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Olhem a imagem e respondam sobre a colisão

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Mensagem por Shadow10 Dom 26 Dez 2010, 22:55

Eu acho que com essas imagens ja deixam tudo bem + explicadinho sobre meu problema que é deixar de colidir.
Eu já pesquizei em todo o mundo virtual e agora sei que não existe no gml um comando pós colisão em grid.
Eu quero exatamete que meu player (que já possui movimentos em grid de 32x32).

Detalhe pra não confundir vocês: Ele já tem os movimentos de grid 32x32 perfeitos.

E eu quero que quando ele SAIA de CIMA (DEIXE DE COLIDIR) do piso que se chamam: right_up, right_down, left_up e left_down.
Quero que gire 90º e não pode ser só o sprite, tem que ser tudo, objeto, mascara e imagem, tudo mesmo.
Ou seja, eu queria que o right_up se transformasse no right_down. Assim iria parecer que ele estivesse girando 90º.
Mas acho que o Game Maker 8 pro que eu uso não tem os comando que nós queremos e eu,
quero que vocês provem pra mim que eu tô errado e mostrem que eu é que tô me limitando e não o Game Maker.

Ta aqui as imagens bem detalhadas do meu problema, pra depois não dizer que não entendem.

essa é o create do objeto right_up
Olhem a  imagem e respondam sobre a colisão Piso0

esse é o step do mesmo
Olhem a  imagem e respondam sobre a colisão Piso1q

essa é a colisão com o player de nome hero
Olhem a  imagem e respondam sobre a colisão Piso2

essa é a colisão do hero com o right_up
Olhem a  imagem e respondam sobre a colisão Piso3

e essa é a tela dos testes que eu tô fazendo. Um exemplo do que eu to tentando dizer
Olhem a  imagem e respondam sobre a colisão Piso4

Mais explicado que isso não da né? rsrsrs
Me ajudem pessoal, por favor!
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Mensagem por Hatzo enkiri Dom 26 Dez 2010, 23:09

Olá amigo! Eu não vou te dar tma resposta mas te mostrarei o caminho. No gm existem algumas funções de colisão. Pelo q eu pude ver talvez a função collision_rectangle resolva. Pesquise aqui no forum e terá uma luz. Vlw e um abraço.
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Mensagem por Shadow10 Dom 26 Dez 2010, 23:25

É, eu tenho muitas ideias como essa, mas não sei como nem onde escrever os códigos.
Mesmo assim valeu pela dica.
Espero + dicas aqui.
Não me façam esperar a noite toda ressaca

rsrsrs, brincadeira pessoal!
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Mensagem por Hatzo enkiri Dom 26 Dez 2010, 23:47

Olha cara recomendo vc ir descançar. Agora o forum está passando por um momento dificil e amanhã vc vai pensar melhor. Por último uma pergunta: qual a ideia principal do jogo? Qual o objetivo e como vc quer q a engine funcione. Talvez isso ajude a gente.
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Mensagem por Shadow10 Seg 27 Dez 2010, 01:30

Antes de dormir eu deixo um ooooutro exemplo do que eu quero fazer no meu jogo:
Olhem a  imagem e respondam sobre a colisão Bobby_Carrot_5_Level_up_2
Esse é o jogo bobby carrot pra celular, um puzzle muito bom de se jogar e vale a pena baixar pro CELL ou emular no PC


boa noite! soneca


Última edição por Shadow10 em Seg 27 Dez 2010, 22:59, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Anderson3d Seg 27 Dez 2010, 09:19

Ou seja, eu queria que o right_up se transformasse no right_down. Assim iria parecer que ele estivesse girando 90º.
Eis a engine, ve se é isso que vc quer.
http://www.4shared.com/file/RfjN6T_x/engine_porta.html
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Mensagem por Henrique_GJ Seg 27 Dez 2010, 09:34

você cria uma variavel chamada (no negocio que roda)

colidindo = false

agora eu não entendi ma coisa, só o que colidiu é pra rodar ou quando sair de cima todos devem rodar????

