GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[Resolvido]Hud do NSMB

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 12 Mar 2011, 16:05

Como faço uma hud assim, igual a do Nsmb:
[Resolvido]Hud do NSMB S24083_nds_41
Bem oque eu quero é uma variavel que represente a posição x do meu player na room, daí essa variavel fosse desenhada na room. Não sei se expliquei bem, mas quem ja jogou nsmb sabe oque estou dizendo
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Math Maker Sáb 12 Mar 2011, 16:31

Não entendi muita coisa, se quer uma resposta boa não se limitite a usuários que "já sabem" do que você está falando. Você quer uma escala de posição, que tem a foto do mário da qual é possivel saber a distância do castelinho?
Math Maker
Math Maker

Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 107
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 12 Mar 2011, 16:35

É assim, eu quero um sistema na hud que calcule a largura da room e outra que mostre a porcentagem do player na room (o quanto % q o player ja percorreu na room), daí representasse num imagem, igual ao exemplo que mostra a cabeça do mario seguindo a linha pontilhada até chegar ao castelinho
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Math Maker Sáb 12 Mar 2011, 16:48

Geografia dentro do Game Maker: Precisa-se de uma escala.

Vamos pensar: Você tem toda a largura de sua janela para mostrar toda a largura de sua room. Dizemos que sua janela em largura possui 100, e sua room possua 1000. Dividindo janela/room se tem o valor 10. Isso significa que cada ponto x da janela será equivalente a 10x reias.

Agora vejamos a aplicação: Você cria uma linha com a largura da janela, e no meio dela o sprite de seu player. Você usa um sistema em tempo real, que dividira o x real do player por 10 (diferença janela/room) e aplica este valor no x do sprite de seu player seguindo o y da linha.

Este seria o esqueleto do que você quer criar (não vou te dar tudo mastigadinho). Não é muito complicado de entender, mas aparecendo dúvidas é só postar. E surgindo dúvidas no desenvolvimento do script dessa lógica é só falar também.
Math Maker
Math Maker

Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 107
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 12 Mar 2011, 17:00

Bem minhas rooms tem uma largura aleatória, mas como ver como exemplo:
Uma room minha tem a largura de 2432, e a view de 304, como faço o cálculo?
Editado:
Fiz 2432/304 e deu 8, então coloco obj_player.x/8?
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Math Maker Sáb 12 Mar 2011, 17:05

Exato, este é o principio de uma escala. Vale lembrar que no desenvolvimento sempre haverá eventuais necessidades de correções (principalmente se quiser insirar pontos no trajeto, como o castelinho).
Math Maker
Math Maker

Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 107
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 12 Mar 2011, 17:08

Usei isso:
Código:
if instance_exists(obj_luigi){
if room_height=2432{
roomx=obj_luigi.x/8}
if room_height=624{
roomx=obj_luigi.x/2}}
E o icone do player ficou parado, por que?
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por PedroX Sáb 12 Mar 2011, 17:14

Suponha que sua room tenha 1000 de largura.
Suponha que sua view tenha 100 de largura.

Se x for 50, a formula é assim:

50/1000 = 0.05
0.05 * 100 = 5

Ou seja, assim como voce esta em 1/20 da room, voce esta em 1/20 na view.

Código:

draw_circle(x*view_width/room_width,y,10)

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 12 Mar 2011, 17:17

fiz assim "calculo=room_width/view_xview" e "roomx=obj_luigi.x/calculo"
mas o icone não acompanha o player
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por PedroX Sáb 12 Mar 2011, 17:22

fiz assim "calculo=room_width/view_xview" e "roomx=obj_luigi.x/calculo"
mas o icone não acompanha o player

O certo é:
roomx = x*view_width/room_width

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 12 Mar 2011, 17:28

descobri o problema, é no draw: "view_xview+roomx"
é esse "+" que atrapalha o código todo, daí acompanha só quando ta andando pra direita e não pra esquerda. Tem como substituir isso por outra coisa?
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Math Maker Sáb 12 Mar 2011, 17:32

Mas o valor de roomx deveira estar diminuindo quando o obj caminha para a esquerda, ja que é baseado em seu x.
Math Maker
Math Maker

Data de inscrição : 26/02/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 107
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira Dom 13 Mar 2011, 08:10

o icone é mais acelerado que o player
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por PedroX Dom 13 Mar 2011, 10:25

draw_circle(view_xview+(player.x*view_wview/room_width),y, 10)

Coloque isso no draw de um objeto controle.
O objeto controle tem que estar no y que o circulo sera desenhado.
O x nao faz diferenca.

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Luiz A. Oliveira Dom 13 Mar 2011, 10:48

Vlw Pedro!!!
Tópico Resolvido
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por PedroX Dom 13 Mar 2011, 11:26

Topico trancado para evitar posts desnecessarios.

Obs: Se o autor quiser que o topico seja reaberto mande uma MP para um moderador ou admin.

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Resolvido]Hud do NSMB Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Hud do NSMB Empty Re: [Resolvido]Hud do NSMB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos