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ajuda com meu jogo pelo amor de deus

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Mensagem por Henrique_GJ Seg 03 maio 2010, 15:15

eu tava fazendo um jogo chamado bounce mas ele dá um bug terrível que da raiva


o jogo é de plataforma e a bolinha (bounce, que é o personagem) é criado ele fica normal ali direitinho

mas quando eu pulo e caio no chao denovo ele atravessa o chao e vaza

eu ja tentei usar a colisão com o chao

na colisão eu coloquei

if bounce.y < chao.y
{
vspeed-=1
}
if bounce.y > chao.y
{
vspeed+=1
}

mas não da certo a praga da bolinha atravessa o chao
eu tentei com place meeting no step

if place_meeting(x,y+1,chao)
{
vspeed-=1
}
if place_meeting(x,y-1,chao)
{
vspeed+=1
}

mas não tem jeito a peste da bolinha anda normalmente e talz mas quand pula uma vez quando bate no chao atravessa

eu tentei de tantas formas diferentes que vcs nem imaginam

eu tentei até com place_free mas da o mesmo bug

alguém pode me ajudar? por favor? eu naum sei porque mas esse bug ta acontecendo eu fiz tudo direitinho parece até que o GM tá de sacanagem comigo

na verdade ele sempre parece estar de sacanagem comigo mas eu não vou ficar me lamentando agora neh....

enfim quem souber como faz...

Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
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Mensagem por Cainã Seg 03 maio 2010, 15:32

Primeiro de tudo coloca no objeto do chão no evento Create: solid = true; (ou simplesmente marca a opção no objeto).

No evento de colisão com a bolinha coloca:

Código:
{
if other.y<y{
vspeed=10;
}
else{
vspeed=-10;
}
}
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Mensagem por vinians Seg 03 maio 2010, 15:33

Nao sei qual é o seu código de gravidade, mais em todo caso tenta esse aqui que eu uso nos meus projetos:

if (place_free(x, y + vspeed + 1))
{
gravity := 1;//Queremos que a cada STEP nosso VSPEED aumente em 1
if ( vspeed > 4)
vspeed := 4;//mais NÃO vamos deixar aumentar muito né????

} else
{
//Move para baixo até QUASE fazer contato com o chão
//Onde está 2 não devemos colocar valores muito grandes pra nao haver "saltos" estranhos no char
move_contact_solid(270, 2);
vspeed := 0; //Paramos de cair
gravity := 0; //Sem gravidade agindo
}

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Mensagem por Henrique_GJ Seg 03 maio 2010, 15:41

não entendi, como assim

if (place_free(x, y + vspeed + 1))

esse y + vspeed + 1 tá errado naum?

eu acho que vc quis dizer

if place_free(x,y+1)

e... vc pode explicar melhor o código? pra mim conseguir usar eu num tô entendendo bulufas

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Mensagem por vinians Seg 03 maio 2010, 15:46

Henrique_GJ escreveu:não entendi, como assim

if (place_free(x, y + vspeed + 1))

esse y + vspeed + 1 tá errado naum?

eu acho que vc quis dizer

if place_free(x,y+1)

e... vc pode explicar melhor o código? pra mim conseguir usar eu num tô entendendo bulufas

vlw
Esse código eu retirei de um jogo meu de plataforma que funciona, portanto não está errado. Coloque no evento STEP, mais tem que tirar outros códigos de gravidade que voce tiver pois senão vai misturar. Eu geralmente crio um script chamado gravidade e coloco este codigo dentro. Depois chamo o script onde eu precise ter gravidade.
Ele ja esta bem comentado, qual parte voce nao entendeu?
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Mensagem por Henrique_GJ Seg 03 maio 2010, 15:52

esquece já desisti do meu projeto

nada nele deu certo

eu fiz um código nele assim: (eu retirei o movimento de pulo e a gravidade, queria apenas fazer um teste)

fui no step e deixei o código:

