Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
3 participantes
Página 1 de 1
Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Olá pessoal!!!
Eu andei vendo alguns jogos feitos no Game Maker que possuem atualizações. Eu até então pensava que para atualizar um jogo feito no Game Maker você teria que baixá-lo desde o inicio novamente, pois o arquivo do jogo consiste em apenas um único executável (*.exe). Mas andei vendo por ai alguns jogos que você não precisa baixar o jogo novamente, apenas usar a atualização. Como fazem isso?
(OBS: Eu vi isso no blog do Janx.)
Abraços...
Meokor
Eu andei vendo alguns jogos feitos no Game Maker que possuem atualizações. Eu até então pensava que para atualizar um jogo feito no Game Maker você teria que baixá-lo desde o inicio novamente, pois o arquivo do jogo consiste em apenas um único executável (*.exe). Mas andei vendo por ai alguns jogos que você não precisa baixar o jogo novamente, apenas usar a atualização. Como fazem isso?
(OBS: Eu vi isso no blog do Janx.)
Abraços...
Meokor
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Bom cara, na verdade oque eu uso é um pacote incluindo os arquivos modificados.
Se você ver, o jogo não possui apenas um arquivo (o exe), possui outros.
Quando eu modifico o conteudo deles e muito provavelmente o exe, eu coloco só essas modificações em um pacote separado para quem já tem o jogo não ter que baixar tudo novamente.
Por exemplo... Musicas não precisam ser baixadas novamente e elas normalmente são mais pesadinhas.
Mas essa das atualizações só funciona mesmo se o seu jogo usa arquivos externos. Só com o exe, tudo que tem para atualizar é o próprio exe, intão você tem que baixar o jogo todo novamente.
Flww
Se você ver, o jogo não possui apenas um arquivo (o exe), possui outros.
Quando eu modifico o conteudo deles e muito provavelmente o exe, eu coloco só essas modificações em um pacote separado para quem já tem o jogo não ter que baixar tudo novamente.
Por exemplo... Musicas não precisam ser baixadas novamente e elas normalmente são mais pesadinhas.
Mas essa das atualizações só funciona mesmo se o seu jogo usa arquivos externos. Só com o exe, tudo que tem para atualizar é o próprio exe, intão você tem que baixar o jogo todo novamente.
Flww
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Valeu aew!
Mas... como assim? Acho que ainda não entendi direito. Tipo você faz o jogo inteirinho importando os arquivos externos? Ou você deixa vários também incluso no seu projeto e quando esses que estão inclusos são modificados (como códigos por exemplo), dai você atualiza o executável no update também?
(É até faz sentido porque se o executável conter apenas código ele ficaria bem levinho)
Abraços e continuo a ver seus jogos desde que me impressionou uma ver com o jogo do Mario em C++ hein! (heheh)
Meokor
Mas... como assim? Acho que ainda não entendi direito. Tipo você faz o jogo inteirinho importando os arquivos externos? Ou você deixa vários também incluso no seu projeto e quando esses que estão inclusos são modificados (como códigos por exemplo), dai você atualiza o executável no update também?
(É até faz sentido porque se o executável conter apenas código ele ficaria bem levinho)
Abraços e continuo a ver seus jogos desde que me impressionou uma ver com o jogo do Mario em C++ hein! (heheh)
Meokor
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Hmm... nos meus jogos, vou pegar como exemplo o FA blz?
Você pode ver que na pasta do jogo tem outros arquivos. Sons e alguns pacotes
DataPC_B.pak
DataPC_M.pak
não é?
Bom... digamos que eu modifique o conteudo do DataPC_B.pak, mas não modifiquei NADA no executavel. Eu colocaria apenas o download do DataPC_B.pak.
Mas quase sempre eu preciso alterar alguma coisa no executavel e ai eu preciso colocar ele junto no update.
No executavel tem muitas coisas sim cara! Todos os sprites dos personagens estão nele, sprites de menus, etc. Deixei fora do executavel apenas os arquivos mais pesados, senão o jogo usaria 200mb de ram! Carregando arquivos externos (e removendo eles depois de usados) o jogo deve chegar no máximo em 110mb por ai.
Flwss
Você pode ver que na pasta do jogo tem outros arquivos. Sons e alguns pacotes
DataPC_B.pak
DataPC_M.pak
não é?
Bom... digamos que eu modifique o conteudo do DataPC_B.pak, mas não modifiquei NADA no executavel. Eu colocaria apenas o download do DataPC_B.pak.
Mas quase sempre eu preciso alterar alguma coisa no executavel e ai eu preciso colocar ele junto no update.
No executavel tem muitas coisas sim cara! Todos os sprites dos personagens estão nele, sprites de menus, etc. Deixei fora do executavel apenas os arquivos mais pesados, senão o jogo usaria 200mb de ram! Carregando arquivos externos (e removendo eles depois de usados) o jogo deve chegar no máximo em 110mb por ai.
Flwss
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Vamos ver se eu entendi, os arquivos da "atualização", estão no executavel?
Ou na pasta do jogo?
Ah nem entendi eu precisava disso tambem *-*
Ou na pasta do jogo?
Ah nem entendi eu precisava disso tambem *-*
Lolegal- Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 190
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Não...
o executavel é um arquivo normal que está na pasta do jogo. Ele pode ser atualizado ou não. Ele vai estar na pasta do jogo, lógico.
Para uma atualização dos arquivos do jogo, você precisa apenas dos arquivos que foram modificados.
Digamos que meu jogo tem esses arquivos:
jogo.exe
imagem1.bmp
imagem2.bmp
musica1.mp3
Agora digamos que eu fiz alterações no jogo e na imagem 1.
Adicionei algumas fases novas e modifiquei a imagem 1 colocando mais alguns detalhes, quais os arquivos devem ser atualizados?
Apenas os que foram modificados:
jogo.exe e imagem1.bmp
Para que vou por junto na atualização a musica, por exemplo? Ela não vai ter nada de diferente e só iria deixar o tamanho total do download maior.
Acho que agora deu para você intender... né?
Se ainda não intender eu tento explicar... dinovo...
o executavel é um arquivo normal que está na pasta do jogo. Ele pode ser atualizado ou não. Ele vai estar na pasta do jogo, lógico.
Para uma atualização dos arquivos do jogo, você precisa apenas dos arquivos que foram modificados.
Digamos que meu jogo tem esses arquivos:
jogo.exe
imagem1.bmp
imagem2.bmp
musica1.mp3
Agora digamos que eu fiz alterações no jogo e na imagem 1.
Adicionei algumas fases novas e modifiquei a imagem 1 colocando mais alguns detalhes, quais os arquivos devem ser atualizados?
Apenas os que foram modificados:
jogo.exe e imagem1.bmp
Para que vou por junto na atualização a musica, por exemplo? Ela não vai ter nada de diferente e só iria deixar o tamanho total do download maior.
Acho que agora deu para você intender... né?
Se ainda não intender eu tento explicar... dinovo...
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Aleluia entendi, Eu tava achando que os arquivos da atualização tava no executavel
Lolegal- Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 190
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Valeu aew kra agora já deu pra esclarecer bem. Mas que tipo de dado é esse com a extenção do tipo *.PAK? Você apenas renomeu a extrenção pra confundir e ninguém usar os seus recursos (ou outra coisa do tipo pra não permitir editar o jogo) ou você tá usando de algum programa pra fazer isso?
Desculpe tantas perguntas, mas é que realmente me enteresso em desenvolver jogos que facilite na hora de atualizar.
Abraços...
Meokor
Desculpe tantas perguntas, mas é que realmente me enteresso em desenvolver jogos que facilite na hora de atualizar.
Abraços...
Meokor
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Eu usei essa DLL:
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=248287&hl=datafile
Flwss
http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=248287&hl=datafile
Flwss
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Atualizar um jogo sem baixá-lo novamente.
Valeu mesmo Janx!
Agora deu certo de entender como tudo funciona. Agradeço pelo paciência e boa vontade.
Abraços...
Meokor
Agora deu certo de entender como tudo funciona. Agradeço pelo paciência e boa vontade.
Abraços...
Meokor
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|