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Enriquecendo a apresentação de seu projeto

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Mensagem por †Ceifador Qui 02 Set 2010, 12:31

Nome: Enriquecendo a apresentação de seu projeto
Descrição: Dicas sobre como melhorar a estética de seu tópico
Nível de dificuldade: Indiferente
Requerimentos: Indiferente

Escrevi este tutorial pra dar dicas sobre como tornar a apresentação de seu projeto mais convidativa, de forma simples.

Boas práticas:
Alguns pontos são passivos, como escrever corretamente e evitar o uso de emoticons ou semelhantes em excesso.

A estrutura:
Não há uma forma certa ou errada de estruturar sua postagem, mas uma ordem lógica pode despertar mais facilmente o interesse de quem vê, fornecendo as informações ao passo que a curiosidade vai surgindo.

- Descrição
A 1° coisa que alguém nota ao conhecer o trabalho é a descrição (quando ela existe). Ficar enfeitando demais as coisas não é uma boa idéia, mas enfatizar os pontos positivos é essencial, ex:

Descrição "fraca"
Jogo de nave muito dahora com inimigos coloridos e sons que eu peguei na net. É meu 3° jogo no Game Maker e aprendi muita coisa fazendo ele!

Nesse exemplo vemos que informações não tão relevantes não ajudam em nada o leitor a identificar os pontos fortes, as vezes mal dá pra saber qual o gênero ou estilo do jogo.

Descrição "forte"
Top-down shooter 2D para 1 jogador com 6 mapas diferentes a serem explorados e 4 raças de alienígenas inimigos. Possui sistema de evolução das armas através de créditos (dinheiro no jogo) e itens destraváveis.

Nesse outro exemplo temos basicamente a mesma situação como tema, porém apresentando de forma clara e direta o que o jogador pode esperar deste jogo.

- Sinopse
Quanto mais importante for o enredo para o jogo, mais importante será apresentá-lo corretamente. Em casos onde ele é irrelevante, como um puzzle ou arcade, nem mesmo adicionamos este campo ao texto, mas para rpg's, adventures ou etc uma boa sinopse é indispensável.
Evite revelar demais a sua trama, pois isso tira a satisfação do jogador em desvendar os acontecimentos, assim como evite imitar o locutor da sessão da tarde, ex:

Sinopse "fraca"
Joey e seus amigos enfrentam altas aventuras pra salvar sua namorada das mãos do terrível Zloff

Nesse exemplo vemos que uma sinopse vaga não só deixa de apresentar o "universo" de seu jogo ao leitor como também dá uma má impressão de se tratar de outro Super Mario da vida.

Sinopse "forte"
Calleria, uma terra distante situada no coração do país de Abramom sofre nas mãos do tirano Zloff por décadas. Sua lei é o medo, e sua ordem, a punição. Cansados desta vida de miséria e desgraça, um pequeno grupo de aldeões decide empunhar a espada e buscar justiça.

Nesse outro exemplo temos uma visão completamente diferente da aventura de Joey, contendo detalhes que permitem ao jogador imaginar esse universo e suas aventuras.

- Preview
Uma imagem vale por mil palavras, e isso não é só um ditado! Boas screens de seu jogo terminam de aguçar os sentidos do jogador após a leitura da descrição e sinopse. É necessário trabalhar um pouco os arquivos antes de sair postando, do contrário o efeito pode se reverter e nosso projeto ser visto como mal feito.
O ideal é que nossas screens estejam visíveis diretamente na tópico. Postar links em forma de texto (precisa clicar pra ver a imagem) além de incômodo para o leitor passa a impressão de que o trabalho não é tão bom e não desejamos expor diretamente o resultado.
Abaixo irei mostrar alguns exemplos de screens a serem evitadas:

Enriquecendo a apresentação de seu projeto Screen1s Enriquecendo a apresentação de seu projeto Screen2kn
Imagens com a janela do Windows ou com parte do Desktop aparecendo;

Enriquecendo a apresentação de seu projeto Screen3p
Imagens redimensionadas com desfoque;

Enriquecendo a apresentação de seu projeto Screen4z
Imagens em baixíssima qualidade (Jpeg muito comrprimido);

Vejamos um exemplo de screen bem apresentada:

Enriquecendo a apresentação de seu projeto Screen5i

Se a resolução do jogo for muito pequena e você desejar mostrar algum detalhe redimensione usando o filtro "Nearest" que mantem o aspecto dos píxels:

Enriquecendo a apresentação de seu projeto Screen6c

- Controles
É muito comum o tópico de um projeto apresentar os controles (teclas, etc) do jogo, porém eu desaconselho. O correto é haver um help dentro do jogo ou nível "turorial" que ensine tudo que o jogador precisa saber sobre os controles e particularidades do projeto.

- Observações
Caso haja algum detalhe que julgue importante ressaltar, como possíveis erros em determinadas configurações de máquina, versão do sistema operacional ou qualquer outro, é válido citar neste campo. Procure ser direto, não há necessidade por exemplo de ficar justificando o porque do erro ou mal funcionamento neste ou naquele caso.

- Download
Obrigatório por natureza, exceto apenas quando estamos apresentando um projeto em andamento, o ato do download deve ser bem trabalhado para fornecer uma experiência agradável ao usuário. Servidores com longas esperas para clientes free, taxas absurdamente baixas ou semelhantes que transformam a tarefa em um sacrifício devem ser evitados a todo custo!
Quem tiver condições de contratar um host simples vale a pena. O custo mensal gira em torno de R$20,00 e você poderá desfrutar de todas as facilidades de uma página pessoal.

