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[RESOLVIDO]Dúvida simples, como criar um sistema limitado de vidas.
3 participantes
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[RESOLVIDO]Dúvida simples, como criar um sistema limitado de vidas.
Hello galera, eu queria fazer assim:
o player começa com 3 vidas, ai no decorrer das fazes ele vai achando mais bonus de vidas, e vai aumentando, ai entao eu queria pra ele nao ultrapassar de 5 vidas, tipo ele tem 5 vidas ai se ele pegar mais um bonus esse bonus so vai desaparecer/destruir, entenderam? vlw!
o player começa com 3 vidas, ai no decorrer das fazes ele vai achando mais bonus de vidas, e vai aumentando, ai entao eu queria pra ele nao ultrapassar de 5 vidas, tipo ele tem 5 vidas ai se ele pegar mais um bonus esse bonus so vai desaparecer/destruir, entenderam? vlw!
Última edição por henriquebr em Qua 08 Ago 2012, 18:20, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]Dúvida simples, como criar um sistema limitado de vidas.
Iniciar Vidas:
Código do objeto bonus:
- Código:
global.vidas = 3;
Código do objeto bonus:
- Código:
if global.vidas < 5{
global.vidas +=1;
}
instance_destroy();
Re: [RESOLVIDO]Dúvida simples, como criar um sistema limitado de vidas.
Vamos lá,
Podemos deixar esse sistema bem personalizavel, para eventuais mudanças é claro. Vamos criar duas variaveis globais, uma para indicar o quanto de vida o jogador tem e outra para indicar o maximo de vidas que o jogador pode ter, então no Create de algum objeto que controle isso você coloca:
Feito isso, quando você for encostar no item para pegar mais vida ele vai verificar se a vida é menor que o maximo de vidas, desse jeito:
Pronto! Caso queira algo "mais" avançado:
Até ai o seu problema está resolvido, mas nos podemos fazer um script para que o player possa receber vida de qualquer maneira (subindo de nivel, pegando item, indo em um lugar secreto, etc...).
Para fazer isso nos vamos criar um script chamado scr_vida_add e adicionar o seguinte código nele:
Com esse script podemos podemos usar o mesmo código a qualquer momento desse jeito:
Também é possível usar o script como condição:
Espero ter ajudado!
Flw!
Podemos deixar esse sistema bem personalizavel, para eventuais mudanças é claro. Vamos criar duas variaveis globais, uma para indicar o quanto de vida o jogador tem e outra para indicar o maximo de vidas que o jogador pode ter, então no Create de algum objeto que controle isso você coloca:
- Código:
global.jogador_vida = 3
global.jogador_vida_maxima = 5
Feito isso, quando você for encostar no item para pegar mais vida ele vai verificar se a vida é menor que o maximo de vidas, desse jeito:
- Código:
if global.jogador_vidas < global.jogador_vida_maxima
{global.jogador_vidas += 1}
Pronto! Caso queira algo "mais" avançado:
Até ai o seu problema está resolvido, mas nos podemos fazer um script para que o player possa receber vida de qualquer maneira (subindo de nivel, pegando item, indo em um lugar secreto, etc...).
Para fazer isso nos vamos criar um script chamado scr_vida_add e adicionar o seguinte código nele:
- Código:
if global.jogador_vidas < global.jogador_vida_maxima
{
global.jogador_vidas += argument0
return true
}
else
{return = false}
Com esse script podemos podemos usar o mesmo código a qualquer momento desse jeito:
- Código:
scr_vida_add(numero_de_vidas_aqui)
Também é possível usar o script como condição:
- Código:
if scr_vida_add(numero_de_vidas_aqui) = true
{
//Ele adicionou mais uma vida ao player!
}
else
{
//Ele não pode adicionar, ou seja, a vida está no maximo!
}
Espero ter ajudado!
Flw!
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Re: [RESOLVIDO]Dúvida simples, como criar um sistema limitado de vidas.
velho, funcionou, vlw a todos, topico trancado por favor!
henriquebr- Games Ranking :
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