Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Configurando o jogo será executado GM8
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Configurando o jogo será executado GM8
Configurando o jogo será executado GM8
Bom, nessa aula vamos aprender a configurar como nosso jogo deve ser executado. Então, abra seu jogo e vamos configura-lo da melhor maneira possível. Clique no Menu Resources e depois na opção Global Game Settings.
Global Game Settings: Aqui serão setadas as configurações de seu jogo:
ABA GRAPHICS:
Start in Full Screen: Marque esta opção se quiser que o jogo inicie em tela cheia.Fixed scale (in%): esta opção é pra esticar ou diminuir a tela em que o jogo vai aparecer em%.
Keep aspect ratio: Manter proporção entre altura e largura mesmo que a janela seja redimensionada.
Full Scale: Esticar na tela inteira.
Interpolate color between pixels: Interpolar cores entre pixels, isso serve para "borrar" as texturas para retirar o serrilhado.
Color outside the room region: cor que ficará envolta da room caso seja redimensionada e esteja mantendo proporções.
Allow the player to resize game window: deixar que o jogador redimensione a janela.
Let the game window away stay on top: Deixar a janela do jogo sobre todas as outras.
Dont't draw a border in windowed mode: Não desenhar borda quando estiver no modo de janela.
Don't show the buttons in the window capition: Não desenhar botões (fechar, maximizar e minimizar).
Display the cursor: Mostrar o cursor do mouse.
Freeze the game when the form looses focus: Parar o jogo equando a forma perder o foco.
Disable screensavers and power saving actions: Desligar descanso de tela e modo de economia de energia.
ABA RESOLUTION:
Marcando a opção set the resolution of screen abrirão as seguintes opções:Color Depth (profundidade de cores):
-no change: deixa o padrão do computador.
-16- Bit:
-32- Bit:
Resolution (Resolução da tela):
-no change: deixa o padrão do computador.
Largura x Altura
-320 pixels por 240 pixels
-640 pixels por 480 pixels
-800 pixels por 600 pixels
-1024 pixels por 768 pixels
-1280pixels por 1024 pixels
-1600 pixels por 1200 pixels
-Frequency (Frequencia, quantos frames por segundo o jogo será rodado):
-Frame rate é a quantidade vezes que a imagem é atualizada por segundo.
-no change: deixa o padrão do computador.
-60 frames/s
-70 frames/s
-85 frames/s
-100 frames/s
-120 frames/s
-Use the sincronization to avoid tearing: Usar sincronização para não extrapolar o limite de resolução.
ABA OTHER:
*Defaut Keys (Teclas padrão)Let ESC end the game: Quando apertar Esc em qualquer momento do jogo ele será finalizado.
Treat the close button as Esc key: Tratar o bo tão FECHAR como se fosse a tecla ESC.
Let F1 show the game ingormation: Quando apertar F1 em qualquer momento do jogo mostrará a informação do jogo.
Let F4 swtch between screen modes: Quando apertar F4 em qualquer momento do jogo o modo da tela mudará (full-screen e indowed).
Let F5 save the game and F6 load the game: Usar F5 para salvar e F6 para carregar em qualquer momento do jogo.
Let F9 take screenshot of the game: Usar F9 para tirar fotos do jogo em qulquer momento.
*Game Process Prioritys (Prioridade de processo)
-Normal (recomendado).
-High (Alta prioridade).
-Highest (Altissíma prioridade).
*Version information (Informação da versão)
Major:1 Mijor:0 Release:0 Build: 0
São a versão do jogo 1.0.0.0
Company (Compania):
Product (Produto):
CopyRights (Direitos reservados):
Description (Descrição):
ABA LOADING:
-Imagem no fundo do loadingShow your image while loading: Mostrar sua imagem enquanto o jogo carrega.
Change image: escolher sua imagem
Make image partiali tranparent: deixar imagem com alguma transparência.
Make translucent with aplha value: deixar imagem translúcida.
-Barra de progresso
No loading progress bar: sem barra de progresso.
Defaut Loading Progress bar: barra de progresso padrão.
Own progress bar: Sua barra de progresso.
-Back imagem: fundo da barra de progresso.
-Front image: frente da barra de progresso.
Scale progress bar: Esticar barra de progresso.
Change icon: trocar icone do jogo (são suportados icones até 32x32).
ABA ERRORS:
*Display error messages: mostrar mensagens de erro.*Write errors messages to file game errors.log: Criar um arquivo de texto com os erros que ocorrerão no jogo.
*Abort all errors messages: Fechar jogo se houver qualquer erro.
*treat uninitialized variables as value 0: Setar os valores das variaveis não iniciadas em 0.
