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Como fazer instâncias terem "dono"?
3 participantes
Página 1 de 1
Como fazer instâncias terem "dono"?
Olá pessoal!
Cada inimigo do meu jogo, assim como o próprio personagem, será composto de três objetos. Mas estou tendo um problema pra fazer o programa "entender" que cada inimigo é controlado separadamente do outro. O que eu quero dizer é o seguinte: Os inimigos têm um objeto para os pés, um para o corpo e outro para as mãos. O problema é que quando eu coloco algo como obj_corpo.x = obj_pes.x, por exemplo, todas as instâncias de obj_corpo vão pro x de uma única instância do obj_pes. Gostaria de saber como fazer para cada obj_corpo ir pra um obj_pes (por exemplo), ou seja, como controlar as instâncias separadamente.
Valeu desde já!
Cada inimigo do meu jogo, assim como o próprio personagem, será composto de três objetos. Mas estou tendo um problema pra fazer o programa "entender" que cada inimigo é controlado separadamente do outro. O que eu quero dizer é o seguinte: Os inimigos têm um objeto para os pés, um para o corpo e outro para as mãos. O problema é que quando eu coloco algo como obj_corpo.x = obj_pes.x, por exemplo, todas as instâncias de obj_corpo vão pro x de uma única instância do obj_pes. Gostaria de saber como fazer para cada obj_corpo ir pra um obj_pes (por exemplo), ou seja, como controlar as instâncias separadamente.
Valeu desde já!
Re: Como fazer instâncias terem "dono"?
Faça um obj_inimigo e coloque no Create:
Espero ter ajudado!
- Código:
pe=instance_create(x,y,obj_pe)
corpo=instance_create(x,y,obj_corpo)
mao=instance_create(x,y,obj_mao)
- Código:
pe.x=x;
pe.y=y;
corpo.x=x;
corpo.y=y;
mao.x=x;
mao.y=y;
Espero ter ajudado!
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Re: Como fazer instâncias terem "dono"?
Amigao, basta criar uma variavel nas nos objetos que serão "filhos". Veja:
No Objeto pai:
Evento CREATE do objBoneco (pai)
No Objeto pai:
Evento CREATE do objBoneco (pai)
- Código:
in = instance_create(x, y, obj_pe);
in.pai = id;
in = instance_create(x, y, obj_arma);
in.pai = id;
in = instance_create(x, y, obj_chapeu);
in.pai = id;
- Código:
pai = noone; // nao tem pai ainda
- Código:
var desloc_x, desloc_y;
desloc_x = 0;
desloc_y = 30;
if (pai != noone)
{
draw_sprite(sprite_index, image_index, pai.x + desloc_x, pai.y + desloc_y);
}
Re: Como fazer instâncias terem "dono"?
Bom, na verdade a dúvida tinha sido não em relação ao movimento exatamente, mas ao controle de instâncias individuais. De qualquer maneira, consegui descobrir como fazer isso a partir das respostas.
Valeu mesmo!
Valeu mesmo!
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