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Manipulamento de imagens com Game maker
3 participantes
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Manipulamento de imagens com Game maker
Funciona em : Game Maker 8.0 (6.0, 7.0) Pro/Lite (testei no gm 8.0, mais quase certeza funcionar nas outras versões)
Nível: Básico / Mediano
vou mostrar um dos principios básicos pra quem quer criar algum programa de edição de imagem ou mesmo criar animações!
creio que algumas pessoas se pergutaram como eu fiz isso , vou mostrar um dos caminhos ;], o "manipulamento" de imagens com o game maker é bem fraco, pelo fato das funções serem lentas ;) , é bom ter um pc razoavelmente bom para não travar...
USE COM IMAGENS PEQUENAS (50 x 50);
primeiro crie um sprite e deixe com o nome: spr_principal, esse sprite será a imagem que nóis iremos recriar
crie dois objetos: principal, obj_pixel
coloque esse código no Draw do obj_principal
Agora no obj_pixel...
Create
Step:
Isso Vai ser responsavel por destruir o objeto quando ele for clicado.
Draw
cria um "quadrado" (pixel para os mais intimos xD)
Nível: Básico / Mediano
vou mostrar um dos principios básicos pra quem quer criar algum programa de edição de imagem ou mesmo criar animações!
creio que algumas pessoas se pergutaram como eu fiz isso , vou mostrar um dos caminhos ;], o "manipulamento" de imagens com o game maker é bem fraco, pelo fato das funções serem lentas ;) , é bom ter um pc razoavelmente bom para não travar...
USE COM IMAGENS PEQUENAS (50 x 50);
primeiro crie um sprite e deixe com o nome: spr_principal, esse sprite será a imagem que nóis iremos recriar
crie dois objetos: principal, obj_pixel
coloque esse código no Draw do obj_principal
- Código:
draw_sprite(spr_principal,0,0,0); // draw o sprite
altura = sprite_get_height(spr_principal); // pega altura do sprite
largura = sprite_get_width(spr_principal); // pega largura do sprite
for (i=0; i<=largura; i+=1) { // vai passando por cada pixel horizontal
for (ii=0; ii<=altura; ii+=1) { // isso serve pra percorrer todos pixels da coluna
my_color =draw_getpixel(i,ii); // pega a cor do pixel
obj:=instance_create(i,ii,obj_pixel); // cria um obj que fará a "formação" da imagem
obj.cor=my_color; // vai definir uma cor pra ele
}}
instance_destroy(); // destroi o obj pra não criar milhoes de objs
Agora no obj_pixel...
Create
- Código:
cor=0;
Step:
- Código:
if(mouse_check_button(mb_left)){ instance_destroy(); }
Isso Vai ser responsavel por destruir o objeto quando ele for clicado.
Draw
- Código:
draw_line_color(x,y,x+1,y+1,cor,cor);
cria um "quadrado" (pixel para os mais intimos xD)
Última edição por Janx em Sáb 16 Out 2010, 17:18, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : melhorar formatação)
Re: Manipulamento de imagens com Game maker
Era exatamente como eu tinha pensado, valeu por esclarecer melhor o método que você usou.
Re: Manipulamento de imagens com Game maker
de nda :], com um pouco de experiencia e criatividade dá pra criar vários estilos de animaçõesCainã escreveu:Era exatamente como eu tinha pensado, valeu por esclarecer melhor o método que você usou.
Re: Manipulamento de imagens com Game maker
muito bom!
valeu por explicar como se faz!
é muito util esse efeito
flw
valeu por explicar como se faz!
é muito util esse efeito
flw
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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