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#DGM Aula 02 - Tiles

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Mensagem por All-x Dom 31 Jan 2010, 10:40

DESVENDANDO O GAME MAKER



Aula 02 - Tiles



(Atualizado 08/02/2015)

Nesta aula ensinarei a usar tiles, que são imagens estáticas (sem animação) . Ex: o desenho do chão do Super Mario World é um tile e não um objeto.

#DGM Aula 02 - Tiles SS_01

Usaremos a seguinte engine de exemplo:





Primeiro vamos a pasta backgrounds, e abrimos o background tile:

#DGM Aula 02 - Tiles SS_02

1- Aqui escolhemos que vamos usar o background como tile.

2- Aqui escolhemos o tamanho da grade da tile. Width é a largura e Height é a altura.

3- Aqui escolhemos onde a grade deve começar, lembrando que ela é do tamanho da imagem.

4- Aqui podemos escolher o espaçamento vertical e horizontal entre os quadradinhos da grade.

Entendida essa parte, abra room fase na aba tiles:

#DGM Aula 02 - Tiles SS_03

1- Aqui selecionamos a região da tile que usaremos para colocar na room.

2- Aqui escolhemos o background que usaremos como tile.

3- Current tile layer (Camada de tile atual) é a mesma coisa que o depth dos objetos, ou seja, a profundidade em que eles são desenhados. Nos objetos o depth começa em 0, mas pode ser mudado quando o abre para editá-lo, abaixo da opção Visible. Ela já esta em 1000000 ( 1 milhão), quando o numero é maior que o depth dos objetos significa que vai ser desenhado ao fundo do jogo, mas se for menor vai ser desenhado na frente dos objetos.

4- A opção add lhe permite adicionar outro valor de profundidade. Se por exemplo tenha colocado varias tiles com o valor 1000000 e depois adicionar um de -10, e este estiver selecionado você não vai poder apagar os tiles que estão em 1000000 só os que estão em -10, então para apaga-las selecione o valor 1000000 novamente. A opção delete, exclui o valor selecionado de profundidade e a opção change modifica.

Para desenhar a parte da tile que deseja selecione ela com o o botão esquerdo do mouse:

#DGM Aula 02 - Tiles SS_04

Para selecionar uma área maior da tile, segure shift ou ctrl e segure o botão esquerdo do mouse, sempre da esquerda para direita e de cima para baixo:

#DGM Aula 02 - Tiles SS_05

Repare que desativei a opção Visible no objeto bloco para que somente as tiles apareçam. Coloquei alguns blocos a mais sem "desenhar" para que vocês terminem.

A lista de funções de tiles que você pode usar é essa:

#DGM Aula 02 - Tiles SS_06

Cada pedaço de tile que você coloca na room tem uma ID (Que é pedida em varias funções), ou seja um *número para que você manipule-as. Para saber esse *número basta passar o mouse sobre a tile que ela aparece na base da janela:

#DGM Aula 02 - Tiles SS_07

Há vários modos de pegar essa ID usando códigos. Vamos ver 2, um pela posição e outro pela ordem.

Exemplo 1: Mudando a cor da tile que está na posição do mouse.

Código:
var tile;
tile = tile_layer_find(-1000, mouse_x, mouse_y);
if tile != -1
{
  tile_set_blend(tile,);
}

Exemplo 2: Mudando a cor de todas as tiles.

Código:
var num = tile_get_count();
for (var i = 0; i < num; i++;)
{
  tile_set_blend(tile_get_id(i), c_red);
}

Exemplo 3: Mudando a opacidade da terceira tile, caso ela exista.

Código:
 var _tile = tile_get_id(3);
if _tile
{
  tile_set_alpha(_tile, .5);
}

Exemplo 4: Adicionando uma nova tile na room.

Código:
//Adiciona uma tile
tile_add(tile,0,0,32,32,48,48,-20)
background: background que você vai usar como tile;

Os próximos 4 argumentos são usados para selecionarmos a parte da imagem que usaremos como tile

left, top: posição x,y no background que da inicio à nossa seleção;
width, height: largura e altura da tile;

x,y: posição na room em que você quer colocar a tile;

depth: profundidade da tile.

Vocês podem encontrar muitas tiles no site da yoyogames:

http://sandbox.yoyogames.com/resources?cat_id=3

Bom, acabamos mais uma aula. Até a próxima!

Próxima aula: Sprites



FLWS!


Última edição por Alex FC em Dom 22 Fev 2015, 20:04, editado 16 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
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#DGM Aula 02 - Tiles Empty Re: #DGM Aula 02 - Tiles

Mensagem por fonetico Dom 31 Jan 2010, 10:51

Ótima aula! Mas tenho uma dúvida, logo após desenhar as tiles na room, é necessário colocar os objetos do chão?
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#DGM Aula 02 - Tiles Empty Re: #DGM Aula 02 - Tiles

Mensagem por All-x Dom 31 Jan 2010, 11:10

Lembrando, as tiles são imagens estaticas não tem nenhuma função, são apenas desenhos. O obj_bloco é usado para ser o chão real e ele é invisivel, assim você não precisa criar varios objetos chão, como eu vejo muito gente fazendo isso por ai.

Esclareci sua dúvida?

FLWS!
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#DGM Aula 02 - Tiles Empty Re: #DGM Aula 02 - Tiles

Mensagem por PedroX Dom 31 Jan 2010, 11:13

sim, a tile nao colide igual o chao, vc pode fazer um retangulo e deixalo invisivel e colocar no chao de tiles

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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#DGM Aula 02 - Tiles Empty Re: #DGM Aula 02 - Tiles

Mensagem por fonetico Dom 31 Jan 2010, 11:36

Ow Alex, você é O CARA! Eu nem conhecia direito esses tiles, e sempre criava um monte de objetos sem necessidade, kkk, então eu posso criar somente um bloco para o chão, e usar tiles diferentes certo?

Valeu aí, me ajudou muito de coração.
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Mensagem por freelipe Dom 31 Jan 2010, 15:42

oO
vlw alex
eu sabia esse negocio de titles
mas eu n sabia essa parada de selecionar vários pedaços do title segurando shift!!!!

vlw kra!!!!!!!!
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#DGM Aula 02 - Tiles Empty Re: #DGM Aula 02 - Tiles

Mensagem por Suadao Seg 01 Fev 2010, 15:53

Eu não sabia nada de tiles, até você aparecer.
Como o souzalucasjose disse,
Alex, você é O CARA!
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Mensagem por anônimous Ter 02 Fev 2010, 11:57

ele é mto inteligente msm...

ele podia ensinar qualquer dia os truques e manhas q ele conheca pra gente, tipo dicas que podem ajudar na hora de fazer um jogo

ixi, ainda tô logado como anonimous, tenho q deslogar e logar com minha conta original
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Mensagem por Mystery_boy_maker Qua 03 Fev 2010, 14:12

Muito bom cara sera que usando tiles o jogo ficar menor ?
eu ja conhecia e usava mas para para fazer o background sabe tipo colocar uma nuvem aqui outra la assim por diante ! e por incrivel que pareça eu nao sabia o que era esse depht !! Razz agora sei vou passar a ver suas aulas com frequencia ... !!
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#DGM Aula 02 - Tiles Empty Re: #DGM Aula 02 - Tiles

Mensagem por Kidon Sáb 01 maio 2010, 19:19

eu ja usava tiles mas ñ sabia dessa de selecionar varias partes ao mesmo tempo
isso me poupou muito trabalho
vlw
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Mensagem por Super Mario Bros Seg 26 Jul 2010, 21:13

ótimo o toturial mas e se o chão tiver algum evento, ele será objeto ou tile?
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Mensagem por guiagge Ter 27 Jul 2010, 11:26

Hehehe, eu já conhecia como usar tiles (consegui aprender a usar funçando), mas também não conhecia esse negócio do shift (eu sempre selecionava sem o shift e ficava Zangado por não funcionar...)

Muito bom o seu tutorial, continue assim...

Muito bom cara sera que usando tiles o jogo ficar menor ?

Eu sei que era pro cara, e que já faz tempo, mas como já reviveram e alguém que veja pode querer saber:
Fica sim, bem menor usando tiles, tanto por se usar menos gráficos como por se criar menos objetos.

ótimo o toturial mas e se o chão tiver algum evento, ele será objeto ou tile?

Objeto, pois tiles são apenas partes de gráficos que são desenhados como backgrounds. É necessário criar um objeto para cada "tipo" diferente de chão (como por exemplo: normal, gelo, água, rampa, etc.)
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Mensagem por peninha-97 Sex 23 Mar 2012, 16:25

Pq no link aparece :
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#DGM Aula 02 - Tiles Empty Re: #DGM Aula 02 - Tiles

Mensagem por All-x Dom 21 Out 2012, 21:07

Aula atualizada - 21/10/12:

- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das engines;
- Adição da lista de funções e mais exemplos;
- Atualização das imagens.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.

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