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Mensagem por dlbr Seg 28 Fev 2011, 16:54

Olá pessoas Smile

Bem meu nome é Daniel podem me chamar pelo nick > dlbr

Não é a primeira vez que venho matar minha curiosidade no GMB entretanto desta vez resolvi me inscrever no forum.
Meu problema inicial é localizar os assuntos que me interessão...

Eu ja tentei procurar mas devido ao grande numero de postagens e tudo mais não encontrei e acredito que não encontrarei tão facilmente oque procuro,então resolvi fazer este topico para ver se concigo alguma ajuda.

Estou procurando tutoriais que me ajudem a resolver as seguintes questões e caso vc que está lendo isto saiba onde se contra me indique por favor!

Resumindo se responderem aki mesmo Bom se me indicarem onde está o topico relativo a isso melhor pois posso ver as discuções e resultados ou erros possiveis apartir das respostas aos mesmos!

1° Tenho um sprite de um char e todos os seus movimentos(grudados uns aos outros) (nosrte,sul,leste,oeste e passos) não tão complicado quanto possa estar aparecendo é bem simples.
Oque eu gostaria é de saber como faço para que o meu char ao se mover na tela assuma todas as posições de acordo com o comando do jogador exemplo: se o jogador movelo a direita ele se vira pra direita,se o jogador movelo a esquerda ele se vira pra esquerda,e ao se movimentar apresente os movimentos semelhantes a passos(lembro q tenho tal sprite entretanto todos "grudados" um ao outro e não sei como usar...)

2°Como fazer um fundo de tela ficar em movimento e ou acompanhar o player?

3° Como fazer ou limitar o char e ou os monstros para não sairem do limite da tela "[<>]"

4° Como criar fases para meu game e como é definido quando o player irá passar a proxima fase?

5°Como fazer uma roon com fundo duplo;

Um fundo fixo e ou movel,e outro fundo sobre este mesmo que poderia ser conciderada tela de ação(onde o player irá se mover...?


A se quiserem me add pra me ajudar com minhas duvidas e me ajudarem a me tornar um craque em GM tá ai o MSN>daoniel_lima@hotmail.com (indentifiquem se como sendo do GMB)

Email > dlbr1983@gmail.com


Grato bjunda pro6



ATENÇÃO:

Pessoal pesso desculpas se postei em local errado e até memso por minhas perguntas eu sei que "talvez" exista respostas a tudo que perguntei aqui no forum,mas como disse no começo o forum ainda é muito confuso pra mim e eu perderia um tempo valiso a ler tudo atras oque preciso :/


Entre a repsosta direta e o link ou nome do topico em que possa estar encontrado oque quero eu prefiro o link ou o nome do topico pois assim será melhor pq posso ver as respostas e discuções sobre o assunto.


Bem mais uma vez desculpe se estou errando,prometo q isso so vai se repetir se nescessario ;) huehuehuehuehuehue
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Mensagem por Math Maker Seg 28 Fev 2011, 17:00

2ª questão: https://gmbr.forumeiros.com/t5604-aula-13-introducao-a-jogos-views?highlight=views

4ª questão: Para ter várias fases em seu jogo, você deve criar várias rooms. Após isso, insira o código: room_goto_next(). Com esse código o jogo passa para o room seguinte. Você pode usá-lo para após de coletar todos os itens, matar o boss, alcançar certa pontuação, etc.

Vejo se encontro as da outras e edito, na primeira questão você tem um sprite com todas as animações de um char de todas as direções? Se sim, qual a ordem de movimento e quanto frames tem cada um. Com isso posso te desenvolver um script.
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Mensagem por saim Seg 28 Fev 2011, 17:18

1ª questão: recomendo separar o sprite em vários outros sprites, um para cada animação. Se você tiver algum bom motivo pra não fazer isso, faz o seguinte: checa o image_index. Estando fora dos limites que você precisa, força pra ficar nos limites. É mais fácil explicar com códigos, você conhece GML?
Código:
if andando_pra_cima_e_direita{        //se está numa situação que precisa de determinada animação
 if image_index<30 or image_index>40{ //se o image_index não está entre 30 e 40 (pode ser outros valores, é só um exemplo)
  image_index=30                      //força a barra pra imagem entrar no lugar
  }
 }
claro que o código pode ser muito melhorado, mas a idéia é essa.
3ª questão
4ª questão: infinitas possibilidade, mas o mais usual é criar uma room pra cada fase. O que faz passar de uma room pra outra são os comandos "room_goto..." (tem uma família inteira de comandos desse tipo, o manual pode te ajudar a decifrar cada um deles). Agora, se você pergunta QUANDO usar o comando, aí eu te devolvo a pergunta. Quando um número de pontos for atingido ou quando todos os inimigos forem destruídos ou quando o personagem sobreviver durante certo tempo ou quando uma porta dourada for aberta ou...
Cada evento desses tem um jeito certo de ser checado. Se você definir qual é o evento, fica mais fácil definir quando mudar de fase e até pra QUAL fase mudar.


Última edição por saim em Seg 28 Fev 2011, 17:37, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Acréscimo de informações)
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