ABA INFO:
Author: seu nome.Version: versão do jogo.
Information: escreva sobre o jogo aqui.
FLWS!
Última edição por Alex FC em Dom 08 Fev 2015, 18:02, editado 14 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
Re: Configurando o jogo será executado GM8
Muito bom Alex! A cada domingo você surpreende a gente com as suas super aulas. Isso que você explicou eu já sabia definitivamente tudo, mas vai ajudar muito a todos que tem dúvidas quanto a isso, que com todas essas opções, o criador tem mais liberdade na hora de criar os seus jogos.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Configurando o jogo será executado GM8
mto show os tuto dele, isso ajuda muito mesmo
próxima aula vc poderia dar tipo umas dica pra nóis, tipo, pra pular, pra fazer gravidade e tlz, tipo a melhor forma de fazer uma coisa, que ajudaria muito
tipo, pra fazer o jogo rodar normalmente eu coloco isso:
gravity_direction=270;
if place_free(x,y+1)
{
gravity=0.5
}
if ! place_free(x,y+1)
{
gtavity=0
}
isso é pra existir gravidade só quando não tiver nada embaixo, o que pode dar efeitos muitos bons, como pular embaixo e cair em cima e tlz, mas num sei porque nunk fucionou lol, o código tá certo neh
vc poderia falar como vc faz essas coisas, tipo, pular, gravidade (já falei isso neh???)
bom, isso é só uma dica pro próximo tuto
próxima aula vc poderia dar tipo umas dica pra nóis, tipo, pra pular, pra fazer gravidade e tlz, tipo a melhor forma de fazer uma coisa, que ajudaria muito
tipo, pra fazer o jogo rodar normalmente eu coloco isso:
gravity_direction=270;
if place_free(x,y+1)
{
gravity=0.5
}
if ! place_free(x,y+1)
{
gtavity=0
}
isso é pra existir gravidade só quando não tiver nada embaixo, o que pode dar efeitos muitos bons, como pular embaixo e cair em cima e tlz, mas num sei porque nunk fucionou lol, o código tá certo neh
vc poderia falar como vc faz essas coisas, tipo, pular, gravidade (já falei isso neh???)
bom, isso é só uma dica pro próximo tuto
Re: Configurando o jogo será executado GM8
Aí Alex, bem que você poderia explicar sobre a aba errors, ela é um ponto importante também eu acho.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Configurando o jogo será executado GM8
a aba erros fala o que acontecerá se der um erro
Display errors mensagens - exibir as mensagens com erros (bom para testar os jogos, para distribuir desmarca)
abort on all erros mensagen - clicar em abort sempre que der erro
o resto sei lá
agora esse tutu sugerido pelo souzalucasjosédeandradesilvanunesvieira será preciso
Display errors mensagens - exibir as mensagens com erros (bom para testar os jogos, para distribuir desmarca)
abort on all erros mensagen - clicar em abort sempre que der erro
o resto sei lá
agora esse tutu sugerido pelo souzalucasjosédeandradesilvanunesvieira será preciso
Re: Configurando o jogo será executado GM8
Isso tudo eu já sei, mas seria bom ele colocar no tutorial dele pra quem não sabe.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Configurando o jogo será executado GM8
OK então. Logo logo adicionarei duas das três abas, errors e constants. Vlw?
Ja para próxima aula, vou explicar sobre backgrounds para finalizar a parte de resourses. Sons não será muito necessário. Então depois dessa aula começarei a introdução a jogos de plataforma.
Obrigado pelas sugestões.
FLWS!
Ja para próxima aula, vou explicar sobre backgrounds para finalizar a parte de resourses. Sons não será muito necessário. Então depois dessa aula começarei a introdução a jogos de plataforma.
Obrigado pelas sugestões.
FLWS!
Re: Configurando o jogo será executado GM8
Muito bom Alex outra aula sua que me ajudou com o meu projeto !!
muito bem explicado, acho que depois dessa aula vai ser dificil alguem
te duvida com esse assunto .
muito bem explicado, acho que depois dessa aula vai ser dificil alguem
te duvida com esse assunto .
Re: Configurando o jogo será executado GM8
Aula atualizada (15/02/09):
-Aba erros adicionada.
-Aba constants adicionada.
FLWS!
-Aba erros adicionada.
-Aba constants adicionada.
FLWS!
Re: Configurando o jogo será executado GM8
Agora sim Alex, está tudo completo! Tu é o cara man não tem preguiça de nada, como eu xD
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Configurando o jogo será executado GM8
Aula atualizada - 22/10/12:
- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das imagens.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das imagens.
Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.
FLWS!
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|