GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Inimigo fulero....

4 participantes

Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Inimigo fulero....

Mensagem por Rod Dom 24 Out 2010, 18:47

Como eu faço pro inimigo andá de um lado pro otro (isso eu sei faze) e quando eu chego perto ele para e me ataca (ou me segue)

Até agora só consegui faze ele me ataca quando eu encosto nele (e nem sempre ele fica virado pra mim).

minha dúvida eh essa, mas se nao fico muito claro(ateh pq nem eu entendi direito o q falei surpreso2 ) me perguntem.


Última edição por Rod em Qua 27 Out 2010, 17:16, editado 1 vez(es)
Rod
Rod

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por SIGILOSO Dom 24 Out 2010, 19:15

No step do inimigo, coloque:
Código:
if x>player.x-100 and x<player.x+100
...
Substitua o 100 pelo valor que fique melhor, e na segunda linha vc faz com que o inimigo ataque Happy
afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por Rod Seg 25 Out 2010, 19:27

não queria enche de novo, mas isso não funciono, quando eu chego no ponto 100, o jogo trava e ele nao me ataca

o q eu faço?
Rod
Rod

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por TriniBoi Seg 25 Out 2010, 19:33

Bom amigo, procurei no GmBr e achei este código:
Código:

if obj_player.y<y
{ydis=y-obj_player.y}

if obj_player.y>y
{ydis=obj_player.y-y}

if distance_to_object(obj_player)>36 and distance_to_object(obj_player)<200
{
if x>obj_player.x and ydis<50{hspeed=-5}
else{hspeed=0}

if x<obj_player.x and ydis<50{hspeed=-5}
else{hspeed=0}

if ydis>=50
{
if y<obj_player.y{vspeed=5}
if y>obj_player.y{vspeed=-5}
}
else{vspeed=0}

}

if distance_to_object(obj_player)<=36
{sprite_index=sprite_do_inimigo_atacando}

Se vc tentar direto, vai dar erro.
Tente examinar o código( como eu naum sou bom em mudar códigos), principalmente no final em que diz:

if distance_to_object(obj_player)<=36
{sprite_index=sprite_do_inimigo_atacando}

Se der certo/errado me avise.

----------------------------EDIT-------------------
Esqueci de dizer, No evento Create ponha:
Código:

ydis=y

---------------------------EDIT 2------------------
Tente criar um novo jogo com esse objetos, porque no código tem velocidade do player entaum vai dar erro Happy
TriniBoi
TriniBoi

Data de inscrição : 15/10/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 273
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por Rod Qua 27 Out 2010, 17:12

Se der certo/errado me avise.

Tah quase dando certo, mas como eu faço agora pro inimigo volta a andá quando eu saio de perto dele?

P.S. usei esse codigo:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<=36
{sprite_index=sprite_do_inimigo_atacando}
Rod
Rod

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por mateus luz Qua 27 Out 2010, 17:34

É só usar o mesmo code, mas inverso:
Código:

if distance_to_object(obj_player)>=36//Se você se distanciar do inimigo
{
//Aqui ponha o code usado para o inimigo andar normalmente
}

Creio que assim dará certo!
avatar
mateus luz

Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por Rod Qua 27 Out 2010, 17:46

Ainda não deu certo... não sei como por o code pra faze o inimigo andá de novo... e quando eu ponho do jeito q eu sei, ele ou some, ou sai vuando pro lado, ou passa reto por mim, ou anda por debaixo do chão, e acho q jah deu pra entende...
se alguma alma boa puder ter paciência pra me ajudá com MAIS esse problema, serei muito grato!!!

se ajudar, estou usando o sistema de global.direction
Rod
Rod

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por mateus luz Qua 27 Out 2010, 17:50

No tópico você disse que sabia fazer o inimigo se mover de um lado para o outro, correto? Então ou coloque o mesmo code usado neste caso no código que lhe passei ou poste o code que você está usando aqui, para podermos ajudar melhor.
avatar
mateus luz

Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por Rod Qua 27 Out 2010, 17:51

Eh que pra faze ele andá de um lado pro otro, eu nao usei code, usei sistema de drag'n drop e um colisor, mas por codigos, nao sei faze ele se move...
Rod
Rod

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por mateus luz Qua 27 Out 2010, 18:13

Poderia-se usar um sistema mais complexo, com dois objetos, ou inimigos.
O inimigo1 andaria normalmente na room, usando o drag'n drop que você ja fez, e o Inimigo2 teria a função de seguir o player. Tente o seguinte:

Crie um objeto chamado obj_inimigo1, ou renomeio como preferir. Adicione a sprite do inimigo e crie um evento create, e nele coloque as ações em drag'n drop que você criou.

Agora crie um objeto chamado obj_inimigo2, ou renomeio como preferir.
Coloque nele a sprite do inimigo, a mesma do inimigo1.

Agora coloque no step do inimigo1:
Código:

if distance_to_object(obj_player)<=36//Se você se aproximar do inimigo
{
instance_change(obj_inimigo2,0)
}
E no step do inimigo2:
Código:

if distance_to_object(obj_player)>=36//Se você se distanciar do inimigo
{
instance_change(obj_inimigo1,0)
}

Agora ponha só o obj_inimigo1 na room, e veja se funciona, pois agora não posso testar o code.

E não se esqueça de adptar o code, seguindo o raciocinio que passei ok.
avatar
mateus luz

Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios : Inimigo fulero.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo fulero.... Empty Re: Inimigo fulero....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos