Como fazer o personagem manter o voo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como fazer o personagem manter o voo?

Mensagem por rokizua em Seg 14 Fev 2011, 22:31

Bom, gostaria de pedir a ajuda de vocês, é o seguinte:

Gostaria de ajuda sobre como eu apertar uma tecla o personagem voe e mantenha o vôo em uma determinada altura, de acordo com a distância do chão. Tem como?

rokizua

Número de Mensagens : 5
Idade : 22
Data de inscrição : 25/07/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer o personagem manter o voo?

Mensagem por KevinBandicoot em Seg 14 Fev 2011, 23:04

Não entendi muito bem, mas tenta fazer algo com gravidade
Por exemplo:
Você pressiona o botão de voo, o personagem voa enquanto o botão estiver segurado, senão ele cai aos poucos

usa:
Código:
gravity=numero que você quiser
*Ja dei a dica, agora o resto é com vocêHappy

KevinBandicoot

Número de Mensagens : 186
Idade : 22
Data de inscrição : 18/12/2010
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://kevinhpsantos.deviantart.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer o personagem manter o voo?

Mensagem por Markituh em Seg 14 Fev 2011, 23:14

TUDO tem como, só é saber como fazer. Exceto limitar caracteres em um get_string. Depois de passar um tempo na GMC, aprendi certos conteúdos, e creio que este seja um deles.

Um passo bem simples, variáveis. Esta verificará se você está no ar, ou não. Depois de declarar a variável, coisa que deves saber aonde, defina a variável como true na tecla que apertar. Já que é enquanto estiver pressionada, vamos colocar o evento Keyboard. Então, neste evento, definimos a nossa variável como true, a chamarei de 'voando'.
GML:
Código:
voando = true // Ou 1, como preferir.
Drag and Drop:
Aba Control, bloco Set Variable. Parâmetro variable igual a "voando"(sem aspas), parâmetro value igual a true(ou 1, como preferir)
Então, adicione um evento Key Release da tecla, e neste repita o processo acima, só que colocando a variável como false(ou 0, como preferir). Então, adicionamos um evento Step, agora que vai começar a festa! Crie uma condição, se voando for igual a true, define a vspeed; caso contrário, zera esta.
GML:
Código:
if voando = true // Se for igual a true, ou 1...
{
vspeed=12 // Velocidade vertical. Defina 12 com a altura que quiseres
}
else // Caso contrário
{
vspeed = 0 // Zera.
}
Drag and Drop:
Adicione um bloco Test Variable:
Parâmetro variable: voando
Parâmetro value: 1
Adicione um Start of a Block.
Sem parâmetros a definir
Adicione um Set Vertical Speed:
Parâmetro vert. speed: 12 (Ou o valor que quiseres para a altura
Adicione um End of a Block.
Sem parâmetros a definir
Adicione um Else.
Sem parâmetros a definir
Adicione um Start of a Block.
Sem parâmetros a definir
Adicione um Set Vertical Speed:
Parâmetro vert. speed: 0
Adicione um End of a Block.
Sem parâmetros a definir
Pronto, desta forma farás o que tu queres. Caso não tiver dado certo, avise e dica o que aconteceu. Podes ver que o GML simplifica em pequenas linhas o que se faz com muitos blocos, mas não tenha pressa, comece pelo D&D.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer o personagem manter o voo?

Mensagem por rokizua em Ter 15 Fev 2011, 09:33

Markituh muito obrigado pela explicação, você detalhou bem e de uma forma que eu aprendi bem rapidinho.. valew

rokizua

Número de Mensagens : 5
Idade : 22
Data de inscrição : 25/07/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer o personagem manter o voo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:02


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum