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[RESOLVIDO] Objeto personagem gruda nas laterais dos blocos
3 participantes
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[RESOLVIDO] Objeto personagem gruda nas laterais dos blocos
To iniciando um projeto com o nome provisório de ... esqueci. Mas não importa.
O problema é que quando o personagem pula, tá tudo okay, mas quando ele encosta nas LATERAIS dos blocos(que eu uso para fazer paredes e solos), ele "gruda" lá até voce soltar o botaão. vou escrever aqui todos os poucos codigos do jogo:
Evento: Create
Ação: Execute Code
Evento: Step
Ação: Execute Code
Ação: Execute Code (2)
Evento: Colisão com objeto Blocosolo
Ação: Execute Code
Ação: Execute Code
Por favor, deem dicas. Eu, por alguma razão misteriosa, realmente não quero que quem ta jogando fiquem trapaceando grudando na parede, pulando e grudando mais em cima, assim escalando. Além do mais que fica ruim de pulas quando se está proximo das laterais do bloco.
O problema é que quando o personagem pula, tá tudo okay, mas quando ele encosta nas LATERAIS dos blocos(que eu uso para fazer paredes e solos), ele "gruda" lá até voce soltar o botaão. vou escrever aqui todos os poucos codigos do jogo:
Evento: Create
Ação: Execute Code
- Código:
parado=true;
andando=false;
nochao=true;
direcao=0;
valocidade=4
Evento: Step
Ação: Execute Code
- Código:
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed = -6}
else{
if keyboard_check(vk_right)
{hspeed = 6}
else{hspeed = 0}}
if keyboard_check_pressed(vk_up) and nochao = true
{
nochao=false
vspeed=-16;
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) and vspeed < 0 {vspeed /=2}
if nochao=false
{
sprite_index=Vampiro_pula
}
Ação: Execute Code (2)
- Código:
if place_free(x,y+1)
{gravity = 0.75}
else
{gravity = 0}
Evento: Colisão com objeto Blocosolo
Ação: Execute Code
- Código:
move_contact_solid(direction,8)
nochao=true
vspeed=0
sprite_index = Vampiro
Ação: Execute Code
- Código:
if collision_line(0,1,1,64,Blocosolo,true,true) and nochao=false
{ yspeed = 1 }
Por favor, deem dicas. Eu
Última edição por felaobr em Qui 06 maio 2010, 23:09, editado 1 vez(es)
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [RESOLVIDO] Objeto personagem gruda nas laterais dos blocos
Esse erro é muito comum entre jogos de plataformas. Na maioria das vezes, o erro está na máscara, tente fazer uma máscara quadrada e desmarque a opção Precise collision checking e não esqueça de aplicar a máscara nas propriedades do objeto. Talvez resolva.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: [RESOLVIDO] Objeto personagem gruda nas laterais dos blocos
Eu recomendo usar esses codigos para andar porque eles verificam se tem algum sólido antes de andar ai voce não precisa usar esse tanto de variável.
STEP:
Isso já aconteceu comigo mas foi porque eu digitei alguns sinais errados no código acima.
STEP:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) {
if place_free(x-3,y)
{
sprite_index=esquerda;
x-=3;
}
}
if keyboard_check(vk_right) {
if place_free(x+3,y)
{
sprite_index=esquerda;
x+=3;
}
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) {
if place_free(x,y+1)=false
{
vspeed=-8;
}
}
- Código:
move_contact_solid(direction,8);
vspeed=0;
sprite_index = Vampiro
Isso já aconteceu comigo mas foi porque eu digitei alguns sinais errados no código acima.
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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Re: [RESOLVIDO] Objeto personagem gruda nas laterais dos blocos
Souza
Fiz tudo o que você me disse, e chequei para ver se fiz algo de errado. Bem, não deu certo :/
Victor
Obrigado pela dica! mas eu creio que não vai mudar muita coisa. vou dar uma olhada, qualquer coisa eu edito o post aqui.
EDIT: Funfo ae, Victor. Vlw por todas (as duas :S) respostas.
Fiz tudo o que você me disse, e chequei para ver se fiz algo de errado. Bem, não deu certo :/
Victor
Obrigado pela dica! mas eu creio que não vai mudar muita coisa. vou dar uma olhada, qualquer coisa eu edito o post aqui.
EDIT: Funfo ae, Victor. Vlw por todas (as duas :S) respostas.
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
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