Entrar
Últimos assuntos
» Procuro Programador de game makerpor Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
+4
PedroX
GuilhermeCDP
Super Games
vinians
8 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
Nome | Caixa de Texto avançada |
Plataforma | Game Maker 6 e 8 |
Descricao | Aprenda a criar uma caixa de texto personalizável com vários recursos. |
Nivel | Médio |
Uma caixa de texto interessante
Ola amigos, como vão todos?
Hoje vamos aprender sobre caixas de texto. Caixas de texto, como diz o próprio nome, são locais onde podemos digitar algum texto. O GM não tem nativamente em sua engine um sistema bom de caixa de texto como outras linguagens como C# ou Delphi, mas isso não quer dizer que não podemos criar a nossa própria caixa não é mesmo?
Nesse tutorial, vamos criar uma caixa de texto que tem as seguintes capacidades:
-Pode limitar o que será digitado pelo jogador, por exemplo, somente letras
-Pode limitar a quantidade de caracteres digitados
-Possui seu póprio cursor
-Permite utilizar as teclas de edição padrão do windows como HOME, END, Setas, Delete etc
-Pode emitir sons ao digitar (opcional)
Veja as uma imagem da nossa "Caixa" funcionando:
Ficou até legal não é mesmo?
Vamos criar um objeto para representar nossa caixa.
O objeto se chamará obEditBox e nele teremos os Eventos que vão responder ao pressionamento de cada tecla e fazer alguma coisa a respeito. Nossa caixa terá as seguintes "propriedades":
p_caption | O texto a ser exibido ao usuário pra ele saber o que digitar. |
p_text | Aqui será armazenado o que for digitado |
p_width | Tamanho do "desenho" da caixa em caracteres |
p_max_length | Maximo de caracteres aceitos |
Agora que já sabemos quais propriedades vamos utilizar vamos ver a implementação deste pequeno objeto.
Evento CREATE:
- Código:
if (!variable_local_exists("p_caption")) p_caption = "Digite seu apelido";
if (!variable_local_exists("p_text")) p_text = ""
if (!variable_local_exists("p_width")) p_width = 40;
if (!variable_global_exists("p_max_length")) p_max_length = 10;
pos = 1;
image_speed = 0.1;
Agora vamos desenhar a nossa caixa de texto:
Evento DRAW
- Código:
var ll,ss;
brush_color = c_black; //Cor de fundo
brush_style = bs_hollow; //Retangulos não sólidos (outline)
pen_color = c_black; //Cor da linha
font_color = c_red; //Cor da fonta
font_name = "courier new" //Qual fonte?
font_size = 12; //Tamanho da fonte
font_style = fs_bold; //Estilo da fonte
ss = string_repeat("VIN", p_width div 3);
ll = string_width(ss);
//Desenha o texto atual
draw_text(x, y, p_text);
//Faz um quadro em volta do mesmo
draw_rectangle(x - 5, y - 5, x + ll, y + string_height(ss));
//Desenha a mensagem para o usuário
font_color = c_black;
draw_text(x - 5, y - string_height(p_caption) - 5, p_caption);
//Desenha o cursor
draw_sprite(spCursor, -1, x + ((pos - 1) * string_width("A")), y - 1);
//Algumas informações para o usuário
draw_text(x - 5, y + string_height(p_caption) + 5, 'Texto máximo de ' + string(p_max_length) + ' caracteres');
Evento DRAW - GM 8
- Código:
var ll,ss;
draw_set_font(fntTexto);
ss = string_repeat("VIN", p_width div 3);
ll = string_width(ss);
//Desenha o texto atual
draw_text(x, y, p_text);
//Faz um quadro em volta do mesmo
draw_rectangle(x - 5, y - 5, x + ll, y + string_height(ss), true);
//Desenha a mensagem para o usuário
draw_text(x - 5, y - string_height(p_caption) - 5, p_caption);
//Desenha o cursor
draw_sprite(spCursor, -1, x + ((pos - 1) * string_width("A")), y - 1);
//Algumas informações para o usuário
draw_text(x - 5, y + string_height(p_caption) + 5, 'Texto máximo de ' + string(p_max_length) + ' caracteres');
Observe que o código está totalmente comentado, assim você não terá nenhuma dificuldade em entender.
Agora para que a nossa Caixa de Texto funcione precisamos interceptar cada Tecla que o usuário digitar, para isso usamos o
Evento PRESS
- Código:
//Se for pressionado BACKSPACE "comemos" o último caracter.
if (keyboard_key == vk_backspace)
{
if (string_length(p_text) > 0)
{
sound_play(sndKeyPress);
pos -= 1;
if (pos > string_length(p_text))
{
p_text = string_copy(p_text, 1, string_length(p_text) - 1);
} else
{
p_text = string_delete(p_text, pos, 1);
}
}
} else
//Se pressionarmos DELETE "comemos" o caracter sob o cursor
if (keyboard_key == vk_delete)
{
if (string_length(p_text) > 0)
{
if (pos <= string_length(p_text))
{
p_text = string_delete(p_text, pos, 1);
}
}
} else
//Se pressionarmos ENTER finaliza e chama um script para fazer algo com o texto
if (keyboard_key == vk_enter)
{
sound_play(sndEnter);
scriptFazAlgo(p_text);
pos = 1;
p_text = "";
} else
//Se pressionarmos SETA ESQUERDA movemos o cursor para ESQUERDA
if (keyboard_key == vk_left)
{
if (pos > 1) pos -= 1;
sound_play(sndKeyPress);
} else
//Se pressionarmos SETA DIREITRA movemos o cursor para DIREITA
if (keyboard_key == vk_right)
{
if (pos <= string_length(p_text))
pos += 1;
sound_play(sndKeyPress);
} else
//Se pressionarmos HOME movemos o cursor para o PRIMEIRO caracter
if (keyboard_key == vk_home)
{
pos = 1;
} else
//Se pressionarmos END movemos o cursor para o ÚLTIMO caracter
if (keyboard_key == vk_end)
{
pos = string_length(p_text) + 1;
}
//Caso não seja nenhuma tecla especial, inserimos o texto
else
{
//Inserir somente se o máximo não foi atingido
if (string_length(p_text) == p_max_length)
{
keyboard_lastchar = 0;
} else
{
if (scriptIsLetter(keyboard_lastchar))
{
sound_play(sndKeyPress);
if (pos > string_length(p_text))
{
p_text = p_text + keyboard_lastchar;
} else
{
p_text = string_insert(keyboard_lastchar, p_text, pos);
}
keyboard_lastchar = 0;
pos += 1;
}
}
}
//Limpa o buffer
keyboard_clear(keyboard_lastkey);
DRAW, CREATE e PRESS
Quando o usuário pressionar "qualquer" tecla o evento PRESS "Any Key" é chamado e nosso código é executado. A maioria das teclas de controle são para controlar o cursos pois as ações na caixa de texto acontecem na posição do mesmo.
Ainda não acabou, precisamos de 2 pequenos Scripts para completar nossa Caixa que são:
scriptIsAlphabetic
var _c;
_c = ord(argument0);
if (_c >= 65 and _c <= 90) or (_c >=97 and _c <= 122) or (_c == 32)
return true
else
return false;
Este script apenas verifica se o usuário digitou apenas uma letra, pois caso contrário ignora a tecla. Se você quiser aceitar qualquer coisa (letras, números etc) apenas coloque TRUE no "else" do script ou não o chame no objeto da caixa de texto.
scriptFazAlgo
Este script é apenas para ilustrar o uso da caixa de texto. Aqui você colocaria o que você deseja fazer com o texto digitado.
Precisamos também de mais 3 recursos:
spCursor
Sprite do cursor 8 x 16. Você pode criar uma caixinha oca de 8 x 16 no próprio editor do GM.
sndKeyPress
Apenas o som de pressionamento da tecla, isso é opcional e você pode excluir do código se quiser.
sndKeyEnter
Também opcional, som ao se pressionar ENTER.
fntTexto-GM 8
Caso estiver usando o GM 8 crie ume fonte Courier New 12. Marque "all" caracteres.
É isso pessoal, terminamos por aqui. Espero que seja útil para alguém. Esse script eu utilizo em um jogo que estou fazendo e achei que poderia ajudar alguém do fórum. Se você não quiser digitar os scripts aqui tem o
Download GM 6
Download GM 8
Caso tenham dúvidas, perguntem no tópico.
Até a próxima!
Última edição por vinians em Dom 16 Set 2012, 04:12, editado 7 vez(es)
Mauboru gosta desta mensagem
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
Amigão, esse tutorial é para o GM 6, não funciona no GM 8.Super Games escreveu:Deu erro:
(Editado)
Agora funciona no GM 8 também, basta trocar o evento DRAW, e coloquei um link para versão do GM8.
Flws!
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
Amigo, gostei do seu tutorial, eu uso o GM8, e esta dando este erro!
FATAL ERROR in
action number 1
of Key Press Event for Key
for object object0:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 69:
if (scriptIsLetter(keyboard_lastchar))
^
at position 14: Unknown function or script: scriptIsLetter
FATAL ERROR in
action number 1
of Key Press Event for
for object object0:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 69:
if (scriptIsLetter(keyboard_lastchar))
^
at position 14: Unknown function or script: scriptIsLetter
GuilhermeCDP- Data de inscrição : 23/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 5
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
É porque o script não existe. Baixe o exemplo (se não baixou ainda), que provavelmente está com o script. Caso contrário, peça ao Vinians para fornecer esse script.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
Cara, muito boa essa engine, mas achei um bug aqui. Quando você digita uma letra e aperta as setas para baixo ou para cima, a letra é repetida. Você sabe como consertar isso?
André A.- Data de inscrição : 20/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 26
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
Queria muito usar ele no GMS, mas quando cheguei na linha baixo
Descobri que a função variable_local_exists não existe, você sabe como posso substituir ela por outra função ou adaptar a existente?
- Código:
if (!variable_local_exists("p_caption")) p_caption = "Digite seu apelido";
Descobri que a função variable_local_exists não existe, você sabe como posso substituir ela por outra função ou adaptar a existente?
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
DonutScore escreveu:E eu queria saber como aumentar a quantidade de letras permitidas
Só modificar a variável p_max_length. Mas aí você vai ter que fazer algumas alterações no tamanho da caixa de texto também. Tá tudo no evento Create, é só dar uma olhada.
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
Essa ai eu consegui resolver, você poderia dar uma olha no edit que eu dei na postagem acima Kaleb? Por favor
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
É só remover o if (!variable_local_exists("variavel")), deixando só a variável (ex: variavel = valor).
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
Gostei muito.
Wendryos- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 21/04/2014
Reputação : 12
Número de Mensagens : 194
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
Tópicos semelhantes
» [Tutorial] Caixa de texto com barra de rolagem, sem dll
» Caixa de texto com texto ajustavel
» Caixa de texto do tamanho do texto
» [TUTORIAL] Photoshop- Criando efeitos de texto- 3º) Efeito texto de água
» caixa de texto
» Caixa de texto com texto ajustavel
» Caixa de texto do tamanho do texto
» [TUTORIAL] Photoshop- Criando efeitos de texto- 3º) Efeito texto de água
» caixa de texto
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos