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LS FAQS - o jeito mais simples de se fazer uma tela de seleção de idioma
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
LS FAQS - o jeito mais simples de se fazer uma tela de seleção de idioma
NOME: Fazendo uma tela de seleção de idioma em drag'n'drop.
DESCRIÇÃO: Agora você não vai precisar fazer uma versão inglesa e outra portuguesa!
REQUERIMENTOS: GM 7 ou superior
DIFICULDADE: Iniciante
TUTORIAL
1. Defina a room do jogo em que vai ser a tela de seleção (recomendo a primeira) como essa que eu fiz:
OBS.: esses são 2 objetos, os botões.
2. deixe a room quieta, crie um objeto invisível chamado idcheck, e faça:
marque o persistent dele, e no evento game start coloque a ação set variable (aba control)
Variable: eng
value: 0
OK
--------------------------
Agora duplique esse evento para o evento room start desta vez marcando relative
3. Coloque esse objeto na PRIMEIRA room do jogo.
--------------------------
4. Faça um objeto que quando clicar no ícone, o idioma vai ser inglês. no evento mouse > left pressed, faça:
SET VARIABLE
agir com (o)object: idcheck
Variable: eng
Value: 1
OK
-------------
SET ALARM
Number of steps: 1
in alarm no: 0
OK
------------
No evento a alarm 0:
NEXT ROOM (ABA MAIN1)
Transition: (escolha o efeito de transição)
OK
------------
ÓTIMO! dê OK no objeto!
5. Agora faça um objeto que quando clicar o idoma seja português.no evento mouse > left pressed, faça:
SET VARIABLE
agir com (o)object: idcheck
Variable: eng
Value: 0
OK
-------------
SET ALARM
Number of steps: 1
in alarm no: 0
OK
------------
No evento a alarm 0:
NEXT ROOM (ABA MAIN1)
Transition: (escolha o efeito de transição)
OK
------------
dê OK no objeto!
6. Coloque os objetos de seleção na room desejada!
7. Agora toda vez que for fazer uma mensagem (display mesage: aba main2), faça isso:
por exemplo num evento que você quer que mostre uma mensagem:
CHECK VARIABLE
Agir com (o) object: idcheck
Variable: eng
Value: 1
Operation: equal to
OK
---------------
DISPLAY MESAGE (MAIN2)
Mesage: water (texto em inglês)
OK
--------------
ELSE (CONTROL)
--------------
DISPLAY MESAGE
Mesage: água (texto em português)
OK
--------------
FIM!
DESCRIÇÃO: Agora você não vai precisar fazer uma versão inglesa e outra portuguesa!
REQUERIMENTOS: GM 7 ou superior
DIFICULDADE: Iniciante
TUTORIAL
1. Defina a room do jogo em que vai ser a tela de seleção (recomendo a primeira) como essa que eu fiz:
OBS.: esses são 2 objetos, os botões.
2. deixe a room quieta, crie um objeto invisível chamado idcheck, e faça:
marque o persistent dele, e no evento game start coloque a ação set variable (aba control)
Variable: eng
value: 0
OK
--------------------------
Agora duplique esse evento para o evento room start desta vez marcando relative
3. Coloque esse objeto na PRIMEIRA room do jogo.
--------------------------
4. Faça um objeto que quando clicar no ícone, o idioma vai ser inglês. no evento mouse > left pressed, faça:
SET VARIABLE
agir com (o)object: idcheck
Variable: eng
Value: 1
OK
-------------
SET ALARM
Number of steps: 1
in alarm no: 0
OK
------------
No evento a alarm 0:
NEXT ROOM (ABA MAIN1)
Transition: (escolha o efeito de transição)
OK
------------
ÓTIMO! dê OK no objeto!
5. Agora faça um objeto que quando clicar o idoma seja português.no evento mouse > left pressed, faça:
SET VARIABLE
agir com (o)object: idcheck
Variable: eng
Value: 0
OK
-------------
SET ALARM
Number of steps: 1
in alarm no: 0
OK
------------
No evento a alarm 0:
NEXT ROOM (ABA MAIN1)
Transition: (escolha o efeito de transição)
OK
------------
dê OK no objeto!
6. Coloque os objetos de seleção na room desejada!
7. Agora toda vez que for fazer uma mensagem (display mesage: aba main2), faça isso:
por exemplo num evento que você quer que mostre uma mensagem:
CHECK VARIABLE
Agir com (o) object: idcheck
Variable: eng
Value: 1
Operation: equal to
OK
---------------
DISPLAY MESAGE (MAIN2)
Mesage: water (texto em inglês)
OK
--------------
ELSE (CONTROL)
--------------
DISPLAY MESAGE
Mesage: água (texto em português)
OK
--------------
FIM!
Última edição por Lucas Lunar em Ter 25 Jan 2011, 14:19, editado 1 vez(es)
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: LS FAQS - o jeito mais simples de se fazer uma tela de seleção de idioma
Lol...
Bem grande. Eu faço do jeito fácil, 2 menus, e um texto com dois idiomas
Bem grande. Eu faço do jeito fácil, 2 menus, e um texto com dois idiomas
Re: LS FAQS - o jeito mais simples de se fazer uma tela de seleção de idioma
Só é grande por causa dos espaços mas é MUITO fácil!
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
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Re: LS FAQS - o jeito mais simples de se fazer uma tela de seleção de idioma
não funcionou aki!
Vc poderia fazer uma engine!
Vc poderia fazer uma engine!
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