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Atravessar plataforma e parar em cima dela
+4
CPinheiro
Gusba
VerdiMare
handeter
8 participantes
Página 1 de 1
Atravessar plataforma e parar em cima dela
Eu gostaria de saber como eu faço para fazer meu personagem pular de baixo de uma plataforma atravessar ela e quando cair, parar em cima dela.
Eu ja li topicos com duvidas parecidas com essa , mas msm assim n conseguir descobrir o q tinha q fazer
Se alguem souber por favor me responda.
qualquer ajuda é bem vinda
e se puder, vir com comandos do game maker.
mas pode ser tb com codigos
flws
Eu ja li topicos com duvidas parecidas com essa , mas msm assim n conseguir descobrir o q tinha q fazer
Se alguem souber por favor me responda.
qualquer ajuda é bem vinda
e se puder, vir com comandos do game maker.
mas pode ser tb com codigos
flws
handeter- Data de inscrição : 19/02/2009
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Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
podscré queria também fazer isto mas parece q não dar
bom tenha criatividade se ninguem le responder!
Até mais
bom tenha criatividade se ninguem le responder!
Até mais
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
eu estou um tempao lendo uns topicos e n consigo nada
handeter- Data de inscrição : 19/02/2009
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Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
coloca a plataforma como NAO solida, nao faça NENHUM evento de colisao com ela, e no step do jogador coloca:
no lugar de obj_plataforma coloque o nome do seu objeto
- Código:
if (place_meeting(x,y+1,obj_plataforma) and vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
y -= 1;
}
no lugar de obj_plataforma coloque o nome do seu objeto
Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
Gusba + uma vez brigado por tentar ajudar
Depois de muito tentar eu coloquei esse codigo no step do meu personagem e deu certo
Codigo
while (place_meeting(x,y,obj_plataforma)) {
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
O unico problema é q depois de atravessar a plataforma ele da um pulo a mais e depois cai em cima do jeito q eu queria
Se n fosse o pulo a mais tava perfeito, mas ate q esse pulo a mais n tem muito problema, entao eu acho q esse problema pra mim foi resolvido.
Eu tentei o seu codigo, mas ele pula por cima da plataforma cai em cima dela mas ai ele perde a animaçao e fica parado e tem q sair da plataforma para voltar ao normal.
Mas mais uma vez vlw por ajudar
Depois de muito tentar eu coloquei esse codigo no step do meu personagem e deu certo
Codigo
while (place_meeting(x,y,obj_plataforma)) {
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
O unico problema é q depois de atravessar a plataforma ele da um pulo a mais e depois cai em cima do jeito q eu queria
Se n fosse o pulo a mais tava perfeito, mas ate q esse pulo a mais n tem muito problema, entao eu acho q esse problema pra mim foi resolvido.
Eu tentei o seu codigo, mas ele pula por cima da plataforma cai em cima dela mas ai ele perde a animaçao e fica parado e tem q sair da plataforma para voltar ao normal.
Mas mais uma vez vlw por ajudar
handeter- Data de inscrição : 19/02/2009
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Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
cara, acredito q esse codigo q deu certo tambem é meu =D
mas q bom que deu certo!
mas q bom que deu certo!
Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
Isso não é difícil. O metodo ideal é verificar se o y da plataforma é menor do que o y do personagem. Se for, a plataforma torna-se não-sólida. Se o y da plataforma por maior que o y do personagem (se a plataforma estiver em baixo), ela se torna sólida.
Estou usando isso em um projeto meu, é realmente útil. ;)
Estou usando isso em um projeto meu, é realmente útil. ;)
Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
Tambem acho o metodo do Cpinheiro mais simples e eficaz, por sempre tenho bugs mortais com colisão e acho q o simples é melhor
Última edição por rodrigo1434 em Sáb 14 Mar 2009, 13:52, editado 1 vez(es)
Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
oi gente tem como fazer o personagem n dar um pulo a mais modificando esse codigo?
- Código:
while (place_meeting(x,y,obj_plataforma)) {
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
handeter- Data de inscrição : 19/02/2009
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Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
claro.
while (place_meeting(x,y,obj_plataforma))
{
if vspeed >= 0
{ vspeed = 0;
y -= 1;}
}
flwss
while (place_meeting(x,y,obj_plataforma))
{
if vspeed >= 0
{ vspeed = 0;
y -= 1;}
}
flwss
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
Ao invés do vspeed, eu usaria o yprevious e o y. Nem sempre se usa o vspeed, mas o movimento de acordo com a posição anterior e a atual é sempre válido.
Só que o pivô da instância que pula tem que estar na base do sprite e o pivô da plataforma, no topo do sprite.
- Código:
if (place_meeting(x,y+1,obj_plataforma) and (yprevious < y)) then
begin
vspeed = 0;
y := (position_meeting(x,y+1,obj_plataforma)).y - 1;
end;
Só que o pivô da instância que pula tem que estar na base do sprite e o pivô da plataforma, no topo do sprite.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
Não conhecida o yprevious, M.A.S. Como ele funciona?
Ah, para evitar erros com os offsets dos sprites, é bom fazer isso:
Mas claro, para não dar erros, o sprite deve se resumir só no jogador, sem deixar espaços verticalmente.
Ah, para evitar erros com os offsets dos sprites, é bom fazer isso:
- Código:
if (place_meeting(x,y-sprite_yoffset+sprite_height+1,obj_plataforma) and (yprevious < y)) then
begin
vspeed = 0;
y := (position_meeting(x,y+1,obj_plataforma)).y - 1;
end;
Mas claro, para não dar erros, o sprite deve se resumir só no jogador, sem deixar espaços verticalmente.
Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
Não conhecida o yprevious, M.A.S. Como ele funciona?
O xprevious e o yprevious são as posições x e y da instância no step anterior ao atual. Se você icrementa 1 pixel ao x a cada step, o valor de xprevious no momento em que x for 30 será 29.
Dessa forma saberíamos se a instância está subindo ou descendo mesmo que ela não use o vspeed.
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: Atravessar plataforma e parar em cima dela
Bem, eu só irei responder a sua pergunta, o resto é você quem irá fazer.
1-Criar estes objetos:
-Um obj_personagem
-Um obj_bloco
2-Programar o obj_personagem
-Adicione um evento de colisão com o obj_bloco
-No evento adicione um código e escreva:
3-Programar o obj_bloco
-Adicione um evento create.
-No evento adicione um código e escreva:
-Adicione um evento step.
-No evento adicione um código e escreva:
PRONTO!!
Coloque seu obj_personagem e seu obj_bloco na room e teste!!
1-Criar estes objetos:
-Um obj_personagem
-Um obj_bloco
2-Programar o obj_personagem
-Adicione um evento de colisão com o obj_bloco
-No evento adicione um código e escreva:
- Código:
if global.solido=true
if vspeed>-0.1
{
if other.y-16>y
{
x=self.x
y=other.y-32
vspeed=0
solo=true
}
}
else
{
//nenhum//
}
3-Programar o obj_bloco
-Adicione um evento create.
-No evento adicione um código e escreva:
- Código:
global.solido=false
-Adicione um evento step.
-No evento adicione um código e escreva:
- Código:
if obj_personagem.y<y and distance_to_object(obj_personagem)<4{global.solido=true}
PRONTO!!
Coloque seu obj_personagem e seu obj_bloco na room e teste!!
freelipe- Data de inscrição : 08/03/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 113
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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