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Mensagem por FMP Ter 04 maio 2010, 02:35

Olá, pessoal! Sou novo essa comunidade más já mexo com o gm8 faz alguns meses, más até agora não cosegui resolver esse meu problema.
Alguém pode me explicar ou sugerir um tutorial ou os dois até, sobre como fazer para os inimigos virem de forma "randomica" de fora da tela? Digo igual ao antigo seaquest, vem em poisições específicas, velocidade aleatória comforme a sua pontuação, quantidade e ainda seguem os mergulhadores que aumentam a velocidade quando os tubarões chegam perto.
Estou quebrando a cabeça e decidi perguntar aqui sobre essa minha dúvida.
Valeu!
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Aleatoriedade Empty Re: Aleatoriedade

Mensagem por Licht Ter 04 maio 2010, 08:56

faz assim:
_____________ - barra invisível.

/\
l
o-< *
l
\/

_____________

* - bola invisível, no create dele ponha a ação move fixed então
clique na seta pra cima na velocidade que tu quer. no mesmo
ponha: set alarm. escolha o tempo e o alarme. no evento do
seu alarme, põa ação create object, escolha o objeto a ser criado
x=0 y=0, marque relative. e no mesmo evento, coloque o mesmo alarme, no tempo que quiser. faça uma colisão com a
barra invisível e coloque bounce to other direction.

e seja bem vindo FMP! creio que você era na BRMaker né?

obs.: não deu pra fazer direito, na verdade o "*" fica mais atrás.
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Mensagem por vinians Ter 04 maio 2010, 10:49

Amigão voce pode fazer assim:
Vai la no seu inimigo e coloque isso no Evento CREATE:

//Escolhe se vai nascer na esquerda ou direita
if (choose(1, 100) == 1)
{
x = -sprite_width;
hspeed = choose(2, 3, 4); //Escolhe a velocidade
}
else
{
x = room_width + sprite_width
hspeed = - choose(2, 3, 4); //Escolhe a velocidade

}
y = irandom_range(sprite_height, room_height - sprite_height); //Escolhe a linha

vlw!
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Mensagem por FMP Qua 05 maio 2010, 00:56

Valeu pela ajuda dos dois!!
Sim, eu sou do brmaker, más ninguém está respondendo mais nada lá, então eu dei uma procurada (pelo menos a minha dúvida). Um cara com o nome muito parecido co o seu me deu uma ajuda nessa minha dúvida lá, Lucas Lunar O.o
Valeu, Vinians! VOU TESTA-LO AGORA!
Esse código aparentemente só serve para por um inimigo em uma linha x com velocidade x e onde vai nascer. Pode me explicar sobre como os meus objetos podem ser influenciados pelo score e o caso do diver que aumenta a speed conforme o shark chega perto dele? Será que estou pedindo muito ? O.o
Qualquer coisa eu edito esse post, valeu!
Edit:Infelizmente não funcionou... Sad
Coloquei o seu código e nada, depois eu tentei colocar os valores correspondentes, tipo, sprite_width=largura do meu sprite(62), más tbm não funcionou.
Eu puz um desse inimigo na room e ele passou da esquerda para a direita e nunca mais voltou O.o
Se poderia resolver esse problema tbm?
Valeu!
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Mensagem por vinians Qua 05 maio 2010, 09:39


Edit:Infelizmente não funcionou... Sad
Coloquei o seu código e nada, depois eu tentei colocar os valores correspondentes, tipo, sprite_width=largura do meu sprite(62), más tbm não funcionou.
Eu puz um desse inimigo na room e ele passou da esquerda para a direita e nunca mais voltou O.o
Se poderia resolver esse problema tbm?
Valeu!
Amigo, ele funciona sim. Ele sever pra criar o inimigo na esquerda OU na direita. Depois ele escole a altura que o inimigo vai aparecer. Isso deve ser colocado no evento CREATE.
Mas esse código é genérico. Verifique se nesse seu objeto de inimigo não tem algum codigo que o destroi o inimigo assim que ele sai da room.
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Mensagem por FMP Qui 06 maio 2010, 03:18

Eu tinha errado uma linha de comando O.o
Más o problema continua o msm. Ele apareçe randomicamente de um lado e não volta mais! Tem a qustão do sprite de acordo com a posição(indo para a esquerda=sprite_index=running_left e etc). Aqui vai o código do jeito que eu ponho:

No evento CREATE do inimigo:

if (choose(1, 100) == 1)
{
x = - 62;
hspeed = choose(2, 3, 4);
}
else
{
x = 490 + 62
hspeed = - choose(2, 3, 4);
}
y = irandom_range(40, 474 - 40);

Eu tbm já substitui os valores pelos repectivos códigos (tipo a forma genérica deles) e nada. Eu errei alguma coisa nesse código?
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Mensagem por Licht Qui 06 maio 2010, 08:49

você testou aquele outro jeito?
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Mensagem por FMP Sex 07 maio 2010, 01:09

Ainda não...
Dei preferencia pelo gml pois axo mais completo e rápido que o drop'n.
Vou testá-lo agora!
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