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Movimentação em side scrolling beat-em-up

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Movimentação em  side scrolling beat-em-up Empty Movimentação em side scrolling beat-em-up

Mensagem por BILLGAMA Qua 27 Jan 2010, 18:56

Salve pessoal.

Esse é o meu primeiro post e já começo com uma dúvida.

Bom antes de mais nada, eu conheci o GM a pouco tempo, mas já acho ele viciante. Sempre que tenho um tempo vago mexo um pouco nele. Estou caçando tudo que é tutorial de GML .

Gostei muito do forum e li quase toda sessão de tutoriais, perguntas e etc. Já vi todas as excelentes aulas do fórum ( menos as 3d que não me interessam por enquanto).

Criei alguns joguinhos de plataforma, porem eu estava com vontade mesmo de fazer um jogo “beat ‘em up” estilo Golden Axe ou Final Fight da vida.

Ou seja, o personagem pode se mover em todas direções e ainda pular e cair de plataformas ou rampas.

Mas meus problemas já começaram nessa movimentação.

Deixei a gravidade zero para o personagem poder se deslocar para todos os lados e criei alguns objetos de obstáculo para ele não ultrapassar, e na questão do pulo eu fiz ele sair da posição y e voltar pra mesma posição y depois (assim ele não salta e fica no chão de cima rsrsrs).

Porem encontrei uma série de problemas com plataformas.

Situações básicas que eu quero fazer:
Existindo uma caixa no meio do chão. O personagem deve poder pular sobre ela permanecer em cima, e quando for andar (ou pular fora) cai novamente no chão. Obviamente ele poderá passar por traz e pelos lados dela também.
Pode existir um desnível ou rampa no chão também. (Já vi desníveis no Golden Axe).


Deixei um exemplo do que eu preciso pra quem ainda não visualizou:

Movimentação em  side scrolling beat-em-up ExemplosBeatemup

No primeiro quadro há um uma caixa cinza, no segundo uma rampa e um desnível, e no terceiro uma rampa/escada para mudar de andar.

Enfim, alguém sabe de alguma engine ou tutorial com essas características?

Obrigado desde já pela atenção de ter lido o tópico e desculpem o tamanho do mesmo.

Obs: Visitei toda parte de engines do fórum, porem só encontrei um “beat em up” que não me ajudou muito, pois só resolvia o pulo em si.
BILLGAMA
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Movimentação em  side scrolling beat-em-up Empty Re: Movimentação em side scrolling beat-em-up

Mensagem por Kabeção Qua 27 Jan 2010, 22:08

Olá BILLGAMA.
Bem vindo ao fórum!

Se pretende fazer rampas de todos os tipos de inclinações, uma opção de estudo é uma das minhas engines, a Key3 - Movimento em rampas.
Mas eu não a recomendo se não souber o funcionamento de co-seno e seno.

A ideia básica por trás delas é empurrar o objeto para cima até ele fica sobre a rampa.

Um exemplo:
Código:
// No Evento Step do Player
while place_meeting(x,y+8,objRampa)
{
    y -= 1;
}
Enquanto a parte debaixo do jogador estiver colidindo com a rampa, ele será empurrado para cima.
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Movimentação em  side scrolling beat-em-up Empty Re: Movimentação em side scrolling beat-em-up

Mensagem por BILLGAMA Sex 29 Jan 2010, 12:57

Obrigado pela dica Kabeção. Esse seu engine eu já tinha pego e é muito bom pra rampa mesmo, muito bem feito (guardei para estudar e refazer uns jogos de plataforma que eu tinha aqui). E ele tem boa chance de ser utilizado aqui também.

Estou estudando a idéia dada também pelo Igor Kingamer em outro tópico, sobre esse assunto. Ver aqui.


Criei uma plataforma em baixo do player e estou fazendo uma série de colisões retangulares diferentes para dar o efeito beat em up com plataformas. Está funcionando, mas imagino que talvez existam meios melhores.

Já consegui fazer algo assim:

Movimentação em  side scrolling beat-em-up ExemplosBeatemup2

Agora ele pode pular nas plataformas e se movimentar para todos os lados, inclusive na própria plataforma.

Embora eu ache que já tenha encontrado o rumo mais ou menos do que eu quero, se alguém souber mais alguma dica tendo visto ou feito algo do tipo é só falar.
BILLGAMA
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Movimentação em  side scrolling beat-em-up Empty Re: Movimentação em side scrolling beat-em-up

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