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Pulinho ao tomar dano

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Pulinho ao tomar dano Empty Pulinho ao tomar dano

Mensagem por murllyshevo Sáb 20 Fev 2010, 12:11

Antes de tudo, gostaria de me apresentar, meu nome/nick é Murllyshevo, sou meio novo no mundo do game maker, e tenho algumas duvidas relativas a programação.

Uma delas é a seguinte: eu estou fazendo um jogo de plataforma, e gostaria de fazer com que o personagem dê um "pulinho" pra trás se enconstar num inimigo.

É possivel fazer uma coisa dessas?
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Pulinho ao tomar dano Empty Re: Pulinho ao tomar dano

Mensagem por fonetico Sáb 20 Fev 2010, 12:34

Sim é possível. Vamos lá então!

Coloque este código na colisão com o inimigo, ou seja, este script será executado sempre que ele colidir com o inimigo.


Código:
if direction = 0
{ x+=5;
  y-=5; }
else { x-=5;
        y-=5; }

Explicando o código:

Na linha 1, estamos verificando se a variável direction é igual a 0, isso quer dizer, se ele estiver andando para a esquerda. Porque a variável direction é uma variável do GM que NÃO precisa ser criada, ela indica para que lado o player está indo, ou seja, 0 para a esquerda, 360 para a direita, 90 para cima e 270 para baixo.

Na linha 2, se isso estiver certo, ele deverá ir 5 píxeis para a direita.

Na linha 3, se isso estiver certo, ele deverá ir 5 píxeis para cima.

Na linha 4, se isso NÃO acontecer, ele deverá ir 5 píxeis para a esquerda.

Na linha 5, se isso NÃO acontecer, ele deverá ir 5 píxeis para cima.

E é só isso, só colocar esse código na colisão com o inimigo e já era!

Espero que tenha te ajudado!
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Pulinho ao tomar dano Empty Re: Pulinho ao tomar dano

Mensagem por murllyshevo Sáb 20 Fev 2010, 12:51

Obrigado, valeu mesmo! Very Happy
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Pulinho ao tomar dano Empty Re: Pulinho ao tomar dano

Mensagem por PedroX Sáb 20 Fev 2010, 14:45

nao nao nao,
0 é direita e 180 é esquerda...
e num precisa/num tem 360

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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