GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Criando explosões com sprites!

2 participantes

Ir para baixo

Criando explosões com sprites! Empty Criando explosões com sprites!

Mensagem por NPH Dom 28 Nov 2010, 19:08

Nome: Criando explosões com sprites!
Descrição: Aprenda a criar um simples efeito de explosão com sprites
Nível de dificuldade: avançado
Requerimentos: GM6 Lite ou Pro

olá pessoal da GMBR, sou Paulo Henrique e venho aqui para ensinar e aprender algo a mais sobre o Game Maker.
portanto venho trazendo algo que eu uso muito em alguns jogos meus e que podem ser úteis quando se quer um efeito mais personalizado:
efeitos smples de explosão com sprites.

para começar, serão necessários:

* 1 sprite com várias sub-imagens de no máximo 32x32 que represente partículas da explosão (eu recomendo usar 2 sprites, para diferenciar o efeito melhor);
* 1 objeto para criar a explosão (no caso qualquer nome a sua disposição);
* 2 ou mais objetos para o efeito funcionar

Agora crie um objeto e chame-o de obj_explosao1 e no evento create dele adicione:
Código:

speed=3;
explicando: speed é a velocidade que a explosão vai percorrer a tela.

Depois de adicionado o create, adicione um Animation End com o seguinte código:
Código:

php[0]=instance_create(x-15,y,obj_explosao2);
php[1]=instance_create(x,y-15,obj_explosao2);
php[2]=instance_create(x+15,y,obj_explosao2);
php[3]=instance_create(x,y+15,obj_explosao2);
php[4]=instance_create(x-15,y-15,obj_explosao2);
php[5]=instance_create(x+15,y-15,obj_explosao2);
php[6]=instance_create(x-15,y+15,obj_explosao2);
php[7]=instance_create(x+15,y+15,obj_explosao2);
//movimento de cada particula
php[0].direction=point_direction(x,y,x-15,y);
php[1].direction=point_direction(x,y,x,y-15);
php[2].direction=point_direction(x,y,x+15,y);
php[3].direction=point_direction(x,y,x,y+15);
php[4].direction=point_direction(x,y,x-15,y-15);
php[5].direction=point_direction(x,y,x+15,y-15);
php[6].direction=point_direction(x,y,x-15,y+15);
php[7].direction=point_direction(x,y,x+15,y+15);
instance_destroy();
explicando:
*os PHP[0...7] são as partículas que vão ser criadas e os PHP[0...7].direction são as direções onde cada partícula vai se mover.
"Instance_destroy()" é para destruir cada partícula ou simplesmente destroi todos os objetos, evitando bugs que ocorriam (no meu caso, o computador travava com a quantidade excessiva de objetos).

Voltando, lembra que ao início do Tutorial eu disse que seriam neccesários 2 ou mais objetos para o effeito funcionar?

Duplique o obj_explosao1 e chame-o de obj_explosao2, mas note que no Animation End cada PHP criava um objeto novo com uma direção pré-definida, então neste segundo objeto (que é a cópia) no código do Animation End apague tudo e depois digite:
Código:

instance_destroy();

Mas aí vem a pergunta: Como eu sei que não é o mesmo objeto que está sendo criado?

No começo do TUTO, entre parenteses eu havia dito "(eu recomendo usar 2 sprites, para diferenciar o efeito melhor)", então! no obj_explosao2, use o segundo sprite que você adicionou para diferenciar!

Mas agora, que tal testar?

Crie mais um objeto com sprite (centralizando ele clicando em center nas propriedades do sprite) e no evento Create adicione um alarm[0] com valor 90,
e no evento Alarm[0] adicione:
Código:

instance_create(x,y,obj_explosao1);
alarm[0]=90;
Explicando:
instance_create(x,y,obj_explosao1) como sabemos serve para criar instancias na tela, que no caso é o obj_explosao1;
alarm[0]=90 serve para criar esse mesmo objeto a cada 3 segundos repetidamente;

Depois de tanto falar, chegou a hora de testar!
coloque o objeto com sprite (que vai criar a explosão) na room e teste!

Explicando tudo:
Este efeito bem simples, mas com códigos avançados, funciona assim:
Vou citar o exemplo de um jogo que eu estou criando ainda que se chama "Ninja: o inesperado", que ao chegar em um esgoto, o "Ninja" encontra várias bombas espalhadas em toda parte, que ao se aproximar, ela explode, criando este efeito que eu citei neste Tutorial.
Mas voltando ao assunto, o efeito é bem simples:

o objeto que cria a explosão (no caso as bombas), irá criar primeiramente o obj_explosao1.
assim, no fim da primeira explosão, a segunda (no caso obj_explosao2) é criada, dando o efeito de que a explosão foi se espalhando na tela!

OU SEJA:
objeto que cria a explosão> explosão1> explosão2!

você também pode mudar a velocidade que a explosão passa pela tela através da variável speed no create de cada explosão.

Se quiser mais explosões, duplique a segunda (a que você criou por ultimo, como no início deste tuto) e no Animation End, no final dos PHP[0...7] e não nos PHP[0...7].direction, o nome dos outros objetos que você criou!

ESPERO TER AJUDADO!
PHProductions!
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : Criando explosões com sprites! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Criando explosões com sprites! Empty Re: Criando explosões com sprites!

Mensagem por MickaelFDS Sex 17 Dez 2010, 11:01

Valeu cara, Já precisei muito de uma explosão e não sabia por onde começar
Já desistie até de fazer tal jogo, por isso!.

Muito obrigado
MickaelFDS
MickaelFDS

Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios : Criando explosões com sprites! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos