GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

+4
PedroX
GuilhermeCDP
Super Games
vinians
8 participantes

Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por vinians Seg 10 Jan 2011, 10:30

Nome Caixa de Texto avançada
Plataforma Game Maker 6 e 8
Descricao Aprenda a criar uma caixa de texto personalizável com vários recursos.
NivelMédio
Tag: XTUTORIAL
Uma caixa de texto interessante
Ola amigos, como vão todos?
Hoje vamos aprender sobre caixas de texto. Caixas de texto, como diz o próprio nome, são locais onde podemos digitar algum texto. O GM não tem nativamente em sua engine um sistema bom de caixa de texto como outras linguagens como C# ou Delphi, mas isso não quer dizer que não podemos criar a nossa própria caixa não é mesmo?

Nesse tutorial, vamos criar uma caixa de texto que tem as seguintes capacidades:
-Pode limitar o que será digitado pelo jogador, por exemplo, somente letras
-Pode limitar a quantidade de caracteres digitados
-Possui seu póprio cursor
-Permite utilizar as teclas de edição padrão do windows como HOME, END, Setas, Delete etc

-Pode emitir sons ao digitar (opcional)

Veja as uma imagem da nossa "Caixa" funcionando:
[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Exemplo-CaixadeTexto
Ficou até legal não é mesmo?
Vamos criar um objeto para representar nossa caixa.
O objeto se chamará obEditBox e nele teremos os Eventos que vão responder ao pressionamento de cada tecla e fazer alguma coisa a respeito. Nossa caixa terá as seguintes "propriedades":

p_caption O texto a ser exibido ao usuário pra ele saber o que digitar.
p_textAqui será armazenado o que for digitado
p_widthTamanho do "desenho" da caixa em caracteres
p_max_lengthMaximo de caracteres aceitos

Agora que já sabemos quais propriedades vamos utilizar vamos ver a implementação deste pequeno objeto.
Evento CREATE:
Código:

if (!variable_local_exists("p_caption"))    p_caption  = "Digite seu apelido";
if (!variable_local_exists("p_text"))      p_text      = ""
if (!variable_local_exists("p_width"))      p_width    = 40;
if (!variable_global_exists("p_max_length"))  p_max_length  = 10;

pos = 1;
image_speed = 0.1;
Esse é nosso evento Create. Veja que foi usando !variable_local_exists("p_caption") para todas as variáveis, isso garante os valores default ao mesmo tempo que preserva algum valor atribuido previamente por nós, pois a caixa é "customizável".

Agora vamos desenhar a nossa caixa de texto:
Evento DRAW
Código:

var ll,ss;
brush_color = c_black;  //Cor de fundo
brush_style = bs_hollow; //Retangulos não sólidos (outline)
pen_color  = c_black;  //Cor da linha
font_color  = c_red;    //Cor da fonta
font_name  = "courier new" //Qual fonte?
font_size  = 12;          //Tamanho da fonte
font_style  = fs_bold;      //Estilo da fonte
ss          = string_repeat("VIN", p_width div 3);
ll          = string_width(ss);
//Desenha o texto atual
draw_text(x, y, p_text);
//Faz um quadro em volta do mesmo
draw_rectangle(x - 5, y - 5, x + ll, y + string_height(ss));
//Desenha a mensagem para o usuário
font_color  = c_black;
draw_text(x - 5, y - string_height(p_caption) - 5, p_caption);
//Desenha o cursor
draw_sprite(spCursor, -1, x + ((pos - 1) * string_width("A")), y - 1);
//Algumas informações para o usuário
draw_text(x - 5, y + string_height(p_caption) + 5, 'Texto máximo de ' + string(p_max_length) + ' caracteres');

Evento DRAW - GM 8
Código:

var ll,ss;
draw_set_font(fntTexto);
ss          = string_repeat("VIN", p_width div 3);
ll          = string_width(ss);
//Desenha o texto atual
draw_text(x, y, p_text);
//Faz um quadro em volta do mesmo
draw_rectangle(x - 5, y - 5, x + ll, y + string_height(ss), true);
//Desenha a mensagem para o usuário
draw_text(x - 5, y - string_height(p_caption) - 5, p_caption);
//Desenha o cursor
draw_sprite(spCursor, -1, x + ((pos - 1) * string_width("A")), y - 1);
//Algumas informações para o usuário
draw_text(x - 5, y + string_height(p_caption) + 5, 'Texto máximo de ' + string(p_max_length) + ' caracteres');


Observe que o código está totalmente comentado, assim você não terá nenhuma dificuldade em entender.

Agora para que a nossa Caixa de Texto funcione precisamos interceptar cada Tecla que o usuário digitar, para isso usamos o
Evento PRESS
Código:

//Se for pressionado BACKSPACE "comemos" o último caracter.
if (keyboard_key == vk_backspace)
{
    if (string_length(p_text) > 0)
    {
            sound_play(sndKeyPress);
        pos -= 1;
        if (pos > string_length(p_text))
        {
            p_text = string_copy(p_text, 1, string_length(p_text) - 1);
        } else
        {
            p_text = string_delete(p_text, pos, 1);                     
        }
    }
} else
//Se pressionarmos DELETE "comemos" o caracter sob o cursor
if (keyboard_key == vk_delete)
{
    if (string_length(p_text) > 0)
    {
        if (pos <= string_length(p_text))
        {
            p_text = string_delete(p_text, pos, 1);                     
        }
    }
} else
//Se pressionarmos ENTER finaliza e chama um script para fazer algo com o texto
if (keyboard_key == vk_enter)
{
    sound_play(sndEnter);
    scriptFazAlgo(p_text);
    pos    = 1;
    p_text = "";
} else
//Se pressionarmos SETA ESQUERDA movemos o cursor para ESQUERDA
if (keyboard_key == vk_left)
{
  if (pos > 1) pos -= 1;
  sound_play(sndKeyPress);
} else
//Se pressionarmos SETA DIREITRA movemos o cursor para DIREITA
if (keyboard_key == vk_right)
{
  if (pos <= string_length(p_text))
      pos += 1;
  sound_play(sndKeyPress);

} else
//Se pressionarmos HOME movemos o cursor para o PRIMEIRO caracter
if (keyboard_key == vk_home)
{
    pos = 1;
} else
//Se pressionarmos END movemos o cursor para o ÚLTIMO caracter
if (keyboard_key == vk_end)
{
    pos = string_length(p_text) + 1;
}
//Caso não seja nenhuma tecla especial, inserimos o texto
else
{
    //Inserir somente se o máximo não foi atingido
    if (string_length(p_text) == p_max_length)
    {
        keyboard_lastchar = 0;
    } else
    {
        if (scriptIsLetter(keyboard_lastchar))
        {
            sound_play(sndKeyPress);
            if (pos > string_length(p_text))
            {
              p_text = p_text + keyboard_lastchar;
            } else
            {
              p_text = string_insert(keyboard_lastchar, p_text, pos);   
            }
            keyboard_lastchar = 0;
            pos += 1;
        }
  }
}
//Limpa o buffer
keyboard_clear(keyboard_lastkey);
Como você pode observar, interceptamos apenas 3 eventos:
DRAW, CREATE e PRESS
Quando o usuário pressionar "qualquer" tecla o evento PRESS "Any Key" é chamado e nosso código é executado. A maioria das teclas de controle são para controlar o cursos pois as ações na caixa de texto acontecem na posição do mesmo.

Ainda não acabou, precisamos de 2 pequenos Scripts para completar nossa Caixa que são:
scriptIsAlphabetic

var _c;
_c = ord(argument0);
if (_c >= 65 and _c <= 90) or (_c >=97 and _c <= 122) or (_c == 32)
return true
else
return false;

Este script apenas verifica se o usuário digitou apenas uma letra, pois caso contrário ignora a tecla. Se você quiser aceitar qualquer coisa (letras, números etc) apenas coloque TRUE no "else" do script ou não o chame no objeto da caixa de texto.

scriptFazAlgo
Este script é apenas para ilustrar o uso da caixa de texto. Aqui você colocaria o que você deseja fazer com o texto digitado.

Precisamos também de mais 3 recursos:
spCursor
Sprite do cursor 8 x 16. Você pode criar uma caixinha oca de 8 x 16 no próprio editor do GM.

sndKeyPress
Apenas o som de pressionamento da tecla, isso é opcional e você pode excluir do código se quiser.
sndKeyEnter
Também opcional, som ao se pressionar ENTER.

fntTexto-GM 8
Caso estiver usando o GM 8 crie ume fonte Courier New 12. Marque "all" caracteres.

É isso pessoal, terminamos por aqui. Espero que seja útil para alguém. Esse script eu utilizo em um jogo que estou fazendo e achei que poderia ajudar alguém do fórum. Se você não quiser digitar os scripts aqui tem o
Download GM 6
Download GM 8
Caso tenham dúvidas, perguntem no tópico.
Até a próxima!


Última edição por vinians em Dom 16 Set 2012, 04:12, editado 7 vez(es)
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Mauboru gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por Super Games Seg 10 Jan 2011, 10:49

Deu erro:

Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por vinians Seg 10 Jan 2011, 10:55

Super Games escreveu:Deu erro:

Amigão, esse tutorial é para o GM 6, não funciona no GM 8.
(Editado)
Agora funciona no GM 8 também, basta trocar o evento DRAW, e coloquei um link para versão do GM8.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por GuilhermeCDP Dom 04 Nov 2012, 12:02

Amigo, gostei do seu tutorial, eu uso o GM8, e esta dando este erro!

FATAL ERROR in
action number 1
of Key Press Event for Key
for object object0:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 69:
if (scriptIsLetter(keyboard_lastchar))
^
at position 14: Unknown function or script: scriptIsLetter
GuilhermeCDP
GuilhermeCDP

Data de inscrição : 23/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 5
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por PedroX Dom 04 Nov 2012, 12:32

É porque o script não existe. Baixe o exemplo (se não baixou ainda), que provavelmente está com o script. Caso contrário, peça ao Vinians para fornecer esse script.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por André A. Dom 01 Dez 2013, 17:59

Cara, muito boa essa engine, mas achei um bug aqui. Quando você digita uma letra e aperta as setas para baixo ou para cima, a letra é repetida. Você sabe como consertar isso?
André A.
André A.

Data de inscrição : 20/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 26
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por DonutScore Qui 01 maio 2014, 10:16

Queria muito usar ele no GMS, mas quando cheguei na linha baixo

Código:
if (!variable_local_exists("p_caption"))    p_caption  = "Digite seu apelido";

Descobri que a função variable_local_exists não existe, você sabe como posso substituir ela por outra função ou adaptar a existente?
DonutScore
DonutScore

Data de inscrição : 18/12/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 177
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://donutscore.com

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por Mr. Kaleb Qui 01 maio 2014, 12:10

DonutScore escreveu:E eu queria saber como aumentar a quantidade de letras permitidas


Só modificar a variável p_max_length. Mas aí você vai ter que fazer algumas alterações no tamanho da caixa de texto também. Tá tudo no evento Create, é só dar uma olhada.
Mr. Kaleb
Mr. Kaleb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por DonutScore Qui 01 maio 2014, 12:13

Essa ai eu consegui resolver, você poderia dar uma olha no edit que eu dei na postagem acima Kaleb? Por favor  felicidade
DonutScore
DonutScore

Data de inscrição : 18/12/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 177
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://donutscore.com

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por PedroX Qui 01 maio 2014, 12:21

É só remover o if (!variable_local_exists("variavel")), deixando só a variável (ex: variavel = valor).

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por Wendryos Qui 01 maio 2014, 13:07

Gostei muito.
Wendryos
Wendryos

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 21/04/2014
Reputação : 12
Número de Mensagens : 194
Prêmios : [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada Empty Re: [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos