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Tutorial Criando game em tempo real

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Mensagem por mako182 Dom 21 Fev 2010, 00:50

Que tal criar um game em tempo real mesmo, ou seja a hora do jogo é a hora que voce esta jogando, influenciando o tempo como luz do cenario amanhecendo, solzão(kk), atardecer e anoitecer..
Bom essa engine eu não fiz eu editei ela é original day night(dia e noite), mas essa engine original não cria um tempo real e essa q editei faz certinho*-*.
Então fiz para meu RPG mas vo deixa um poko pra vc afinal conhecimento em 2 mãos só é uma burrice.
Sem mais nem menos vamo aos scripts.

Crie um obj_tempo e cole esse script a seguir no evento create

global.night_ = 1
segundo = date_get_second(date_current_time())
hora = date_get_hour(date_current_time())
minuto = date_get_minute(date_current_time())

fase = 0
to = 1

color = c_black
col = 0
red = 0
alarm[0] = room_speed

Agora adicione um evento step e coloque esse script a seguir

//definindo
global.night_ = 1
segundo = date_get_second(date_current_time())
hora = date_get_hour(date_current_time())
minuto = date_get_minute(date_current_time())

fase = 0
to = 1

color = c_black
col = 0
red = 0
alarm[0] = room_speed

//matematica de tempo

hh = (hora)+(minuto/60)
to = -1
if hora > 12
{
hh = (hora-12)+(minuto/60)
to = 1
}

fase = ((12-hh)/12)
if to = 1
fase = 1-((12-hh)/12)

if to = -1
fase*=1.3

if hora = 18
red = ((minuto)/60)*255
if hora = 19
red = 255-(((minuto)/60)*255)

global.night_ = 0
if (hora > 20) or (hora < 5)
global.night_ = 1

Agora adicione um evento Draw e coloque esse script a seguir

image_alpha = fase-0.10
if to = 1
image_alpha = fase-0.30

if image_alpha > 0.7
image_alpha = 0.7
redr = ((red/255))*239
redg = ((red/255))*92
redb = ((red/255))*50
draw_set_alpha(image_alpha)
col = make_color_rgb(redr,redg,50)
draw_set_color(col)
draw_rectangle(view_xview-1,view_yview-1,view_xview+view_wview+1,view_yview+view_hview+1,false)
draw_set_alpha(1)
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview,view_yview,string(hora)+":"+string(minuto)+":"+string(segundo))
Pronto adicione em seu game (room) esse obj e pronto seu jogo vai estar rodando em tempo real
Gostou ou acho pouco??
Para quem ta com dificuldadade ou preguissa de copia e colar isso ai segue o link pra baixa a engine pronta.
baixa
vlw
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Mensagem por Hélio Dom 21 Fev 2010, 04:07

Muito bom!
Realmente muito útil para jogos de simulação!, tem um The sims para DS, que o amanhecer ou anoitecer é de acordo com o relógio do DS!
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Mensagem por SIGILOSO Dom 21 Fev 2010, 09:29

Mto legal,tbm pode ser útil para jogos de pokémon,como silver/gold Happy Parabéns pelo post!
afro
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Mensagem por Mystery_boy_maker Dom 21 Fev 2010, 10:40

Legal cara como o Helio falou em jogos de simulação !!
como the sims ficariam com sistema bem shoow !!!
muito bem explicado
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Mensagem por Convidad Sex 23 Abr 2010, 09:39

muito util para meu the sims que estou fasendo Very Happy
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Mensagem por Cainã Sex 23 Abr 2010, 10:24

Muito útil realmente para jogos em primeirissima pessoa, de simulação como ja disseram. Muito bom tutorial.
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Mensagem por mako182 Ter 27 Abr 2010, 14:10

a vlew galera
jaja eu posto mais alguns tutos pra vcs
quando eu tiver um tempinho Happy
abs
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Mensagem por BackGround Sex 04 Jun 2010, 23:55

Como o ultimo post foi no dia 27 de abril,então vou postar.

Eu tenho uma dúvida,eu usei esses códigos,blz,foi legalzin.
O problema é quando cria um objeto novo no jogo,ele não
fica de acordo com o ambiente (o meu objeto muda de sprite)

Comofaz

Editado por CyraxX: Não tem problema, reviver tutoriais. Mais se fosse outro tópico, Como o de perguntas e respostas, teria.
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Mensagem por afonso_silva Qui 17 Jun 2010, 16:02

tá mto bom! Parabéns
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