Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Como colocar Sprites em jogos em 3D?
5 participantes
Página 1 de 1
Como colocar Sprites em jogos em 3D?
Eu aprendi a criar um jogo em 3D mas ele so ensinou a colocar um cubo, mas ai eu tento colocar sprites no logar do cubo ai o sprite do personagem se multiplica em cubo e fica 1 em cada lado do cubo!
Se puderem me ensinar a por sprites e a colocar objetos numa room em 3D ou me mandar uma engine (de preferência com o link direto pois o GMBR não ta funcionando bem aqui no meu PC!).
Agradeço!
Se puderem me ensinar a por sprites e a colocar objetos numa room em 3D ou me mandar uma engine (de preferência com o link direto pois o GMBR não ta funcionando bem aqui no meu PC!).
Agradeço!
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 167
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
caso esteja usando d3d_draw_block
vc pode modificar as vezes que a textura se repete nos ultimos 2 argumentos
a sprite age como uma textura nos modelos 3d
por tanto um modelo "bloco" tem seus devidos 6 lados cada lado com uma cordenada de textura semelhante ao do floor/wall
entao se vc quer aplicar uma textura uniforme no modelo voce precisar criar seu proprio modelo com suas proprias coordenadas
vc pode usar
voce tbm pode optar por usar modelos externos
como os do wavefront/x/md2/3ds
procure por scripts que carregam esses tipos de modelos para o game maker, pois assim vc pode criar seu modelo num editor 3d e fazer o uvmap dele e carregar no game maker.
;]
vc pode modificar as vezes que a textura se repete nos ultimos 2 argumentos
a sprite age como uma textura nos modelos 3d
por tanto um modelo "bloco" tem seus devidos 6 lados cada lado com uma cordenada de textura semelhante ao do floor/wall
entao se vc quer aplicar uma textura uniforme no modelo voce precisar criar seu proprio modelo com suas proprias coordenadas
vc pode usar
- Código:
d3d_model_primitive_begin(ind,tex);
voce tbm pode optar por usar modelos externos
como os do wavefront/x/md2/3ds
procure por scripts que carregam esses tipos de modelos para o game maker, pois assim vc pode criar seu modelo num editor 3d e fazer o uvmap dele e carregar no game maker.
;]
Última edição por Jiraya em Qui 23 Dez 2010, 14:06, editado 1 vez(es)
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
não entendi?
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 167
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
Me ajudem por favoooorrrr!!!!!!!!!!
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 167
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
ps.: ó o flood e post duplo desnecessario (OO)
se eu entendi o jiraya não entendeu. seu o jiraya entendeu eu é que não entendi
o jiraya pensou que vc simplesmente quer usar a sprite como textura, ou seja, vc tem um quadrado e ele pensa que vc quer colocar a sprite como imagem dos lados desse quadrado
mas na verdade acho que vc quer colocar um obj 3d que vc criou em outro soft pra dentro do gm certo?
existe um script, postado no forum de scripts e extensões, é o utilizado pra isso, mas eu tentei e não consegui pois o script que ta la ele ta errado, falta algumas coisas e talz intão eu to precisando da resposta tbm
a terceira dimensão do gm é muito limitada '--
se eu entendi o jiraya não entendeu. seu o jiraya entendeu eu é que não entendi
o jiraya pensou que vc simplesmente quer usar a sprite como textura, ou seja, vc tem um quadrado e ele pensa que vc quer colocar a sprite como imagem dos lados desse quadrado
mas na verdade acho que vc quer colocar um obj 3d que vc criou em outro soft pra dentro do gm certo?
existe um script, postado no forum de scripts e extensões, é o utilizado pra isso, mas eu tentei e não consegui pois o script que ta la ele ta errado, falta algumas coisas e talz intão eu to precisando da resposta tbm
a terceira dimensão do gm é muito limitada '--
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
é isso msm.ps.: ó o flood e post duplo desnecessario (OO)
se eu entendi o jiraya não entendeu. seu o jiraya entendeu eu é que não entendi anh!
o jiraya pensou que vc simplesmente quer usar a sprite como textura, ou seja, vc tem um quadrado e ele pensa que vc quer colocar a sprite como imagem dos lados desse quadrado
mas na verdade acho que vc quer colocar um obj 3d que vc criou em outro soft pra dentro do gm certo?
existe um script, postado no forum de scripts e extensões, é o utilizado pra isso, mas eu tentei e não consegui pois o script que ta la ele ta errado, falta algumas coisas e talz intão eu to precisando da resposta tbm
a terceira dimensão do gm é muito limitada '--
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 167
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
1° vc cria um script e nomeia ele de "createFromObj" ai vc coloca o seguinte script:
depois cria um objeto e coloca no create
agora quando vc quizer desenhar o objeto vc digita no draw:
pronto, mas não deu certo aqui em casa '--
esse script é de claudio bruno e foi postado por TKNF1995
- Código:
filename=argument0;
flipnormals = 1;
if (argument1>0) flipnormals=-1;
vertex_list1=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list1);ds_list_add(vertex_list1,0);
vertex_list2=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list2);ds_list_add(vertex_list2,0);
vertex_list3=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list3);ds_list_add(vertex_list3,0);
normal_list1=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list1);ds_list_add(normal_list1,0);
normal_list2=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list2);ds_list_add(normal_list2,0);
normal_list3=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list3);ds_list_add(normal_list3,0);
texture_list1=ds_list_create();ds_list_clear(texture_list1);ds_list_add(texture_list1,0);
texture_list2=ds_list_create();ds_list_clear(texture_list2);ds_list_add(texture_list2,0);
faces_list=ds_list_create();ds_list_clear(faces_list);
fp=file_text_open_read(filename);
for (i=0;file_text_eof(fp)==false;i+=1) {
row=file_text_read_string(fp);row=string_replace_all(row," "," ");
if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)==" ") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vy=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vz=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(vertex_list1,vx);
ds_list_add(vertex_list2,vy);
ds_list_add(vertex_list3,vz);
}
if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)=="n") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
nx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
ny=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
nz=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(normal_list1,nx);
ds_list_add(normal_list2,ny);
ds_list_add(normal_list3,nz);
}
if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)=="t") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
tx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
ty=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(texture_list1,tx);
ds_list_add(texture_list2,ty);
}
if (string_char_at(row,1)=="f" && string_char_at(row,2)==" ") {
row=string_replace_all(row," "," ");
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
if (string_char_at(row,string_length(row))==" ") row=string_copy(row,0,string_length(row)-1);
face_num=string_count(" ",row);
face_division=1;
temp_faces[0]=0;
for (fc=0;fc
f=string_copy(row,1,string_pos(" ",row));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
temp_faces[face_division]=f;
face_division+=1;
}
f=string_copy(row,1,string_length(row));temp_faces[face_division]=f;
if (face_division==3) {
f1=temp_faces[2];
f2=temp_faces[3];
f3=temp_faces[1];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
} else {
f1=temp_faces[2];
f2=temp_faces[3];
f3=temp_faces[1];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
for (t=0;t
f1=temp_faces[4+t];
f2=temp_faces[1];
f3=temp_faces[3+t];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
}
}
}
file_text_readln(fp);
}
file_text_close(fp);
tm=d3d_model_create();
tsn=0;
d3d_model_primitive_begin(tm,pr_trianglelist);
for (fc=0;fc
sub_face=ds_list_find_value(faces_list,fc);
if (string_count("/",sub_face)==0) {
f_index=sub_face;
t_index=-1;
n_index=-1;
}
if (string_count("/",sub_face)==1) {
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face=string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
n_index=-1;
}
if (string_count("/",sub_face)==2 && string_count("//",sub_face)==0) {
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
n_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
}
if (string_count("/",sub_face)==2 && string_count("//",sub_face)==1) {
sub_face=string_replace(sub_face,"//","/");
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=-1;
n_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
}
vx=ds_list_find_value(vertex_list1,floor(real(f_index)));
vy=ds_list_find_value(vertex_list2,floor(real(f_index)));
vz=ds_list_find_value(vertex_list3,floor(real(f_index)));
if (floor(real(n_index))!=-1 && ds_list_size(normal_list1)>=1) {
nx=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list1,floor(real(n_index)));
ny=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list2,floor(real(n_index)));
nz=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list3,floor(real(n_index)));
} else {
nx=0;
ny=0;
nz=0;
}
if (floor(real(t_index))!=-1 && ds_list_size(texture_list1)>=1) {
tx=ds_list_find_value(texture_list1,floor(real(t_index)));
ty=ds_list_find_value(texture_list2,floor(real(t_index)));
} else {
tx=0;
ty=0;
}
d3d_model_vertex_normal_texture(tm,vx,vy,vz,nx,ny,nz,tx,ty);
tsn+=1;
if (tsn==999) {
tsn=0;
d3d_model_primitive_end(tm);
d3d_model_primitive_begin(tm,pr_trianglelist);
}
}
d3d_model_primitive_end(tm);
return tm;
depois cria um objeto e coloca no create
- Código:
modelo = createFromObj("nomedoobjeto.obj"); //Seleciona um modelo do seu computador
textura = background_get_texture(back_textura); //Adiciona uma textura ao seu modelo
agora quando vc quizer desenhar o objeto vc digita no draw:
- Código:
d3d_model_draw(modelo,x,y,z,textura); //Desenha o modelo na room
pronto, mas não deu certo aqui em casa '--
esse script é de claudio bruno e foi postado por TKNF1995
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
É de Claudio Bruno? Sei não hein, vi esse script na GMC, é chamado Mosaic Light. Mas há uma possibilidade de ele ter postado lá
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
Se vocês querem fazer bonito,
Estudem isso aqui:
UV mapping
Só assim se aprende a fazer sprites no tamanho e formato ideal pra um modelo 3D.[spoiler][center
Estudem isso aqui:
UV mapping
Só assim se aprende a fazer sprites no tamanho e formato ideal pra um modelo 3D.[spoiler][center
Última edição por Shadow10 em Qui 14 Abr 2011, 18:54, editado 1 vez(es)
Shadow10- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 19
Número de Mensagens : 429
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como colocar Sprites em jogos em 3D?
Po cara isso ñ funcionou aki tb!
M.F-Sasuke- Data de inscrição : 20/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 167
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» como colocar os jogos em sites?
» Colocar resources de outros jogos
» Como colocar os créditos nos jogos no Game Maker 8.0
» Como colocar jogos feitos no Game Maker na internet ?
» Como postar meus jogos em sites de jogos famosos?
» Colocar resources de outros jogos
» Como colocar os créditos nos jogos no Game Maker 8.0
» Como colocar jogos feitos no Game Maker na internet ?
» Como postar meus jogos em sites de jogos famosos?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos