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JuubiSama

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Como cortar sprites?

em Qua 13 Out 2010, 21:58
Estou criando um jogo mas presciso cortar os sprites, quero que alguém ME AJUDE
OBS são esses sprites:

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Re: Como cortar sprites?

em Qua 13 Out 2010, 22:23
Usa o Paint fazedo o quadrado no GM tira o fundo.


Espero ter ajudado....
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Re: Como cortar sprites?

em Qua 13 Out 2010, 22:54
Meu amigo.
No própio editor do GM, vc pode recortar os personagens, e tirar o fundo basta dexar transparent marcado.
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Re: Como cortar sprites?

em Qua 13 Out 2010, 22:59
você corta eles no proprio editor de sprites no GM
Você faz assim:
Cria uma sprite
Ai carrega essa ai
Clica em File la em cima
Dps em Add from strip
Ai vocÊ seleciona Use Maximal Size
E recorta lá

EDIT:
Melhorando:
Clique no Icone Create a Sprite,depois em Load Sprite, escolha a sprite (no caso a do Yoda ou a outra, vc que sabe) clique em OK, depois va em Edit Sprite, clique 2 vezes na sprite, escolha a ferramenta da 2ª coluna vertical, 4ª posição, clique no campo rosa e arraste para fora da imagem, depois va no icone do disquete e salve a imagem e clique no icone do sinal verde de certo, depois va em File > Add from Strip e selecione a imagem que você salvou anteriormente, e vai aparecer varias configuraçoes na tela, deixe elas assim:



Flw


Última edição por The Games Never Finish... em Qua 13 Out 2010, 23:29, editado 3 vez(es)
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Re: Como cortar sprites?

em Qua 13 Out 2010, 23:00
@Hiroshi Ymamoto escreveu:Meu amigo.
No própio editor do GM, vc pode recortar os personagens, e tirar o fundo basta dexar transparent marcado.
Acrescentando no que a Hiroshi disse, use a ferramenta "varinha mágica" do editor do GM, clique na superfície a ser apagada e aperte DEL.
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Re: Como cortar sprites?

em Qua 13 Out 2010, 23:41
Cortei todos para voce e coloquei o fundo deles transparente, basta adicionar no Game Maker. Aqui esta o link para baixa-los, coloquei todos em um arquivo Winrar:
megaupload.com Y7C3MN7U

Por prevensao mandei o link para sua mp tambem, qualquer duvida so postar, o atenderei da melhor forma que puder, na medida do possivel.

Vlw!!

Previwes:
01 -
02 -
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Re: Como cortar sprites?

em Sex 15 Out 2010, 12:00
Olá pessoal, bom eu cortei os sprites mais eles ficaram com o tamanho diferente e quando eu programo os personagens eles não se movimentam direito.
😢
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Re: Como cortar sprites?

em Sex 15 Out 2010, 17:59
Use os sprites que lhe mandei, que o movimento irá ficar certo, pois fiz o teste aqui e funcionou certinho.

Vlw!!

Qualquer coisa, so da um toque.

Código:
http://www.megaupload.com/?d=Y7C3MN7U

Edit:
Dentro de alguns instantes estarei passando uma engine pra voce.

Vlw!!

Edit 2:

Engine de Movimento Simples:
Código:
http://www.megaupload.com/?d=MQV7XNIW

Diga-me se ela foi util.

Vlw!!
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Re: Como cortar sprites?

em Sex 15 Out 2010, 22:25
vo aproveitar o topic. preciso retirar sprites do megaman, só que são muitos em um. afinal eu só quero os movimentos de andar,pular e ficar parado.
alguem pode me ajudar com essa? D: http://tsgk.captainn.net/sheets/snes/megamanx_x_sheet.png
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 01:31
Nazakrolevy esta ai os que eu consegui, espero ter ajudado.

Vlw!!
Previews:



Link:
Código:
http://www.megaupload.com/?d=V1RVKG46
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 02:08
hmm, vlw mesmo vinicius.
voce poderia me explicar como fez? fiz um do mario aqui e ficou toscão. não consigo achar o espaçamento certo.
se voce puder me dar umas dicas, ficarei agradecido
nway, já ta valendo de qualquer forma x)
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 02:33
Aguarde um pouco pois a pagina pode demorar para carregar.
Pego um movimento qualquer, por exemplo esse:

Boto no Game Maker Create Sprite, depois boto pra edit sprite, logo apos faço isso:(nao se esqueça de marcar a opçao remove background dentro da opçao que esta na imagem abaixo)
e finalmente vo botando as medidas ate acertar, dessa forma:

Resultado:
Código:
http://www.megaupload.com/?d=C2WCYIJH
Nao sei se consegui explicar muito bem, mas qualquer coisa so falar, que tento explicar melhor.

Vlw!!

Espero ter ajudado!!

Edit:
E posta os sprites do Mario que voce baixou, para eu ver se dao pra fazer certinho, igual a esse do megaman.

Vlw![b]
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 09:37
Vc não poderia postar em outro servidor como 4shared, ou mediafyre e que o megaupload ñ funciona direito. 😢
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 15:52
Hmm fraguei até, mas tipo eu tava fazendo isso
mas como voce sabe o tamanho certo? eu fui tentando e não consegui. eu tinha colocado 331/36 (algo do tipo). mas são todos movimentos que dão pra fazer isso?
to sem tempo agora mas depois eu posto o do mario.

nway, valeu man
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 16:37
Berek ai estao os links no mediafire:
O que foi feito com o Megaman:
Código:
http://www.mediafire.com/?c9fm6csye7tqju6
Engine de movimento Simples:
Código:
http://www.mediafire.com/?enundmet2gma5zd
Sprites para NazKrolevy:
Código:
http://www.mediafire.com/?cj5x5xb14n9b9yw
Sprites para Berek O Gênio
Código:
http://www.mediafire.com/?rn700k0zkggumv1

Vlw!!

Espero ter ajudado!

Nazkrolevy:
Exatamente, todos dao para fazer, so que o importante para fazer movimentos desse tipo, eh que os sprites estejam distanciados igualmente um do outro, por exemplo:
SPRITE-----SPRITE-----SPRITE-----SPRITE

Se estivessem assim daria certo.

--------------------------------------------------------------------
Se estivessem assim, iria dar errado:
SPRITE-----SPRITE----SPRITE---SPRITE

Nao sei se consegui explicar muito bem, qualquer coisa so postar.

Vlw!!

Espero ter ajudado!
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 17:16
Explicou sim man, mas esse do megaman voce fez a partir daquele que eu passei?
E como você fez pra descobrir o tamanho?
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 17:24
Isso!! Fiz pelo que voce passou.
O que fiz foi pegar somente aquele movimento, salva-lo no paint e fiz aquele processo que descrevi antes. O tamanho eu vo colocando na "sorte" ate acertar.

Em number of images: coloco o numero de sprites que tem
Em images per row: Faço o mesmo do de cima
Em image width e image heigth que vou tentando na "sorte" ate acertar.


Qualquer coisa so postar.

Vlw!!
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 17:50
Consegui fazer aqui. Vai ser um jogo baseado em Megaman, então usar sprites de Mario não ficaria muito legal iausehioause
O foda é que eu segui esse tutorial :
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/introducao-a-programacao-de-jogos-de-plataforma-t199-45.htm

mas meu char tá andando só pra direita e quando anda pra esquerda, anda de moonwalk. verifiquei o código na parte de sprites : conferi o nome dos sprites e as variáveis mas não quer dar :/

enfim, valeu mesmo a ajuda vei x)
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 17:55
Faz o seguinte. Se voce quiser postar o que voce ta fazendo eu posso tentar ageitar para voce.

Vlw!!
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Re: Como cortar sprites?

em Sab 16 Out 2010, 18:02
Código:
if (place_free(x, y + 1)){ //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, não tem chão.
gravity = 0.45;
noar = true;    //Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
}
else { //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
gravity = 0;
noar = false  //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
}

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(ord("X"))) &&  ! (place_free(x, y + 1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo. && indica and, || indica or, ! é operando lógico inversor ou diferente
{
vspeed = -5; // Vspeed ~ V de vertical. Velocidade vertical
noar = true //Se for verdade, velocidade vertical se torna 5 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão. NÃO CONFUNDIR PLANO CARTESIANO DE JOGOS COM O PLANO CARTESIANO DA ESCOLA. OLHAR SEMPRE ONDE CRESCE E ONDE DECRESCE.
}

if (vspeed > 12) //Checa se a velocidade vertical do personagem possui um valor maior que 12.
{
vspeed = 12 //Se tiver, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo
}

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x - 3, y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels de espaço à esquerda 
{
x -= 3;
andando = true
parado = false //Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 3 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x + 3, y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels à direita livre.
{
x += 3;
andando = true;
parado = false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 3 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{
andando = false;
parado = true; //Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites

if (noar == false) //Checa se o personagem está no ar.
{
if (andando = true) && (lado == 1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index = spr_jogador_andando_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando = true) && (lado == 0)  //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index = spr_jogador_andando_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando = false) && (parado = true) && (lado == 1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita.
{
sprite_index = spr_jogador_parado_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando = false) && (parado = true) && (lado == 0)  //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda.
{
sprite_index = spr_jogador_parado_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão.
{
if (vspeed > 0) || (vspeed < 0) && (lado == 1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita.
{
sprite_index = spr_jogador_pulando_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed > 0) || (vspeed < 0) && (lado == 0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda.
{
sprite_index = spr_jogador_pulando_esq;
}
}

Vou ser sincero, não copiei o código, deve ser por isso que está com erro. Tenho apostilas de C++ e lá diz que não é muito bom copiar códigos. Voce vai lendo e vai escrevendo manualmente pra fixar mais conhecimento. Como por enquanto, tá fora de cogitação eu aprender C++ pra programação de jogos, eu escolhi o Game Maker pela facilidade. Vo tentar colar o código do cara aqui pra ver se funfa.

Edit: no código dele está como personagem e no meu está como jogador. mas nas minhas sprites estão todos como jogador. Então creio que não seja isso
Edit 2 : coloquei o código dele aqui e funcionou. o lance é que no meu código eu tentei deixar o mais organizado possivel e coloquei coisas que eu tinha duvida. vo tentar procurar o erro aqui
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