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[Resolvido]Contato com objeto
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Contato com objeto
Eu to fazendo pergunta igual a um maluco para entender mais sobre o GML,to com o codigo:
no evento colisão com o personagem:
move_contact_solid(direction,y-12)//para que o personagem seja lançado para o alto
So que sei que isso nao está funcionando,basicamente preciso do codigo que o personagem no contato com a mola seja lançado para o alto e depois caise com a gravidade.
Mais uma coisa preciso de um jeito do mosntro ficar fazendo o percurso de X=1200 para 1856 e Y = 416 para 416.
no evento colisão com o personagem:
move_contact_solid(direction,y-12)//para que o personagem seja lançado para o alto
So que sei que isso nao está funcionando,basicamente preciso do codigo que o personagem no contato com a mola seja lançado para o alto e depois caise com a gravidade.
Mais uma coisa preciso de um jeito do mosntro ficar fazendo o percurso de X=1200 para 1856 e Y = 416 para 416.
Última edição por BlackNight em Dom 12 Dez 2010, 11:53, editado 1 vez(es)
BlackNight- Data de inscrição : 08/12/2010
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Re: [Resolvido]Contato com objeto
Esse código não serve exatamente para isso. Ele é usado em maior parte para fazer colisão com o chão em jogos de plataforma, para arrumar certos bugs.
Se tratando de uma mola, você pode fazer a colisão, no player, dele com a mola.
E agora, aos códigos explicados:
if y < other.y //se o player estiver em cima da mola (não do lado dela)
y -= 12 //faz o player subir
Basicamente é isso, qualquer erro, pode dizer.
Se tratando de uma mola, você pode fazer a colisão, no player, dele com a mola.
E agora, aos códigos explicados:
if y < other.y //se o player estiver em cima da mola (não do lado dela)
y -= 12 //faz o player subir
Basicamente é isso, qualquer erro, pode dizer.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: [Resolvido]Contato com objeto
Cara não deu em nada,coloquei no evento passo e nada.E sobre os movimentos dos monstros?
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Re: [Resolvido]Contato com objeto
Pelo raciocínio era pra dar certo. Você criou a gravidade? Não tem outro evento interferindo?
Já dos monstros, não entendi direito. Você quer que eles fiquem repetindo um percurso? Nisso, seu jogo é de plataforma certo?
Já dos monstros, não entendi direito. Você quer que eles fiquem repetindo um percurso? Nisso, seu jogo é de plataforma certo?
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: [Resolvido]Contato com objeto
Sim é de plataforma,e os monstros tem que ficar repetindo o percuso.Sobre a mola com o codigo depois vou dar uma olhada.
BlackNight- Data de inscrição : 08/12/2010
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Re: [Resolvido]Contato com objeto
fonetico escreveu:Esse código não serve exatamente para isso. Ele é usado em maior parte para fazer colisão com o chão em jogos de plataforma, para arrumar certos bugs.
Se tratando de uma mola, você pode fazer a colisão, no player, dele com a mola.
E agora, aos códigos explicados:
if y < other.y //se o player estiver em cima da mola (não do lado dela)
y -= 12 //faz o player subir
Basicamente é isso, qualquer erro, pode dizer.
realmente não pode dar certo pois você colocou no colision y--= 12 logo ele vai subir 12 pixeis de vez somente enquanto estiver colidindo, sabe no que isso deve de ter dado? se o player não ficou parado em cima da mola como se estivesse em cima do chão, ele ficou "tremendo" em cima da mola subindo 12 pixeis e caindo subindo 12 pixeis e caindo
resumindo o resultado desse codigo é o player subir um pouquinho de nada durante um unico step e derrepnte cair
o que pode dar certo: troque y-=12 por hspeed-=12 (se o pulo ficar muito alto diminui o 12, provavelmente deve ficar bem grande)
Re: [Resolvido]Contato com objeto
Henrique_GJ escreveu:fonetico escreveu:Esse código não serve exatamente para isso. Ele é usado em maior parte para fazer colisão com o chão em jogos de plataforma, para arrumar certos bugs.
Se tratando de uma mola, você pode fazer a colisão, no player, dele com a mola.
E agora, aos códigos explicados:
if y < other.y //se o player estiver em cima da mola (não do lado dela)
y -= 12 //faz o player subir
Basicamente é isso, qualquer erro, pode dizer.
realmente não pode dar certo pois você colocou no colision y--= 12 logo ele vai subir 12 pixeis de vez somente enquanto estiver colidindo, sabe no que isso deve de ter dado? se o player não ficou parado em cima da mola como se estivesse em cima do chão, ele ficou "tremendo" em cima da mola subindo 12 pixeis e caindo subindo 12 pixeis e caindo
resumindo o resultado desse codigo é o player subir um pouquinho de nada durante um unico step e derrepnte cair
o que pode dar certo: troque y-=12 por hspeed-=12 (se o pulo ficar muito alto diminui o 12, provavelmente deve ficar bem grande)
É verdade, não tinha pensado nisso. Mas só uma correção, coloca-se vspeed e não hspeed. Porque hspeed é a velocidade horizontal.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: [Resolvido]Contato com objeto
fonetico escreveu:Henrique_GJ escreveu:fonetico escreveu:Esse código não serve exatamente para isso. Ele é usado em maior parte para fazer colisão com o chão em jogos de plataforma, para arrumar certos bugs.
Se tratando de uma mola, você pode fazer a colisão, no player, dele com a mola.
E agora, aos códigos explicados:
if y < other.y //se o player estiver em cima da mola (não do lado dela)
y -= 12 //faz o player subir
Basicamente é isso, qualquer erro, pode dizer.
realmente não pode dar certo pois você colocou no colision y--= 12 logo ele vai subir 12 pixeis de vez somente enquanto estiver colidindo, sabe no que isso deve de ter dado? se o player não ficou parado em cima da mola como se estivesse em cima do chão, ele ficou "tremendo" em cima da mola subindo 12 pixeis e caindo subindo 12 pixeis e caindo
resumindo o resultado desse codigo é o player subir um pouquinho de nada durante um unico step e derrepnte cair
o que pode dar certo: troque y-=12 por hspeed-=12 (se o pulo ficar muito alto diminui o 12, provavelmente deve ficar bem grande)
É verdade, não tinha pensado nisso. Mas só uma correção, coloca-se vspeed e não hspeed. Porque hspeed é a velocidade horizontal.
É verdade, não tinha pensado nisso. incrivel que é um erro tão bobo xD hspeed e vspeed nem da pra confunfir o nome diz tudo
Re: [Resolvido]Contato com objeto
Sobre fazer o percurso, no event step coloque isso:
- Código:
if x=1200 {sprite_index=spr_patr_dir;hspeed=5}//patrulhando para a direita
if x=1856 {sprite_index=spr_patr_esq;hspeed=-5}//patrulhando para a esquerda
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Re: [Resolvido]Contato com objeto
Pessoal sou meio sem saber nada nisso mas como eu estudei um pouco consegui complementar um pouco o codigo e deu certo desse modo:
if x=1840 and y=416 {hspeed=-5}//patrulhando para a esquerda
else{
if x=1200 and y=416 {hspeed=5}//patrula para a direita
}
A parte do pulo deu certinho,agora outra coisa como crio a gravidade pro personagem descer.
if x=1840 and y=416 {hspeed=-5}//patrulhando para a esquerda
else{
if x=1200 and y=416 {hspeed=5}//patrula para a direita
}
A parte do pulo deu certinho,agora outra coisa como crio a gravidade pro personagem descer.
BlackNight- Data de inscrição : 08/12/2010
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Re: [Resolvido]Contato com objeto
No step coloca isso
Espero que esse código dê certo, nao testei, rs...
- Código:
if place_free(x,y+2) gravity=0.7 else gravity=0
Espero que esse código dê certo, nao testei, rs...
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