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por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Ajuda em Script ... !!!
Página 1 de 1
Ajuda em Script ... !!!
OBS: Aew galera, consegui fazer funcionar o Script, deu certinho pra subir rampas com animação, fiz umas gambiarras aqui xD, eu Vou preparar uma engine e dou Edit nesse tópico.. Vlw
Peço pra que se possível, alguem apague o tópico para evitar tumulto.
Quem Quiser conferir a engine como prometido aqui está: http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-subir-rampas-disponibilizando-t7514.htm
Aew. galera.
Preciso de uma ajuda nesse script: (Subindo rampas)
No evento Step de meu personagem:
Na colisão com o OBJ_Chao:
E colisão no Obj_Rampa:
E para a direita:
Eu uso esses scripts para subir rampas, porem:
Se no evento step na linha que diz para andar para a direita, que muda a sprite e tals tiver ativo, ele não sobe a rampa, porem se eu desativa-lo, ele sobe mais sem a animação.
Tem uma dica de como eu possa "juntar" esses scripts ?
Vlw galera...
Peço pra que se possível, alguem apague o tópico para evitar tumulto.
Quem Quiser conferir a engine como prometido aqui está: http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-de-subir-rampas-disponibilizando-t7514.htm
Aew. galera.
Preciso de uma ajuda nesse script: (Subindo rampas)
No evento Step de meu personagem:
- Código:
//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
if place_free(x,y+1)
{
gravity = 0.75
}
else
{
gravity = 0
}
if keyboard_check(ord("F"))
{
alarm[1] = 50
}
// CONDIÇÕES \\
// PARADO:
if parado = true and direita = true and abaixado = false and atacando = false and puloabaixado = false and pulo = false
{
sprite_index = SPRM_Parado_Direita
hspeed = 0
friction = 0
}
if parado = true and direita = false and abaixado = false and atacando = false and puloabaixado = false and pulo = false
{
sprite_index = SPRM_Parado_Esquerda
hspeed = 0
friction = 0
}
// ANDANDO:
if parado = false and direita = true and andando = true and puloabaixado = false
{
image_speed = 0.3
sprite_index = SPRM_Andando_Direita
x += 3
}
if parado = false and direita = false and andando = true and puloabaixado = false
{
image_speed = 0.3
sprite_index = SPRM_Andando_Esquerda
x -= 3
}
// ABAIXANDO:
if parado = true and direita = true and abaixado = true and atacando = false and puloabaixado = false and pulo = false
{
sprite_index = SPRM_Abaixado_Direita
friction += 0.05
}
if parado = true and direita = false and abaixado = true and atacando = false and puloabaixado = false and pulo = false
{
sprite_index = SPRM_Abaixado_Esquerda
friction += 0.05
}
// Pulo Abaixado:
if parado = true and direita = true and chao = true and abaixado = true and keyboard_check_pressed(ord("A")) and puloabaixado = false and pulo = false
{
image_speed = 0.3
alarm[0] = 20
puloabaixado = true
sprite_index = SPRM_Pulo_Abaixado_Direita
hspeed += 10
}
if parado = true and direita = false and chao = true and abaixado = true and keyboard_check_pressed(ord("A")) and puloabaixado = false and pulo = false
{
image_speed = 0.3
alarm[0] = 20
puloabaixado = true
sprite_index = SPRM_Pulo_Abaixado_Esquerda
hspeed -= 10
}
// AÇÕES \\
// ANDANDO:
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(ord("A"))
{
parado = false
direita = true
andando = true
}
if keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(ord("A"))
{
parado = false
direita = false
andando = true
}
//Parando a ação \\
if keyboard_check_released(vk_right) and direita = true
{
parado = true
direita = true
andando = false
}
if keyboard_check_released(vk_left) and direita = false
{
parado = true
direita = false
andando = false
}
// ABAIXANDO:
if keyboard_check(vk_down) and direita = true and chao = true
{
parado = true
direita = true
abaixado = true
}
if keyboard_check(vk_down) and direita = false and chao = true
{
parado = true
direita = false
abaixado = true
}
// PARANDO A AÇÃO \\
if keyboard_check_released(vk_down) and direita = true
{
parado = true
direita = true
abaixado = false
}
if keyboard_check_released(vk_down) and direita = false
{
parado = true
direita = false
abaixado = false
}
// Atacando:
if keyboard_check_pressed(ord("A")) and direita = true and abaixado = false and chao = true
{
friction = 0.05
atacando = true
andando = false
image_speed = 0.5
parado = true
sprite_index = SPRM_Atacando_Direita
alarm[0] = 10
}
if keyboard_check_pressed(ord("A")) and direita = false and abaixado = false and chao = true
{
friction = 0.05
atacando = true
image_speed = 0.5
andando = false
parado = true
sprite_index = SPRM_Atacando_Esquerda
alarm[0] = 10
}
// Pulando:
if keyboard_check_pressed(vk_up) and direita = true and chao = true and not keyboard_check(vk_down)
{
chao = false
pulo = true
vspeed -= 10
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) and direita = false and chao = true and not keyboard_check(vk_down)
{
chao = false
pulo = true
vspeed -= 10
}
// Animação Pulando:
if direita = true and chao = false and pulo = true
{
image_speed = 1.0
sprite_index = SPRM_Pulando_Direita
}
if direita = false and chao = false and pulo = true
{
image_speed = 1.0
sprite_index = SPRM_Pulando_Esquerda
}
Na colisão com o OBJ_Chao:
- Código:
pulo = false
chao = true
puloabaixado = false
// Encaixar no bloco
if !(vspeed < 0)
{
move_contact_solid(270,32);
if (hspeed > 0) {if !(place_free(x+velocidade,y+1)) vspeed = 0; hspeed = 0;}
else if (hspeed < 0) {if !(place_free(x-velocidade,y+1)) vspeed = 0; hspeed = 0;}
else if (hspeed = 0) {if !(place_free(x,y+1)) vspeed = 0;}
}
else
{
move_contact_solid(90,32);
vspeed = 0;
}
E colisão no Obj_Rampa:
- Código:
vspeed=0
E para a direita:
- Código:
if place_free(x+4,y){
x+=4
}
if place_meeting(x+5,y+5,OBJ_Rampa)&& place_free(x+5,y-5){
x+=5 y-=5
}
Eu uso esses scripts para subir rampas, porem:
Se no evento step na linha que diz para andar para a direita, que muda a sprite e tals tiver ativo, ele não sobe a rampa, porem se eu desativa-lo, ele sobe mais sem a animação.
Tem uma dica de como eu possa "juntar" esses scripts ?
Vlw galera...
Última edição por kelvindeth em Qui 29 Abr 2010, 11:08, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Problema resolvido)
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
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