if keyboard_check(vk_left)
{
if place_free(x-4,y)
{
x-=4
}
}
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+4,y)
{
x+=4
}
}

pois é eu coloquei só isso mais nada só isso e ele não anda para os lados mas era pra andar

isso significa que meu GM ou tá nugado ou sei lá

vou deixar meu projeto de lado quando eu tiver um computador que presta porque o meu não tem memória nenhuma num da nem pra jogar super mario quando eu tiver um melhor eu tento fazer um jogo acho que meu pc deve estar com problema pra ler o GM ou sei lá os códigos estão certos... mas o gm não lê desisto
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Mensagem por vinians Seg 03 maio 2010, 15:59

O seu GM não deve estar bugado, se ele entra no GM é porque funciona. Não desiste! Geralmente quando fica assim é porque ta faltando mascara no Sprite.
Crie um novo sprite e pegue a primeira imagem do sprite do seu char e coloque nesse novo sprite.
Depois va no objeto do seu char e selecione esse sprite como Mascara.
Coloque o código de gravidade que te passei que vai funcionar com certeza.
Se não der certo mande o fonte do seu jogo pra mim que eu tento arrumar pra voce.
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Mensagem por Denis Lemos Seg 03 maio 2010, 16:47

Henrique_GJ escreveu:esquece já desisti do meu projeto

nada nele deu certo

eu fiz um código nele assim: (eu retirei o movimento de pulo e a gravidade, queria apenas fazer um teste)

fui no step e deixei o código:

if keyboard_check(vk_left)
{
if place_free(x-4,y)
{
x-=4
}
}
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+4,y)
{
x+=4
}
}

pois é eu coloquei só isso mais nada só isso e ele não anda para os lados mas era pra andar

isso significa que meu GM ou tá nugado ou sei lá

vou deixar meu projeto de lado quando eu tiver um computador que presta porque o meu não tem memória nenhuma num da nem pra jogar super mario quando eu tiver um melhor eu tento fazer um jogo acho que meu pc deve estar com problema pra ler o GM ou sei lá os códigos estão certos... mas o gm não lê desisto

Tomou o cuidado para não deixar a bolinha encavalada no chao lá na room, senão com o código de movimento que você postou, ela não vai andar, pois não estará livre, e como o Vinians disse, talvez seja a "Mask" do objeto, eu quase desisti do Dino Land semana passada, pois deletei um perssonagem para refazê-lo do zero, e usei praticamente os mesmos códigos, só que a porcaria não estava mais querendo funcionar, depois de um dia perdido tentando resolver sem obter resultados, notei que não estava selecionada nenhuma "Mask", daí eu coloquei e funcionou, "incrível né" !!!

Se não coloque o source do projeto para tentarmos arrumar se for o caso, mas não desista também !!!
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Mensagem por Henrique_GJ Ter 04 maio 2010, 13:26

mas no meu caso tá tudo direitinho teve uma vez que meu projeto funcionou só com alguns bugs que eu não podia deixar la eu tinha que concertar mas estava quase quase perfeito daí eu modifiquei uma coisinha tola e ele não faz mais nada

mas obrigado pelo concelho hoje ainda esse projeto tem que ficar certo faz um tempo que eu estou devendo ele que eu falei que ia fazer e... esse GM mexeu comigo num pode ficasr assim ele tá me sacaniando por bem ou por mal querendo ou não querendo a po*** do GM vai fazer o jogo dar certo ou não me chamo Astolfo
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Mensagem por Sonic Ter 04 maio 2010, 13:34

Vc colocou colisão entre o player ( que é a bola) e a plataforma se não colocou colocque e na colisão coleque speed vertical vert.speed. 0 e talvez ajude Smile
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Mensagem por Henrique_GJ Ter 04 maio 2010, 13:39

isso não é bom

tipo se eu pular em biaox (no teto) vai ficar preso e se pular do lado vai ficar ali tbm eu quero algo melhor mas agora acho que vai dar certo
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