Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
engine de corrida
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
engine de corrida
Queria q me arranjassem uma engine de corrida com as curvas e camera seguindo o carro
obs: PARA GM LITE
obs: PARA GM LITE
MATEUS123- Data de inscrição : 14/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: engine de corrida
caso aceite um tutorial, aqui está:
Crie um novo projeto.
Lembre-se que vamos fazer apenas o jogo funcionar. Se você quiser, depois pode incrementá-lo com sons e gráficos melhores, mas eu vou usar o que for mais fácil e simples. Os gráficos usados estão anexados neste post.
Crie um sprite spr_carro usando a imagem do carro. Abra o Sprite Editor, e no menu Transform, vá em Resize Canvas, pra modificar o tamanho da imagem. Desmarque a caixa Keep aspect ratio, e coloque 90 por 90 (vai dar 214% por 115%) e dê OK. Agora vá em Transform > Rotate 90 clockwise.
Agora, vamos animar o carro, para dar a impressão de curva, de que o carro gira. Na guia Animation, vá em Rotation Sequence > Counter-Clockwise, e coloque 72 frames. Veja que foram criados frames de animação do carro girando de 5 em 5 graus (isto é, 360 graus, volta completa, divididos por 72, número de frames).
Se você marcar a opção Show Preview, verá o carro girando.
Dê OK, centraliza as coordenadas do sprite, clicando em Center e dê OK novamente.
Agora vamos criar um sprite que irá delimitar as laterais da pista.
Crie um novo sprite spr_parede usando a imagem do bloco cinza. Desmarque a caixa Transparent, centralize as coordenadas e dê OK.
Agora, vamos criar o sprite do adversário. Duplique o spr_carro, coloque como spr_carro2, vá no Sprite Editor, Image > Colorize Partial, e coloque uma cor diferente do outro carro.
Usando a imagem do retângulo quadriculado, crie o spr_chegada.
Acabamos os sprites. Vamos aos Objects.
Primeiro, o obj_carro, o carro controlável pelo jogador.
Coloque o spr_carro, marque a opção Solid, vá no evento Create e coloque o código abaixo:
Código:
Código:
Crie um objeto obj_parede, coloque o spr_parede, marque a caixa Solid, e volte ao obj_carro.
No obj_carro, evento Collision > obj_parede, adicione este código:
Código:
Antes de criar o Path, crie o obj_carro2, e faça igual ao obj_carro, só retire a parte do evento Step que tem keyboard_check, deixe só a última linha. Coloque um obj_carro2 na room da pista.
Agora crie um Path.
Aparecerá a janela Path Properties. Na barra de ferramentas, o último ícone é Indicate a room to show as background. Clique nesse ícone e escolha a room da sua pista. Ela apareceu no fundo, não é mesmo?
Então, agora é só você definir o caminho que o carro adversário vai seguir nessa pista.
Uma vez que você marcou todos os pontos e definiu o path, salve e vá no obj_carro2.
No evento Create do obj_carro2, adicione esta linha:
Código:
Na ajuda do GM, se você consegue ler em inglês, há muito mais detalhes sobre isso aqui e tudo que já foi feito antes.
Agora, para evitar que os carros se choquem, no evento Collision > obj_carro2 do obj_carro, coloque este código:
Código:
Código:
Fonte: GOOGLE
Crie um novo projeto.
Lembre-se que vamos fazer apenas o jogo funcionar. Se você quiser, depois pode incrementá-lo com sons e gráficos melhores, mas eu vou usar o que for mais fácil e simples. Os gráficos usados estão anexados neste post.
Crie um sprite spr_carro usando a imagem do carro. Abra o Sprite Editor, e no menu Transform, vá em Resize Canvas, pra modificar o tamanho da imagem. Desmarque a caixa Keep aspect ratio, e coloque 90 por 90 (vai dar 214% por 115%) e dê OK. Agora vá em Transform > Rotate 90 clockwise.
Agora, vamos animar o carro, para dar a impressão de curva, de que o carro gira. Na guia Animation, vá em Rotation Sequence > Counter-Clockwise, e coloque 72 frames. Veja que foram criados frames de animação do carro girando de 5 em 5 graus (isto é, 360 graus, volta completa, divididos por 72, número de frames).
Se você marcar a opção Show Preview, verá o carro girando.
Dê OK, centraliza as coordenadas do sprite, clicando em Center e dê OK novamente.
Agora vamos criar um sprite que irá delimitar as laterais da pista.
Crie um novo sprite spr_parede usando a imagem do bloco cinza. Desmarque a caixa Transparent, centralize as coordenadas e dê OK.
Agora, vamos criar o sprite do adversário. Duplique o spr_carro, coloque como spr_carro2, vá no Sprite Editor, Image > Colorize Partial, e coloque uma cor diferente do outro carro.
Usando a imagem do retângulo quadriculado, crie o spr_chegada.
Acabamos os sprites. Vamos aos Objects.
Primeiro, o obj_carro, o carro controlável pelo jogador.
Coloque o spr_carro, marque a opção Solid, vá no evento Create e coloque o código abaixo:
Código:
- Código:
friction = .6
image_speed = 0
Código:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) then motion_set(direction,10);
if keyboard_check(vk_right) then direction -= 5;
if keyboard_check(vk_left) then direction += 5;
image_index = direction * image_number/360;
Crie um objeto obj_parede, coloque o spr_parede, marque a caixa Solid, e volte ao obj_carro.
No obj_carro, evento Collision > obj_parede, adicione este código:
Código:
- Código:
move_contact_solid(direction,-10)
Antes de criar o Path, crie o obj_carro2, e faça igual ao obj_carro, só retire a parte do evento Step que tem keyboard_check, deixe só a última linha. Coloque um obj_carro2 na room da pista.
Agora crie um Path.
Aparecerá a janela Path Properties. Na barra de ferramentas, o último ícone é Indicate a room to show as background. Clique nesse ícone e escolha a room da sua pista. Ela apareceu no fundo, não é mesmo?
Então, agora é só você definir o caminho que o carro adversário vai seguir nessa pista.
Uma vez que você marcou todos os pontos e definiu o path, salve e vá no obj_carro2.
No evento Create do obj_carro2, adicione esta linha:
Código:
- Código:
path_start(nome_do_seu_path,8,0,0)
Na ajuda do GM, se você consegue ler em inglês, há muito mais detalhes sobre isso aqui e tudo que já foi feito antes.
Agora, para evitar que os carros se choquem, no evento Collision > obj_carro2 do obj_carro, coloque este código:
Código:
- Código:
move_outside_solid(direction,16)
Código:
- Código:
if collision_rectangle(x-64,y-8,x+64,y+8,obj_carro,1,0)
{
show_message("Voce ganhou");
game_restart();
}
else if collision_rectangle(x-64,y-8,x+64,y+8,obj_carro2,1,0)
{
show_message("Voce perdeu");
game_restart();
}
Fonte: GOOGLE
Re: engine de corrida
Não tinha pensado num jogod e corrida, mas quando fuiv er, realmente não tinha amínima idéia de como fazer hahaha! vcs são mestres ein!?
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|