with(#)
{
colidindo = true
}

no lugar de # coloque other se for pra rodar só o objeto que coliu, ou coloque o nome do objeto que deve rodar para que todos os objeto daquele que estiver na room rodem


e no step (do negocio que roda)

if colidindo = true
{
image_angle-=90
colidindo = false
}



isso faria com perfeição, porem no ultimo codigo eu coloquei -=90 o que faria com que o negocio rodasse no sentido horario, ou seja, no sentido do relogio, ou seja, a parte de cima vai pra direita, mas se você quizer que rode no sentido anti-horario, ou seja, no sentido contrario ao do relogio, ou seja, a parte de cima vai pra esquerda, troque o - pelo + antes do =90


issu vai fazer isso que você quer, porem esse codigo fo jeito que táh é prum objeto só, e você usa quatro, eu lhe recomendo deletar os outros 3, ou colocar esse mesmo codigo em todos eles, e se você quizer que na colisão TODOS OS 4 OBJETOS RODEM, na colisão você colocou with(nome do objeto) {colidindo = true} certo? você vai repetir esse codigo 3 vezes e dentre os parentes colocar o nome de cada um dos objetos, no primeiro você coloca o ome de um, no segundo o nome de outro, e assim por diante


isso resolve seu problema
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Mensagem por Fireheaddew Seg 27 Dez 2010, 09:57

Para o seu caso, que é sair da colisão, eu normalmente uso alarm.EX:
COLISÃO COM O HERO:
Código:

alarm[0]+=1;
Isso vai fazer com que na colisão ele (o HERO) fique atrasando a função SAIR DA COLISÃO, que será um alarm.
Veja se isso pode lhe ajudar.

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Mensagem por Shadow10 Seg 27 Dez 2010, 20:27

A engine da porta pode ser uma luz pra meu problema.
Eu ainda não tentei a sua ideia, mas acho que a do Darknight321 junto com a sua Henrique_GJ.
Eu vou explicar de um jeito que vocês iram entender de vez.

EX: Se eu entrar no carro não acontesse nada, isso quer dizer que a colisão é true.
E se eu tiver entrado e a qualquer hora eu sair o carro explode, colisão passa de true para false.

Entenderam?
É isso que ta ocorrendo em todas as coisas que vocês já me encinaram dão certo, o piso gira mesmo (gira não troca de objeto), só que acontesse com o player em cima e eu quero que acontessa quando ele sair de cima.
Quando a colisão passar de verdadeira pra falsa.
Por favor, me tirem essa dúvida que eu já tô ficando louco.
E eu acho que com alarm[0...11] isso pode dar certo, pois eu já avia usado com bombas no bomberman que eu tava fazendo que por falar nisso tava ficando muito bom, só parei porque deletei o coitado sem querer.
+ 1 coisa...

>>>ME AJUDEM<<<
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Mensagem por Hatzo enkiri Seg 27 Dez 2010, 23:14

Amanhã a tarde vc vai ter sua resposta. Pois eu já tenho a lógica na minha cabeça. Farei uma engine e postarei no fórum. Mas espere até amanhã tá. E desculpe por não ter te dado a resposta antes.
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Mensagem por Anderson3d Seg 27 Dez 2010, 23:26

cara se nao for isso vc ta ruim de explicar...
refiz com as novas informações

http://www.4shared.com/file/S4aTBUaG/engine_porta.html
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Mensagem por Shadow10 Ter 28 Dez 2010, 00:59

Eu espero sim Hatzo e, Anderson3d?
Eu vou explicar com uma outra cituação pra você cara.

Olhem a  imagem e respondam sobre a colisão Imagemkkv

Se as bordas vermelhas não for sólidas não adianta por isso no jogo.
Eu baixei a engine da porta, baixei as duas e a segunda me fez criar um script
que resolveu de vez o problema de siar de cima e o objeto que ESTAVA pisando em cima mudar pro próximo, só falta ter as bordas vermelhas sólidas.