Minhas sugestões pessoais de upload gratuito são Mediafire e Megaupload. São serviços de ótima qualidade com a melhor relação "custo x benefício" (encarando aqui custo como as esperas, limite de dowbloads simultâneos e etc).

Na hora de postar o link tome o cuidado de utilizar a tag da seguinte maneira:
Código:
[url=link_do_seu_arquivo]texto_a_ser_exibido_no_lugar_do_link[/url]
Dependendo do host os links são enormes e feios, portanto essa formatação ajuda na estética do tópico. Outra coisa interessante é informar o tamanho do arquivo, ex:
[url=http://]Nome do jogo (1,5MB)[/url].

Evite utilizar senhas nos arquivos, se está publicando é por que não há nada a esconder correto? Se houver a necessidade de proteger algo utilize meios alternativos de publicação como email ou MPs. Essa prática além de ser incômoda muitas vezes gera problemas por falta de indicação da senha ou até a perda/esquecimento dela pelo autor.

Para encerrar, uma observação a respeito das críticas:
Evite ao máximo contestar uma crítica, independente dela ser construtiva ou não. Isso indica insegurança do desenvolvedor e dependendo do caso, imaturidade. É muito bom receber elogios, sem dúvida, mas são as críticas que te fazem evoluir, pois se ninguém criticar é certo que seu jogo não despertou o interesse dos jogadores! Ninguém que aprecia verdadeiramente um trabalho fica sem aquela vontade de apontar o que não gostou, ou o que sentiu falta.
Lembre-se sempre, um tópico com discussões será sempre mal visto, não importa o lado que tem razão.

Aproveitem este novo tutorial e qualquer problema postem aqui mesmo.


Última edição por †Ceifador em Sáb 11 Set 2010, 13:39, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Hatzo enkiri Qui 02 Set 2010, 12:33

parbens Ceifador otimo tuto.
vc sabe bastante e usa seu conhecimento para ajudar as outras pessoas.
Nota 10000000
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Mensagem por Igor KinGamer Qui 02 Set 2010, 14:08

Tutorial muito bom!
Todos que vão postar algum projeto deveriam seguir essas dicas.
Acho que até seria uma boa ideia colocar esse tutorial como fixo nas áreas de projetos.
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Mensagem por PedroX Qui 02 Set 2010, 14:16

eu gostei muito...
as pessoas deviam seguir esse 'tuto'...
eu acho que deveria FIXAR...
FLW

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por BioTrust Qui 02 Set 2010, 14:20

Eu realmente não sabia como fazer meu jogo aparentar ser profissional ou no máximo interessante, pois nunca soube criar boas descrições, roteiros, informações ou etc.

Agora seu tutorial, excelente diga-se de passagem, me ajudou muito, mas muito pra caso eu queira dar um 'ar' de profissonal no meu jogo! Valeu cara ;D

(uma imagenzinha pra acompanha)
Enriquecendo a apresentação de seu projeto 4sbg3m

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Mensagem por Super Games Qui 02 Set 2010, 18:38

Seu tuto está muito bom.
Vai ajudar muito quem não sabia disso.
Pelo jeito você gosta de ajudar.
Continue assim!
Happy
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Mensagem por Fuzenrad Qui 02 Set 2010, 18:52

Muito bem explicado, não só promove o seu trabalho de uma forma profissional, como melhora sua imagem como programador, eu sempre fiz dessa forma nos tópicos dos meus jogos. Concordo com a sugestão de fixar o tópico na seção de projetos.
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Mensagem por Anderson3d Qui 02 Set 2010, 19:16

ótimo tutorial, e essa é a realidade, sempre vemos posts incompletos, pode parecer besteira mas um tópico bem feito chama mesmo atenção.
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Mensagem por Kyuubi Qui 02 Set 2010, 19:36

nossa cara isso que é tuto,vai me servir muito na hora de lançar o meu game completo!!!
gostei muito desse tuto espero que vc faça mais tutos do nivel deste!!!
flws!!!
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Mensagem por Suadao Qui 02 Set 2010, 20:21

Nossa amigo, muito útil! Você mal chega ao fórum já começa fazendo tutoriais bons como esses. É chato quando vemos um tópico desorganizado na sessão de projetos (e outras). Espero que sigam esse tutorial. Continue assim!

Valew! flw

Editado: Opa! Esqueci de dizer, também acho uma boa idéia fixar o tópico.
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Mensagem por †Ceifador Qui 02 Set 2010, 23:40

Eu havia conversado com o Kabeção (por MP) sobre algumas medidas que poderiam auxiliar os iniciantes a encontrar mais facilmente o material básico pra dar aquele empurrão inicial. Ele me mostrou que já existem ações nesse sentido como aulas organizadas por tópicos e etc, e que poderia gerar algum tipo de destaque pra esse material quando um usuário se cadastra (ideia que ele teve com base em uma das minhas sugestões).
De repente, se acharem válido, este tutorial pode ser indicado nestas medidas citadas acima. Pra mim o importante é que sirva de ajuda a alguem, estando fixo, em destaque ou simplesmente como está agora.
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Mensagem por Joton Sex 03 Set 2010, 16:23

Valeu cara tem coisas que já sabia, mas tem alguns detalhes que nem me tocava que era necessário!!!!!!

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