GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Duvida com IA

2 participantes

Ir para baixo

Duvida com IA Empty Duvida com IA

Mensagem por afonso_silva Seg 21 Jun 2010, 03:22

Como se faz para que de 5 em 5 segundos, um inimigo dispare um tiro para onde está virado?
afonso_silva
afonso_silva

Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 147
Prêmios : Duvida com IA Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com IA Empty Re: Duvida com IA

Mensagem por Igor KinGamer Seg 21 Jun 2010, 15:21

Top view ou plataforma?

Se for plataforma:
Digamos que o inimigo tenha uma variável chamada "direita", com o valor true se está virado para a direita e false se está virado para a esquerda. Deve existir um objeto que será o tiro.
Para fazer atirar de 5 em 5 segundos, você pode usar alarmes.
Coloque no evento Create:
alarm[0] = 5*room_speed;
// room_speed é a quantidade de steps por segundo, consequentemente, o valor dessa variável equivale a 1 segundo.

E no evento Alarm 0:
tiro = instance_create(x, y, obj_Tiro); // Cria o tiro
tiro.speed = 5; // Velocidade do tiro
if (direita == true) // Se está virado para a direita
tiro.direction = 0; // Direção do tiro é a direita
else // Se está virado para a esquerda
tiro.direction = 180; // Direção do tiro é a esquerda
alarm[0] = 5*room_speed; // Reativa o alarm, mais 5 segundos.

Se você quiser que o tiro saia mais embaixo, é só adicionar algum valor ao y no "instance_create(x, y, obj_Tiro)". Ex.: instance_create(x, y+7, obj_Tiro).

Se for top view, é a mesma coisa, só trocando, no Alarm 0:
if (direita == true) // Se está virado para a direita
tiro.direction = 0; // Direção do tiro é a direita
else // Para a esquerda
tiro.direction = 180; // Esquerda

Por:
tiro.direction = direction;
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Duvida com IA Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos