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[RESOLVIDO]Como criar uma barra com tempo, moedas e vidas?

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Mensagem por Desconectado321 Qui 17 Mar 2011, 19:08

queria saber como se faz uma barra com moedas, tempo (que ande, claro) e tambem vidas?
e que quando se completar 99 moedas quando pegasse a 100 virasse uma vida

ps : que nao seja a do mario


Última edição por Desconectado321 em Sex 18 Mar 2011, 12:57, editado 1 vez(es)
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Mensagem por .:Allison:. Qui 17 Mar 2011, 19:37

Creat:
Código:
moedas=0//variável de moedas
vidas=3//variável de vidas
tempo=150//tempo igual a 300
alarm[0]=30//setar o alarm em 1 segundo

Step:
Código:
if moedas >=100 {//Se as moedas for maior que 100
vidas+=1// adciona mais 1 vida
}
if vidas <= 0 then {//se as vidas for menor ou igual a 0
game_end()//acabe o jogo
}

alarm[0]
Código:
if (tempo == 0) {//seo tempo for exatamente igual a 0
vidas-=1
room_restart()//Faça ele morrer
}
tempo -= 1; //tire 1 do valor da variável tempo
alarm[0] = 30; //setar alarm[0] em 1 segundo

[b]Draw

Código:
draw_text(view_xview[0]+60,view_yview[0]+2,vidas)
draw_text(view_xview[0]+100,view_yview[0]+2,tempo)
draw_text(view_xview[0]+65,view_yview[0]+20,moedas)

Quando você colidir com uma moeda coloque
moeda+=1

quando você morrer coloque
vidas-=1
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Mensagem por Convidad Qui 17 Mar 2011, 19:41

desculpe mais voce nao explicou nd explique direito pq n da de entender
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Mensagem por LCS Qui 17 Mar 2011, 20:03

olha cara fiz uma engine pra ti claro bem basica mesmo mas da pra tu entender

http://dl.dropbox.com/u/16329835/engine%20hud%20basica.gmk

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Mensagem por Shadow10 Qui 17 Mar 2011, 20:34

Eu faço as minhas do mesmo jeito do X-Games.
Segue a dica dele que ta do jeito que você quer.
Agora se quizer personalizar aviza que eu passo os códigos.
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Mensagem por Desconectado321 Qui 17 Mar 2011, 20:36

bem, consegui, so queria saber como mudo a cor da letra, fonte
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Mensagem por .:Allison:. Qui 17 Mar 2011, 20:55

para mudar a fonta você precisa criar uma nova fonta, é a mesma coisa que criar um novo objeto. ai vocÊ coloca no draw:
draw_set_font(nome_da_fonte)
.:Allison:.
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Mensagem por Desconectado321 Qui 17 Mar 2011, 20:58

LCS escreveu:olha cara fiz uma engine pra ti claro bem basica mesmo mas da pra tu entender

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quando eu juntei 100 moedas as vidas começaram a subir sem parar
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Mensagem por Shadow10 Qui 17 Mar 2011, 21:04

se tiver a fonte e ela ja estiver em uso, cola isso no draw:
Código:
draw_set_color(c_blue)//as cores tem que ser escritas em inglês e antes tem que ter "c_"

Se não cria a fonte na pasta própria e no draw cola isso:
Código:
draw_set_font(font0);
draw_set_color(c_green);

Falow mano!
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Mensagem por .:Allison:. Qui 17 Mar 2011, 21:19

Problema no Step do obj1, foi apenas a organização do código que fez dar o bug, coisas simples podem quebrar a cabeça Aprendi isso nas aulças do Dharrison

Troca o codigo e coloca esse:

if global.tempo<=0
{show_message('Fim de tempo manolo') game_restart()}

if global.moedas>=10//foi só a organização do tópico
{
global.vidas+=1
global.moedas=0
}

if global.vidas<=0
{show_message('morreu manolo') game_restart()}
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Mensagem por LCS Qui 17 Mar 2011, 22:21

X-Games escreveu:Problema no Step do obj1, foi apenas a organização do código que fez dar o bug, coisas simples podem quebrar a cabeça Aprendi isso nas aulças do Dharrison

Troca o codigo e coloca esse:

if global.tempo<=0
{show_message('Fim de tempo manolo') game_restart()}

if global.moedas>=10//foi só a organização do tópico
{
global.vidas+=1
global.moedas=0
}

if global.vidas<=0
{show_message('morreu manolo') game_restart()}

na verdade nao foi a organização foi um erro mesmo eu tinha me esquecido de colocar pra var das moedas virar 0 logo apos da vida ter aumentado 1

bom mas tu ja deve ter conseguido com a ajuda ae do x-games

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Mensagem por Desconectado321 Sex 18 Mar 2011, 06:26

bem a do x-games nao deu certo nao 😢
quando eu morria aparecia uma janela no jogo assim
"ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_parado_direita
for object obj_cereja:

Error in code at line 13:
vidas-=1
^
at position 2: Unknown variable vidas"

e quando eu colidia com moedas


___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_parado_direita
for object obj_cereja:

Error in code at line 13:
vidas-=1
^
at position 2: Unknown variable vidas

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_moeda
for object obj_parado_direita:

"Error in code at line 1:
moeda+=1
^
at position 1: Unknown variable moeda
"

enquanto as alteraçoes feitas pelo x-game na engine do LCS fizeram funcionar perfeitamente!!

vou dar o topico como resolvido, pois eu consegui editar a tabela, mudei fonte e cor, ja esta de bom tamanho!!!
vlw gente


Última edição por Desconectado321 em Sex 18 Mar 2011, 12:52, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Markituh Sex 18 Mar 2011, 09:23

Hmmmm.... Você criou as variáveis? Inglês, variável "tal" desconhecida. A organização do código e eventos é muito importante, um erro sequer e acontece uma catástrofe. É a mesma coisa que você declarar um variável integer dentro do main e usar ela em outra função que não seja o main(C++), a mesma coisa é o GM, se você usar a declaração "var"(cuja função foi descrita nas aulas do Dharrison) ela só irá funcionar no código em que ela está, e também nas chaves em que ela está, por exemplo:
Código:
var a; // Usar aqui
if taltaltal
{
var a; // É diferente de usar aqui.
taltaltal
tal
}
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