="//aqui vc sabe oq fazer"
}
para desenhar é fácil, bas vc ver alguns tutoriais de draw aqui na GMBR.
Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Para isto basta usar uma escala, por exemplo, você desenha todo o seu plano cartesiano com a unidade de 60, ou seja, você usa 10 para distanciar cada ponto. Se você transforma isso numa escala de 5 em 5, você terá 5, 10, 15, 20, 25, 30. Nesse ponto você dividiu o espaço também, ou seja, 1 ponto que você usa para desenhar será equivalente a 0.2 agora, como 5 ponto serão equivalentes a 1 ponto. Basta adaptar os valores na funções de desenho. Não sei se essa era sua dúvida, todos os casos estamos aí.
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Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
X-Games:
O triangulo não é um sprite. É feito por draw.
Ele liga todos os pontos que você define.
Para melhor compreensão, vou disponiilizar o download do beta.
Math Maker:
É isso mesmo que eu quero fazer. No momento eu não posso testar porque não estou em casa agora, mas trouxe comigo o meu executavel.
Clique aqui para baixar a versão BETA.
Aguardo por respostas.
O triangulo não é um sprite. É feito por draw.
Ele liga todos os pontos que você define.
Para melhor compreensão, vou disponiilizar o download do beta.
Math Maker:
É isso mesmo que eu quero fazer. No momento eu não posso testar porque não estou em casa agora, mas trouxe comigo o meu executavel.
Clique aqui para baixar a versão BETA.
Aguardo por respostas.
Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
não, o triangulo, o plano, os numeros e tals.
Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Não tem nenhum sprite no projeto, é tudo feito em draw. =P
Aproposito, eu esqueci de citar que se deve apertar enter para inserir os valores.
Obrigado.
Aproposito, eu esqueci de citar que se deve apertar enter para inserir os valores.
Obrigado.
Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Certo, agora não entendi, é um executável (com o problema que você citou), não da para analisar. De todas as formas, qual é a dúvida ou dificuldade afinal de contas? É com a escala para desenhar, o plano? Agora estou confuso.
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Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Abra o executavel e coloque valores como 17, 25, 30... Você vai entender perfeitamente o que eu quero.
Quero que tudo se ajuste dentro do grafico, ou seja, que nenhum ponto fique para fora das linhas.
Quero que tudo se ajuste dentro do grafico, ou seja, que nenhum ponto fique para fora das linhas.
Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Certo, mas você tentou a escala? Não deu certo? Por que eu vi aqui o erro:
Se você quer que o triângulo se auto-adapte, você tem que usar a escala que você deseja, o multiplicador comum (como o eterno 5). E dividir as medidas que o usuário passou por este valor e programar para estes valores serem desenhados (junto a um novo plano). Esta ideia não deu certo? Se não deu (que seria bem extranho) fala ai que eu tento formular alguma outra coisa.
Math Maker escreveu:Certo, agora não entendi, é um executável (com o problema que você citou)
Se você quer que o triângulo se auto-adapte, você tem que usar a escala que você deseja, o multiplicador comum (como o eterno 5). E dividir as medidas que o usuário passou por este valor e programar para estes valores serem desenhados (junto a um novo plano). Esta ideia não deu certo? Se não deu (que seria bem extranho) fala ai que eu tento formular alguma outra coisa.
Math Maker- Data de inscrição : 26/02/2011
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Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Cara com a sua duvida n posso ajudar mais se precisar urgentemente para a escola existe esse programa que a minha escola usa que eh otimo:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
recri- Data de inscrição : 30/12/2010
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Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Opa!
Bem legal o que vc esta fazendo, bem o Math Maker falo mas não mostro, olhe e tente entender o que foi proposto.
Ahh que code idiota vc deve estar falando!!
Mas suponho que vc quer uma escala automatica vc pode pegar o maior valor em módulo e dividir por 6 e aredondar para cima. Assim vai ter um escala boa que nunca vai passa o 6,12,18...
Um code tipo assimm...
E pronto fica bunitinho! Ficando assim o triangulo...
Acho que seja algo assim q vc quer, olhe e diga!
Té.
Bem legal o que vc esta fazendo, bem o Math Maker falo mas não mostro, olhe e tente entender o que foi proposto.
- Código:
//
// escala(valor,escala)
//
return argument0/argument1
Ahh que code idiota vc deve estar falando!!
Mas suponho que vc quer uma escala automatica vc pode pegar o maior valor em módulo e dividir por 6 e aredondar para cima. Assim vai ter um escala boa que nunca vai passa o 6,12,18...
Um code tipo assimm...
- Código:
esc = ceil(max(abs(x1),abs(x2),abs(x3),abs(y1),abs(y2),abs(y3)) / 6 )
E pronto fica bunitinho! Ficando assim o triangulo...
- Código:
draw_triangle(escala(x1,esc),escala(y1,esc),
escala(x2,esc),escala(y2,esc),escala(x3,esc),escala(y3,esc),outline)
Acho que seja algo assim q vc quer, olhe e diga!
Té.
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Lógica] Posição dos pontos em um plano cartesiano.
Galera, agradeço muito a ajuda de todos vocês, principalmente ao Math Maker e ao ricaun. Infelizmente o problema não foi e nem sera resolvido.
Para "ajustar" no grafico, até seria possivel, mas imagine que tenha esses valores:
A (4,16)
B (120,-9)
C (-5,7)
Se reajustar esses valores num grafico daquele, quase não daria pra notar os pontos A e C de tão pequenos que eles ficariam, isso acontece porque o valor X de B é muito alto, o que deixaria o grafico muito estranho.
Percebi isso quando baixei o programa que o recri citou acima, o grafico é infinito, tudo o que tem que fazer é mover a tela com o mouse.
Vou fazer um sistema parecido com o do programa, agora so falta pensar em como, mas é claro, isso ja é outra historia...
Mais uma vez, obrigado a todos.
O tópico ja pode ser trancado.
Para "ajustar" no grafico, até seria possivel, mas imagine que tenha esses valores:
A (4,16)
B (120,-9)
C (-5,7)
Se reajustar esses valores num grafico daquele, quase não daria pra notar os pontos A e C de tão pequenos que eles ficariam, isso acontece porque o valor X de B é muito alto, o que deixaria o grafico muito estranho.
Percebi isso quando baixei o programa que o recri citou acima, o grafico é infinito, tudo o que tem que fazer é mover a tela com o mouse.
Vou fazer um sistema parecido com o do programa, agora so falta pensar em como, mas é claro, isso ja é outra historia...
Mais uma vez, obrigado a todos.
O tópico ja pode ser trancado.
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