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[Resolvido]Hud do NSMB
3 participantes
Página 1 de 1
Hud do NSMB
Como faço uma hud assim, igual a do Nsmb:
Bem oque eu quero é uma variavel que represente a posição x do meu player na room, daí essa variavel fosse desenhada na room. Não sei se expliquei bem, mas quem ja jogou nsmb sabe oque estou dizendo
Bem oque eu quero é uma variavel que represente a posição x do meu player na room, daí essa variavel fosse desenhada na room. Não sei se expliquei bem, mas quem ja jogou nsmb sabe oque estou dizendo
Re: [Resolvido]Hud do NSMB
Não entendi muita coisa, se quer uma resposta boa não se limitite a usuários que "já sabem" do que você está falando. Você quer uma escala de posição, que tem a foto do mário da qual é possivel saber a distância do castelinho?
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Re: [Resolvido]Hud do NSMB
É assim, eu quero um sistema na hud que calcule a largura da room e outra que mostre a porcentagem do player na room (o quanto % q o player ja percorreu na room), daí representasse num imagem, igual ao exemplo que mostra a cabeça do mario seguindo a linha pontilhada até chegar ao castelinho
Re: [Resolvido]Hud do NSMB
Geografia dentro do Game Maker: Precisa-se de uma escala.
Vamos pensar: Você tem toda a largura de sua janela para mostrar toda a largura de sua room. Dizemos que sua janela em largura possui 100, e sua room possua 1000. Dividindo janela/room se tem o valor 10. Isso significa que cada ponto x da janela será equivalente a 10x reias.
Agora vejamos a aplicação: Você cria uma linha com a largura da janela, e no meio dela o sprite de seu player. Você usa um sistema em tempo real, que dividira o x real do player por 10 (diferença janela/room) e aplica este valor no x do sprite de seu player seguindo o y da linha.
Este seria o esqueleto do que você quer criar (não vou te dar tudo mastigadinho). Não é muito complicado de entender, mas aparecendo dúvidas é só postar. E surgindo dúvidas no desenvolvimento do script dessa lógica é só falar também.
Vamos pensar: Você tem toda a largura de sua janela para mostrar toda a largura de sua room. Dizemos que sua janela em largura possui 100, e sua room possua 1000. Dividindo janela/room se tem o valor 10. Isso significa que cada ponto x da janela será equivalente a 10x reias.
Agora vejamos a aplicação: Você cria uma linha com a largura da janela, e no meio dela o sprite de seu player. Você usa um sistema em tempo real, que dividira o x real do player por 10 (diferença janela/room) e aplica este valor no x do sprite de seu player seguindo o y da linha.
Este seria o esqueleto do que você quer criar (não vou te dar tudo mastigadinho). Não é muito complicado de entender, mas aparecendo dúvidas é só postar. E surgindo dúvidas no desenvolvimento do script dessa lógica é só falar também.
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Re: [Resolvido]Hud do NSMB
Bem minhas rooms tem uma largura aleatória, mas como ver como exemplo:
Uma room minha tem a largura de 2432, e a view de 304, como faço o cálculo?
Editado:
Fiz 2432/304 e deu 8, então coloco obj_player.x/8?
Uma room minha tem a largura de 2432, e a view de 304, como faço o cálculo?
Editado:
Fiz 2432/304 e deu 8, então coloco obj_player.x/8?
Re: [Resolvido]Hud do NSMB
Exato, este é o principio de uma escala. Vale lembrar que no desenvolvimento sempre haverá eventuais necessidades de correções (principalmente se quiser insirar pontos no trajeto, como o castelinho).
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Re: [Resolvido]Hud do NSMB
Usei isso:
- Código:
if instance_exists(obj_luigi){
if room_height=2432{
roomx=obj_luigi.x/8}
if room_height=624{
roomx=obj_luigi.x/2}}
Re: [Resolvido]Hud do NSMB
Suponha que sua room tenha 1000 de largura.
Suponha que sua view tenha 100 de largura.
Se x for 50, a formula é assim:
50/1000 = 0.05
0.05 * 100 = 5
Ou seja, assim como voce esta em 1/20 da room, voce esta em 1/20 na view.
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Suponha que sua view tenha 100 de largura.
Se x for 50, a formula é assim:
50/1000 = 0.05
0.05 * 100 = 5
Ou seja, assim como voce esta em 1/20 da room, voce esta em 1/20 na view.
- Código:
draw_circle(x*view_width/room_width,y,10)
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Re: [Resolvido]Hud do NSMB
fiz assim "calculo=room_width/view_xview" e "roomx=obj_luigi.x/calculo"
mas o icone não acompanha o player
mas o icone não acompanha o player
Re: [Resolvido]Hud do NSMB
fiz assim "calculo=room_width/view_xview" e "roomx=obj_luigi.x/calculo"
mas o icone não acompanha o player
O certo é:
roomx = x*view_width/room_width
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Re: [Resolvido]Hud do NSMB
descobri o problema, é no draw: "view_xview+roomx"
é esse "+" que atrapalha o código todo, daí acompanha só quando ta andando pra direita e não pra esquerda. Tem como substituir isso por outra coisa?
é esse "+" que atrapalha o código todo, daí acompanha só quando ta andando pra direita e não pra esquerda. Tem como substituir isso por outra coisa?
Re: [Resolvido]Hud do NSMB
Mas o valor de roomx deveira estar diminuindo quando o obj caminha para a esquerda, ja que é baseado em seu x.
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Re: [Resolvido]Hud do NSMB
Coloque isso no draw de um objeto controle.
O objeto controle tem que estar no y que o circulo sera desenhado.
O x nao faz diferenca.
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Re: [Resolvido]Hud do NSMB
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