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por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
problema com instance_create
3 participantes
Página 1 de 1
problema com instance_create
criei um objeto q tem q aparecer assim q o player colidir com um outro objeto, no caso:
if not instance_exists(object78) //objeto em q o player colide
{
instance_create(x,y,object106) //objeto q se cria
}
só q esse instance_create cria varios object106(um por cima do outro), e no caso é p criar apenas um.
já tentei animation end= instance destroy mas ficou na mesma
alguém tem uma sugestão?
fallows (tô com net em casa,hehehe )
Editado por CyraxX: Tópico movido para seção GML, "A area "Desenvolvimento" é relacionada ao processo de construção dos jogos, técnicas, interface do Game Maker ou noções sobre o mesmo. Exemplo: "como organizar um projeto", "como colocar sprite e sons no GM", "como usar Drag n Drop", ou seja, tudo não relacionado a linguagem GML."
if not instance_exists(object78) //objeto em q o player colide
{
instance_create(x,y,object106) //objeto q se cria
}
só q esse instance_create cria varios object106(um por cima do outro), e no caso é p criar apenas um.
já tentei animation end= instance destroy mas ficou na mesma
alguém tem uma sugestão?
fallows (tô com net em casa,hehehe )
Editado por CyraxX: Tópico movido para seção GML, "A area "Desenvolvimento" é relacionada ao processo de construção dos jogos, técnicas, interface do Game Maker ou noções sobre o mesmo. Exemplo: "como organizar um projeto", "como colocar sprite e sons no GM", "como usar Drag n Drop", ou seja, tudo não relacionado a linguagem GML."
Última edição por darth vader em Qui 27 maio 2010, 17:25, editado 1 vez(es)
darth vader- Data de inscrição : 29/10/2009
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Re: problema com instance_create
Faz assim, no evento Create cria a variável Can:
No evento de Collision coloca:
- Código:
{
Can = true ;
}
No evento de Collision coloca:
- Código:
if !(instance_exists(object78)) {
if (Can = true) {
Can = false ;
instance_create(x, y, object106) ;
}
}
Re: problema com instance_create
Perfeito Cainã... Só explicando a situação...para o Darth:
Ao colidir um obj com o outro, será criado um terceiro objeto que é o "object106"... Porém, enquanto um objeto estiver em cima do outro, sempre vai estar em colisão e consequentemente sempre criando novos "object106" enquanto estiver colidindo...
Para isso, nosso amigo Cainã sugeriu a idéia de entrada "true" (verdadeiro) e "false" (falso) numa variável. Essa variável é "Can", que recebe inicialmente o valor "true"... Ao executar a 1ª colisão ele recebe "false", impedindo que novos objs sejam criados, porque somente cria enquanto estiver em "true"...
Resumindo: Ao executar a primeira colisão, o "object106" será criado só uma vez e "Can" recebe "false" impedindo que mais "object106" sejam criados...
Isso é só um complemendo da ajuda que o Cainã deu... Espero que seja do interesse ;)
- Código:
if not instance_exists(object78) //objeto em q o player colide
{
instance_create(x,y,object106) //objeto q se cria
}
Ao colidir um obj com o outro, será criado um terceiro objeto que é o "object106"... Porém, enquanto um objeto estiver em cima do outro, sempre vai estar em colisão e consequentemente sempre criando novos "object106" enquanto estiver colidindo...
Para isso, nosso amigo Cainã sugeriu a idéia de entrada "true" (verdadeiro) e "false" (falso) numa variável. Essa variável é "Can", que recebe inicialmente o valor "true"... Ao executar a 1ª colisão ele recebe "false", impedindo que novos objs sejam criados, porque somente cria enquanto estiver em "true"...
Resumindo: Ao executar a primeira colisão, o "object106" será criado só uma vez e "Can" recebe "false" impedindo que mais "object106" sejam criados...
Isso é só um complemendo da ajuda que o Cainã deu... Espero que seja do interesse ;)
Re: problema com instance_create
ficou perfeito!!!obrigado,Cainã, e valeu pelas dicas Giosepe,
é importante entender o q se tá fazendo(coisa q eu ñ fazia qnd comecei no GM)...
Valeu!!!!
é importante entender o q se tá fazendo(coisa q eu ñ fazia qnd comecei no GM)...
Valeu!!!!
darth vader- Data de inscrição : 29/10/2009
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