Conectar-se
Quem está conectado
22 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://luizgm.blogspot.com/

Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 16:05
Como faço uma hud assim, igual a do Nsmb:

Bem oque eu quero é uma variavel que represente a posição x do meu player na room, daí essa variavel fosse desenhada na room. Não sei se expliquei bem, mas quem ja jogou nsmb sabe oque estou dizendo
avatar
Data de inscrição : 26/02/2011
Número de Mensagens : 107
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 16:31
Não entendi muita coisa, se quer uma resposta boa não se limitite a usuários que "já sabem" do que você está falando. Você quer uma escala de posição, que tem a foto do mário da qual é possivel saber a distância do castelinho?
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://luizgm.blogspot.com/

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 16:35
É assim, eu quero um sistema na hud que calcule a largura da room e outra que mostre a porcentagem do player na room (o quanto % q o player ja percorreu na room), daí representasse num imagem, igual ao exemplo que mostra a cabeça do mario seguindo a linha pontilhada até chegar ao castelinho
avatar
Data de inscrição : 26/02/2011
Número de Mensagens : 107
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 16:48
Geografia dentro do Game Maker: Precisa-se de uma escala.

Vamos pensar: Você tem toda a largura de sua janela para mostrar toda a largura de sua room. Dizemos que sua janela em largura possui 100, e sua room possua 1000. Dividindo janela/room se tem o valor 10. Isso significa que cada ponto x da janela será equivalente a 10x reias.

Agora vejamos a aplicação: Você cria uma linha com a largura da janela, e no meio dela o sprite de seu player. Você usa um sistema em tempo real, que dividira o x real do player por 10 (diferença janela/room) e aplica este valor no x do sprite de seu player seguindo o y da linha.

Este seria o esqueleto do que você quer criar (não vou te dar tudo mastigadinho). Não é muito complicado de entender, mas aparecendo dúvidas é só postar. E surgindo dúvidas no desenvolvimento do script dessa lógica é só falar também.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://luizgm.blogspot.com/

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 17:00
Bem minhas rooms tem uma largura aleatória, mas como ver como exemplo:
Uma room minha tem a largura de 2432, e a view de 304, como faço o cálculo?
Editado:
Fiz 2432/304 e deu 8, então coloco obj_player.x/8?
avatar
Data de inscrição : 26/02/2011
Número de Mensagens : 107
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 17:05
Exato, este é o principio de uma escala. Vale lembrar que no desenvolvimento sempre haverá eventuais necessidades de correções (principalmente se quiser insirar pontos no trajeto, como o castelinho).
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://luizgm.blogspot.com/

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 17:08
Usei isso:
Código:
if instance_exists(obj_luigi){
if room_height=2432{
roomx=obj_luigi.x/8}
if room_height=624{
roomx=obj_luigi.x/2}}
E o icone do player ficou parado, por que?
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 17:14
Suponha que sua room tenha 1000 de largura.
Suponha que sua view tenha 100 de largura.

Se x for 50, a formula é assim:

50/1000 = 0.05
0.05 * 100 = 5

Ou seja, assim como voce esta em 1/20 da room, voce esta em 1/20 na view.

Código:

draw_circle(x*view_width/room_width,y,10)

FLW
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://luizgm.blogspot.com/

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 17:17
fiz assim "calculo=room_width/view_xview" e "roomx=obj_luigi.x/calculo"
mas o icone não acompanha o player
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 17:22
fiz assim "calculo=room_width/view_xview" e "roomx=obj_luigi.x/calculo"
mas o icone não acompanha o player

O certo é:
roomx = x*view_width/room_width

FLW
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://luizgm.blogspot.com/

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 17:28
descobri o problema, é no draw: "view_xview+roomx"
é esse "+" que atrapalha o código todo, daí acompanha só quando ta andando pra direita e não pra esquerda. Tem como substituir isso por outra coisa?
avatar
Data de inscrição : 26/02/2011
Número de Mensagens : 107
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Sab 12 Mar 2011, 17:32
Mas o valor de roomx deveira estar diminuindo quando o obj caminha para a esquerda, ja que é baseado em seu x.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://luizgm.blogspot.com/

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Dom 13 Mar 2011, 08:10
o icone é mais acelerado que o player
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Dom 13 Mar 2011, 10:25
draw_circle(view_xview+(player.x*view_wview/room_width),y, 10)

Coloque isso no draw de um objeto controle.
O objeto controle tem que estar no y que o circulo sera desenhado.
O x nao faz diferenca.

FLW
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Número de Mensagens : 914
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://luizgm.blogspot.com/

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Dom 13 Mar 2011, 10:48
Vlw Pedro!!!
Tópico Resolvido
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

em Dom 13 Mar 2011, 11:26
Topico trancado para evitar posts desnecessarios.

Obs: Se o autor quiser que o topico seja reaberto mande uma MP para um moderador ou admin.

FLW
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum