[Resolvido]Hud do NSMB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Sab 12 Mar 2011, 16:05

Como faço uma hud assim, igual a do Nsmb:

Bem oque eu quero é uma variavel que represente a posição x do meu player na room, daí essa variavel fosse desenhada na room. Não sei se expliquei bem, mas quem ja jogou nsmb sabe oque estou dizendo

Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 914
Idade : 19
Data de inscrição : 08/09/2010
Notas recebidas : D-B-C
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Math Maker em Sab 12 Mar 2011, 16:31

Não entendi muita coisa, se quer uma resposta boa não se limitite a usuários que "já sabem" do que você está falando. Você quer uma escala de posição, que tem a foto do mário da qual é possivel saber a distância do castelinho?

Math Maker

Número de Mensagens : 107
Idade : 21
Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Sab 12 Mar 2011, 16:35

É assim, eu quero um sistema na hud que calcule a largura da room e outra que mostre a porcentagem do player na room (o quanto % q o player ja percorreu na room), daí representasse num imagem, igual ao exemplo que mostra a cabeça do mario seguindo a linha pontilhada até chegar ao castelinho

Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 914
Idade : 19
Data de inscrição : 08/09/2010
Notas recebidas : D-B-C
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Math Maker em Sab 12 Mar 2011, 16:48

Geografia dentro do Game Maker: Precisa-se de uma escala.

Vamos pensar: Você tem toda a largura de sua janela para mostrar toda a largura de sua room. Dizemos que sua janela em largura possui 100, e sua room possua 1000. Dividindo janela/room se tem o valor 10. Isso significa que cada ponto x da janela será equivalente a 10x reias.

Agora vejamos a aplicação: Você cria uma linha com a largura da janela, e no meio dela o sprite de seu player. Você usa um sistema em tempo real, que dividira o x real do player por 10 (diferença janela/room) e aplica este valor no x do sprite de seu player seguindo o y da linha.

Este seria o esqueleto do que você quer criar (não vou te dar tudo mastigadinho). Não é muito complicado de entender, mas aparecendo dúvidas é só postar. E surgindo dúvidas no desenvolvimento do script dessa lógica é só falar também.

Math Maker

Número de Mensagens : 107
Idade : 21
Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Sab 12 Mar 2011, 17:00

Bem minhas rooms tem uma largura aleatória, mas como ver como exemplo:
Uma room minha tem a largura de 2432, e a view de 304, como faço o cálculo?
Editado:
Fiz 2432/304 e deu 8, então coloco obj_player.x/8?

Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 914
Idade : 19
Data de inscrição : 08/09/2010
Notas recebidas : D-B-C
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Math Maker em Sab 12 Mar 2011, 17:05

Exato, este é o principio de uma escala. Vale lembrar que no desenvolvimento sempre haverá eventuais necessidades de correções (principalmente se quiser insirar pontos no trajeto, como o castelinho).

Math Maker

Número de Mensagens : 107
Idade : 21
Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Sab 12 Mar 2011, 17:08

Usei isso:
Código:
if instance_exists(obj_luigi){
if room_height=2432{
roomx=obj_luigi.x/8}
if room_height=624{
roomx=obj_luigi.x/2}}
E o icone do player ficou parado, por que?

Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 914
Idade : 19
Data de inscrição : 08/09/2010
Notas recebidas : D-B-C
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por PedroX em Sab 12 Mar 2011, 17:14

Suponha que sua room tenha 1000 de largura.
Suponha que sua view tenha 100 de largura.

Se x for 50, a formula é assim:

50/1000 = 0.05
0.05 * 100 = 5

Ou seja, assim como voce esta em 1/20 da room, voce esta em 1/20 na view.

Código:

draw_circle(x*view_width/room_width,y,10)

FLW

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Sab 12 Mar 2011, 17:17

fiz assim "calculo=room_width/view_xview" e "roomx=obj_luigi.x/calculo"
mas o icone não acompanha o player

Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 914
Idade : 19
Data de inscrição : 08/09/2010
Notas recebidas : D-B-C
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por PedroX em Sab 12 Mar 2011, 17:22

fiz assim "calculo=room_width/view_xview" e "roomx=obj_luigi.x/calculo"
mas o icone não acompanha o player

O certo é:
roomx = x*view_width/room_width

FLW

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Sab 12 Mar 2011, 17:28

descobri o problema, é no draw: "view_xview+roomx"
é esse "+" que atrapalha o código todo, daí acompanha só quando ta andando pra direita e não pra esquerda. Tem como substituir isso por outra coisa?

Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 914
Idade : 19
Data de inscrição : 08/09/2010
Notas recebidas : D-B-C
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Math Maker em Sab 12 Mar 2011, 17:32

Mas o valor de roomx deveira estar diminuindo quando o obj caminha para a esquerda, ja que é baseado em seu x.

Math Maker

Número de Mensagens : 107
Idade : 21
Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Dom 13 Mar 2011, 08:10

o icone é mais acelerado que o player

Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 914
Idade : 19
Data de inscrição : 08/09/2010
Notas recebidas : D-B-C
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por PedroX em Dom 13 Mar 2011, 10:25

draw_circle(view_xview+(player.x*view_wview/room_width),y, 10)

Coloque isso no draw de um objeto controle.
O objeto controle tem que estar no y que o circulo sera desenhado.
O x nao faz diferenca.

FLW

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Dom 13 Mar 2011, 10:48

Vlw Pedro!!!
Tópico Resolvido

Luiz A. Oliveira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 914
Idade : 19
Data de inscrição : 08/09/2010
Notas recebidas : D-B-C
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://luizgm.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por PedroX em Dom 13 Mar 2011, 11:26

Topico trancado para evitar posts desnecessarios.

Obs: Se o autor quiser que o topico seja reaberto mande uma MP para um moderador ou admin.

FLW

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:52


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum