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[RESOLVIDO]historinha de inicilização
5 participantes
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[RESOLVIDO]historinha de inicilização
Ola, minha duvida é como fazer para que uma historia(em texto) apareça antas de meu menu
ex: a pessoa executa o jogo ai quando ele abre aparece uma historinha e depois o menu que ja fiz
ps: ja procurei respostas aki e na google mais n achei
ex: a pessoa executa o jogo ai quando ele abre aparece uma historinha e depois o menu que ja fiz
ps: ja procurei respostas aki e na google mais n achei
Última edição por fonetico em Sáb 04 Set 2010, 22:23, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Tópico Resolvido)
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Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
Você quer a apareça a história subindo tipo como os creditos para cima?Se for vou tentar ajudar.
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- C ou C++
Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
Também estou querendo isso!
É tipo um texto, como LEVEL 1, aí desaparece dpois.
É tipo um texto, como LEVEL 1, aí desaparece dpois.
Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
BOM EU QUERO QUE APAREÇA UMA HISTORIA SUBINDO
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Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
Você pode criar uma variável que será o "y" do texto e ir decrementando, ex:
Evento Create:
textoy = room_width; //considerando que o alinhamento do texto é "top" na vertical estamos iniciando ele "escondido" abaixo da tela
Evento Step:
if textoy < ? //você precisa indicar um valor negativo pois o começo do texto irá passar do topo da tela até que ele chegue ao final, teste valores e substitua no "?"
{ textoy -= ??; } //a cada step esse valor diminui ?? píxels criando o efeito de movimento, teste valores conforme a velocidade desejada e substitua no "??"
else
{ room_goto_next(); } //um exemplo de ação que vc pode fazer quando o texto todo tiver passado na tela
Evento Draw:
draw_text(x, textoy, "seu texto aqui"); //desenha o texto na tela na posição x e variável y que controla o movimento
Pra tornar uma string multi-linha (passar a linha de baixo) use o caractere # no final do parágrafo, ex:
bla bla bla bla#bla bla bla bla#bla bla bla bla##bla bla bla bla
o texto acima seria exibido assim:
bla bla bla bla
bla bla bla bla
bla bla bla bla
bla bla bla bla
Não se esqueça que ao usar o evento Draw qualquer sprite que o objeto esteja exibindo deverá receber uma linha de draw_sprite porque esse evento sobrescreve toda a informação sobre desenho do objeto!
Evento Create:
textoy = room_width; //considerando que o alinhamento do texto é "top" na vertical estamos iniciando ele "escondido" abaixo da tela
Evento Step:
if textoy < ? //você precisa indicar um valor negativo pois o começo do texto irá passar do topo da tela até que ele chegue ao final, teste valores e substitua no "?"
{ textoy -= ??; } //a cada step esse valor diminui ?? píxels criando o efeito de movimento, teste valores conforme a velocidade desejada e substitua no "??"
else
{ room_goto_next(); } //um exemplo de ação que vc pode fazer quando o texto todo tiver passado na tela
Evento Draw:
draw_text(x, textoy, "seu texto aqui"); //desenha o texto na tela na posição x e variável y que controla o movimento
Pra tornar uma string multi-linha (passar a linha de baixo) use o caractere # no final do parágrafo, ex:
bla bla bla bla#bla bla bla bla#bla bla bla bla##bla bla bla bla
o texto acima seria exibido assim:
bla bla bla bla
bla bla bla bla
bla bla bla bla
bla bla bla bla
Não se esqueça que ao usar o evento Draw qualquer sprite que o objeto esteja exibindo deverá receber uma linha de draw_sprite porque esse evento sobrescreve toda a informação sobre desenho do objeto!
†Ceifador- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
A ae amigos blz pura???
O game que eu fiz pro concurso tem esse tipo de mensagem na segunda screen. Aqui esta o link do fonte:
Seria basicamente isso:
objeto objMensagem:
Evento CREATE:
Evento DRAW:
Agora o objeto objIntro:
Evento CREATE:
flws!
O game que eu fiz pro concurso tem esse tipo de mensagem na segunda screen. Aqui esta o link do fonte:
- Código:
http://www.mediafire.com/file/51p2ri85gn44q5w/Hero.gmk
Seria basicamente isso:
objeto objMensagem:
Evento CREATE:
- Código:
caption = "Minha mensagem";
- Código:
y -= 1; //ou outro valor
if (y < -16) instance_destroy();
Evento DRAW:
- Código:
draw_set_color(c_white); //texto branco
draw_set_halign(fa_center); //centraliza o texto
draw_text(room_width/2, y, caption); //drawza o texto
Agora o objeto objIntro:
Evento CREATE:
- Código:
in = instance_create(0, room_height + 12, objMensagem);
in.caption = "Mensagem numero 1";
in = instance_create(0, room_height + 28, objMensagem);
in.caption = "Mensagem numero 2";
in = instance_create(0, room_height + 40, objMensagem);
in.caption = "Mensagem numero 2";
flws!
Última edição por vinians em Sáb 04 Set 2010, 22:02, editado 2 vez(es)
Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
o texto do evento draw deu um erro
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Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
É verdade amigão! Arrumei la, tenta novamente!peixoto escreveu:o texto do evento draw deu um erro
flw!
Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
como faiz pro textor ficar maior??
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Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
Estranho, pode ser o ; que esta faltando... tente colocar o ; e ve se funciona. Eu tinha testado aqui e tinha funfado
flw!
flw!
Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
onde esta faltando?? esplique pois existem muitos lugares com ;
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Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
Amigo, dá um bizoi la e confira se esta tudo igual, inclusive o nome dos objetos. Eu coloquei o ; no lugar certo. Ve la se dá certo agora.peixoto escreveu:onde esta faltando?? esplique pois existem muitos lugares com ;
Inté!
Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
esta tudo certinho so que a letra esta pequena demais n tem como alterar
ps: vc ja deve estar ficando irritado de tanta pergunta e perda de tempo com um topico
ps: vc ja deve estar ficando irritado de tanta pergunta e perda de tempo com um topico
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Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
Irritado nada, aqui no forum todos nos ajudamos, nao nascemos sabendo hehehehe.peixoto escreveu:esta tudo certinho so que a letra esta pequena demais n tem como alterar
ps: vc ja deve estar ficando irritado de tanta pergunta e perda de tempo com um topico
Pra aumentar a lertra crie uma fonte com tamanho 14 por exemplo
Depois coloque esse comando antes de todos no evento DRAW da mensagem:
- Código:
draw_set_font(minha_fonte); // coloque o nome da sua fonte
Re: [RESOLVIDO]historinha de inicilização
aleluia deu certo muitissimo obrigado e para admins e mods a podem trancar este topico
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