Eu coloquei na minha conta do 4shared pra vocês baixarem e ver que já ta funcionando, mas como eu disse, falta resolver as partes da borda vermelha que tem que ser sólida.
O link do teste exemplo é esse:
teste quase perfeito

Baixem e vejam o último problema a ser resolvido.
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Mensagem por Hatzo enkiri Ter 28 Dez 2010, 14:19

Olá amigo baixei sua engine e consegui fazer girar na direção correta.Porém não arrumei os sólidos.Vou continuar a tentar e depois se vc não conseguir sozinho talvez eu tenha algo pronto.Very Happy
Estou aki qualquer coisa.Flw!
A e aki está a engine por enquanto.Eu modifiquei algumas coisas.E por último muito obrigado por ter mostrado esse problema pois sou uma pessoa que gosto de desafios
Link
Código:

http://www.4shared.com/file/gtr7yTtp/shadow10helpbyhatzo.html
Um abraço!
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Mensagem por Anderson3d Ter 28 Dez 2010, 19:00

omi coloque um objeto em cima do outro, um é as bordas (sólido e com move_contact_solid) e o outro o fundo fazendo a curva (sem ser sólido).
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Mensagem por Shadow10 Ter 28 Dez 2010, 20:12

Ei Hatzo e todos os outros que estão tentando me ajudar!
Eu tive uma ideia que não precisa de parent nem de mask.
É o seguinte...

...eu tava pensando em mecher só no evento step do meu player,
fazendo com que ele fique sem fazer movimento pra frente e pra cima quando ele estiver sobre o objeto right_up, eu fiz um sdript e ele ficou assim:
Código:
//right_up
if place_meeting(x,y,right_up){
if keyboard_check(vk_right){
self.x = right_up.x
} else {
if keyboard_check(vk_up){
self.y = right_up.y
}
}
}

E assim é como se as bordas ficassem sólidas, mas aí aparece + 3 problemas.
Quando o player esta do lado esquerdo do right_up eu eu pressiono direita,
o player parece ser sugado pra ocupar o mesmo espaço do right_up.
A mesma coisa acontesse quando o player esta em baixo do right_up.
Já deu pra sacar né?
como o script diz que se eu pressionar direita o player tem que estar no mesmo espaço do right_up então ele obedesse né?
Queria consertar isso e fazer outro escripts pra quando ele estiver em cima
do objeto e também pra lado direito do mesmo, assim todos os lados pareceriam sólidos.

Mais uma vez eu peço a vocês...
...ME AJUDEEEEEEEMMMMM!!! affraid


****************************EDITADO***********************************

Essa ideia aí de cima deu em cagada, por que se tiver outros objetos iguais na room o player passa pra eles e não só no que ele tá em cima.
Vocês tem razão, tem que ser com um objeto em cima do outro mesmo yes .
Eu vou tentar mais um pouco agora e comento com vocês.
Até!


Última edição por Shadow10 em Ter 28 Dez 2010, 22:11, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Hatzo enkiri Ter 28 Dez 2010, 21:26

Aquilo q eu postei está chegando perto do q vc qr ou não?
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Mensagem por Shadow10 Ter 28 Dez 2010, 22:21

Tá ótimo Hatzo, só quero agora que as bordas fiquem sólidas e acho que tem que ser colocando duas imagens, uma por cima da outra mesmo,
como você e outros aviam dito.
É que eu tive outra ideia, postei na página anterior até, mas deu um erro
muito fajulto.
Sei que você já me entendeu e isso me da um alívio.
Mas vai ser bom memsmo quando eu souber com fazer isso.
Vocês veram o que é um PUZZLE divertido e interessante.
Até + flw
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Mensagem por Hatzo enkiri Ter 28 Dez 2010, 22:30

Olá shadow. Pode deixar q amanhã eu vo tentar d novo e se Deus quiser eu te passo.
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Mensagem por Shadow10 Ter 28 Dez 2010, 22:33

Ta certo.
Equanto isso eu vou tentando aqui e qualquer coisa eu te aviso.
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