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[resolvido] Separar arquivos

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Mensagem por Phillipe Seg 06 Out 2008, 15:02

Tem como separar os arquivos do jogo?Tipo assim,o jogo vai ficando lento para carregar quanto mais coisas ele tem,podia dar para separar uma pasta pata sprites,sons e etc seria muito util alguem sabe se isso possivel?(Não dentro do GM(óbvio)).
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[resolvido] Separar arquivos Empty Re: [resolvido] Separar arquivos

Mensagem por Convidad Seg 06 Out 2008, 15:35

Carregar sprites:
sprite_replace(nome_sprite,"nome_sprite.gif",image_number,1,0,0,0,0,0)

Carregar sons:
sound_replace(nome_som,"nome_som.wav",tipo,1)
em tipo você coloca:
0-som normal
1-som de fundo
2-som 3D
3-usa as configurações do media player do computador
pode ser qualquer tipo de som que o gm leia, mid, mp3, wav etc

Carregar backgrounds (fundos):
background_replace(nome_back,"nome_back.bmp",transp,1,1)
em transp você coloca 1 se for um back transparente e 0 para sem transparencia
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[resolvido] Separar arquivos Empty Re: [resolvido] Separar arquivos

Mensagem por Janx Seg 06 Out 2008, 15:49

mas nao presisar se com o replace certo?
pq dai vc presisaria ja ter criado akele objeto...

se vc usar
sound_add
background_add
sprite_add
tbm da certo!
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Mensagem por Phillipe Seg 06 Out 2008, 16:01

Mas onde eu vou colocar esse código?Em um objeto não é?Se for não tem diferença. =\
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Mensagem por Janx Seg 06 Out 2008, 16:26

tipo vc poe ele num objeto claro onde mais colocaria? XD

mas dai vc poe na hora de carregar saka?
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Mensagem por Phillipe Seg 06 Out 2008, 21:30

Mas aí tá...vai que eu coloco o add_sound em um objeto no inicio do jogo ou pode ser no código de alguma room,se eu coloca o add_sound eu posso tirar o son de dentro do proprio gamemaker???E numa parte do add_sound esta pedindo o filename,e de dentro do gamemaker ou fora???fora não é?
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Mensagem por Janx Seg 06 Out 2008, 21:43

é de fora, vc pode deletar o negosiu do gm tbm... so nao lembro o comando!
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Mensagem por Phillipe Ter 07 Out 2008, 12:42

comando?
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Mensagem por Convidad Ter 07 Out 2008, 14:28

file_delete("arquivo.txt")
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Mensagem por Phillipe Ter 07 Out 2008, 16:23

Mas isso é deletar não era isso que eu queria. =\
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Mensagem por Convidad Ter 07 Out 2008, 17:19

agora entendi, tenta ser mais claro pô!!

para criar uma sprite no gm, voce usa:
nome=sprite_add("arquivo",qtd_imgs,1,transp,1,1,0,0)
em transp voce coloca de 1 (sem transparencia) ate o valor 0 (invisivel)

para limpar a memória e deixar o gm mais livre, use o code:
sprite_delete(nome)

onde a sprite que voce vai "deletar" é o nome que voce usou para criá-la, no caso nome
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Mensagem por Phillipe Ter 07 Out 2008, 19:32

Aff...acho que isso não tem jeito...só dá para executar tudo que está dentro do gamemaker,ou seja,quando voce vai lá no ícone do son após abrir o GM e adiciona um son.Assim nõ dá!Toda musiquinha que eu coloco já sobrecarrega na hora de carregar o jogo,aff.
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Mensagem por Janx Ter 07 Out 2008, 19:34

cara verifica se vc nao pois para ficar carregando.... eu ja fiz isso.. xD!!

tipo se vc por no step:
sprite_add(.......)

ele vai ficar carregando direto!! ai vai lagar tudo!

poe no evento alarm ou no create.... eu gosto de por no room_start... xD
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Mensagem por Phillipe Ter 07 Out 2008, 19:37

Talegal,para esclarecer mais de uma vez por todas.Nada melhor que um exemplo.Suponhamos que eu tenha um arquivo de música que está no desktop,e quero executá-lo como Midia Player,como você faria janx??Diga oque faria passo por passo detalhe por detalhe,aí sim.
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Mensagem por Janx Qua 08 Out 2008, 14:04

blz... intao ele ta no desktop. intao fika mais complicado so que é so um exemplo.
vc vai ter que saber o diretorio COMPLETO da musica ou sprite tal..
dai vc poe o codigo:

musica1 = sound_add('C:\Documents and Settings\All Users\Desktop\NOME DA MUSICA.EXTENÇAO',3,1)

pq eu puis o musica1 =
na frente?? para deixar a musica numa variavel. assim quando vc for tocar a musica
vc poe
play_sound(musica1)

sacou???
preste atençao que vc deve mudar o diretorio conforme o local da musica!
se tiver na pasta do jogo em uma subpasta vc faz:
digamos que a musica ta numa subpasta na pasta do jogo, o nome da subpasta é musicas

musica1 = sound_add('musicas\NOME DA MUSICA.EXTENÇAO',3,1)

lembre se de por o diretorio e o nome da musica tudo entre aspas como eu fiz!
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Mensagem por rodrigo1434 Qua 08 Out 2008, 14:20

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Mensagem por Phillipe Qua 08 Out 2008, 15:32

janx escreveu:musica1 = sound_add('musicas\NOME DA MUSICA.EXTENÇAO',3,1)

E esse EXTENÇAO??Oque se define no lugar dele?
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Mensagem por RKNF1995 Qua 08 Out 2008, 15:36

nao a extenssao di se ele e mp3,wav e etc naum precisa definir o local e so colocar na pasta do jogo flw
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Mensagem por Phillipe Qua 08 Out 2008, 15:51

AH!Consegui!Muito bom,funcionou direitinho,muito obrigado por tudo,todos vocês! Razz
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Mensagem por Phillipe Ter 21 Out 2008, 18:21

Post duplo ><.(Desculpa)

Tenho outra perguntinha,só que dessa vez é o sprite,essa função aqui: sprite_add(fname,imgnumb,precise,transparent,smooth,preload,xorig,yorig)
Tem como explicar todas as abreviações(imgnumb,smooth,etc),umas eu sei e outras eu não tenho certeza,mas é melhor explicar tudo se der assim mesmo.
Smile
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