Conectar-se
Quem está conectado
35 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 35 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 29/05/2009
Número de Mensagens : 20
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.ceticismando.co.cc (Nada lá ainda)

Como fazer instâncias terem "dono"?

em Ter 08 Mar 2011, 21:10
Olá pessoal!
Cada inimigo do meu jogo, assim como o próprio personagem, será composto de três objetos. Mas estou tendo um problema pra fazer o programa "entender" que cada inimigo é controlado separadamente do outro. O que eu quero dizer é o seguinte: Os inimigos têm um objeto para os pés, um para o corpo e outro para as mãos. O problema é que quando eu coloco algo como obj_corpo.x = obj_pes.x, por exemplo, todas as instâncias de obj_corpo vão pro x de uma única instância do obj_pes. Gostaria de saber como fazer para cada obj_corpo ir pra um obj_pes (por exemplo), ou seja, como controlar as instâncias separadamente.

Valeu desde já!
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Número de Mensagens : 619
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 20

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer instâncias terem "dono"?

em Ter 08 Mar 2011, 21:15
Faça um obj_inimigo e coloque no Create:
Código:
pe=instance_create(x,y,obj_pe)
corpo=instance_create(x,y,obj_corpo)
mao=instance_create(x,y,obj_mao)
No Step coloque:
Código:
pe.x=x;
pe.y=y;
corpo.x=x;
corpo.y=y;
mao.x=x;
mao.y=y;
Depois é só alterar as posições em relação ao obj_inimigo

Espero ter ajudado!
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Número de Mensagens : 2490
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 1 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://xcreatorgames.weebly.com/

Re: Como fazer instâncias terem "dono"?

em Ter 08 Mar 2011, 21:51
Amigao, basta criar uma variavel nas nos objetos que serão "filhos". Veja:
No Objeto pai:
Evento CREATE do objBoneco (pai)
Código:

in = instance_create(x, y, obj_pe);
in.pai = id;

in = instance_create(x, y, obj_arma);
in.pai = id;


in = instance_create(x, y, obj_chapeu);
in.pai = id;
Agora no evento CREATE dos objetos filhos:
Código:

pai = noone; // nao tem pai ainda
Evento DRAW dos Filhos:
Código:

var desloc_x, desloc_y;
desloc_x = 0;
desloc_y = 30;
if (pai != noone)
{
  draw_sprite(sprite_index, image_index, pai.x + desloc_x, pai.y + desloc_y);
}
Basicamente é isso, basta mudar os deslocamentos nos filhos.
avatar
Data de inscrição : 29/05/2009
Número de Mensagens : 20
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.ceticismando.co.cc (Nada lá ainda)

Re: Como fazer instâncias terem "dono"?

em Sex 11 Mar 2011, 11:06
Bom, na verdade a dúvida tinha sido não em relação ao movimento exatamente, mas ao controle de instâncias individuais. De qualquer maneira, consegui descobrir como fazer isso a partir das respostas.

Valeu mesmo!
Conteúdo patrocinado

Re: Como fazer instâncias terem "dono"?

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum