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Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
+3
VerdiMare
Kevin
fonetico
7 participantes
Página 1 de 1
Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
Bom, criei dois eventos no meu player. O primeiro foi do step, onde eu coloquei o script de movimentação e da gravidade. E no segundo evento (colision > parede) eu coloquei um Move Fixed e cliquei no negocinho do meio. Até aí tudo bem, mas quando eu encosto na parede, ele tipo que gruda nela enquanto o botão está pressionado sabe?
Como resolvo issu?
Como resolvo issu?
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
... isso é porque ele para na posição...
tira o move fixed e coloca por exemplo um Bounce ou Move to Contact (encontrado na aba move, categoria jump, os 2 últimos ícones )
bem testa ae
FLWs
KKG
tira o move fixed e coloca por exemplo um Bounce ou Move to Contact (encontrado na aba move, categoria jump, os 2 últimos ícones )
bem testa ae
FLWs
KKG
Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
quando faço plataforma acontece o mesmo problema
comigo =\
(hehe aproveitei o topico pra resolver o problema =D)
Até mais
comigo =\
(hehe aproveitei o topico pra resolver o problema =D)
Até mais
VerdiMare- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
mais conseguiu resolver?
rsrs
FLWs
PS:. Melhor Usar o Bounce
pois o move to contact tem um " pouco de trabalho "
ou melhor dizendo... tem que usar tipo "Script" para que funcione melhor..
então tentem com o Bounce (que é o ícone que a seta vermelha esta batendo no traço azul e refletindo)
FLWs
KKG
rsrs
FLWs
PS:. Melhor Usar o Bounce
pois o move to contact tem um " pouco de trabalho "
ou melhor dizendo... tem que usar tipo "Script" para que funcione melhor..
então tentem com o Bounce (que é o ícone que a seta vermelha esta batendo no traço azul e refletindo)
FLWs
KKG
Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
Bom, não lhe posso dizer se deu certo ou não, tipo, é que... melhor eu te explicar a história toda:
Bom, primeiro, criei o player, aí depois em um evento step, eu coloquei o código de movimentação e o da gravidade que foi este:
O código quase funcionou que por completamente, mas o erro foi fatal, porque quando a room iniciava, o player continuava normal no chão sem cair, mas aí quando eu o movi, ele fica tipo que parado, e depois de alguns segundos, ele caía ultrapassando os blocos igual uma bala. Para resolver isso, eu criei um colision > parede, e assim ele andou normal, sem ultrapassar as paredes, mas aí o problema, agora quando ele encosta do lado da parede, ele gruda nela enquanto a tecla tá pressionada.
Ajuda aew :'(
Bom, primeiro, criei o player, aí depois em um evento step, eu coloquei o código de movimentação e o da gravidade que foi este:
- Código:
//movimentação
if keyboard_check(vk_left){x-=5}//mover-se para esquerda
if keyboard_check(vk_right){x+=5}//mover-se para direita
if keyboard_check(vk_up){y-=7}//mover-se para cima
//gravidade
if place_free(x,y+1){gravity=0.5} else {gravity=0}
O código quase funcionou que por completamente, mas o erro foi fatal, porque quando a room iniciava, o player continuava normal no chão sem cair, mas aí quando eu o movi, ele fica tipo que parado, e depois de alguns segundos, ele caía ultrapassando os blocos igual uma bala. Para resolver isso, eu criei um colision > parede, e assim ele andou normal, sem ultrapassar as paredes, mas aí o problema, agora quando ele encosta do lado da parede, ele gruda nela enquanto a tecla tá pressionada.
Ajuda aew :'(
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
hum... vou tentar
bem...
com a colisão com o chão coloque esse código:
isso junto com o código de colisão
bem tenta ae
FLWs
bem...
com a colisão com o chão coloque esse código:
- Código:
vspeed = 0
isso junto com o código de colisão
bem tenta ae
FLWs
Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
Deu aquele mesmo erro, dele ficar parado e depois cair do nada. Bom, parece que esse erro não tem cura, fazer oq ne. VLW pela ajuda
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
rsrs tem sim cara
só que fica meio osso responder sem o projeto na mão....
faz assim..
olha em baixa da minha fotu... tem umonte de coisa escrita... tem uma que ta escrita MP - do Lado de Perfil e em cima de WWW - Clica ali no MP
ae vc me mandará um MP... (como eu chamo de Mensagem Pessoal XD)
Hospeda o GMK e me manda... ae poderei te ajudar melhor
FLWs
KKG
só que fica meio osso responder sem o projeto na mão....
faz assim..
olha em baixa da minha fotu... tem umonte de coisa escrita... tem uma que ta escrita MP - do Lado de Perfil e em cima de WWW - Clica ali no MP
ae vc me mandará um MP... (como eu chamo de Mensagem Pessoal XD)
Hospeda o GMK e me manda... ae poderei te ajudar melhor
FLWs
KKG
Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
Você não esqueceu de colocar o bloco como "sólido" ?
>edited<
Na colisão com o bloco cola também:
>edited<
Na colisão com o bloco cola também:
- Código:
gravity=0
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
Pode tentar colocar uma mask de um bloco no player...ou pode tentar fazer pra quando encostar na parede coloque no evento de colisão hspeed=0 :|
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
tem outro topico aqui sobre isso no final tem um codigo que não da bug olhe ele aqui
espero ter ajudado
vlw
espero ter ajudado
vlw
ieu- Data de inscrição : 26/09/2009
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Re: Olha eu aqui denovo ^^ Como faço para que o player não cole na parede?
Falta somente checar se a posição esta livre de colisão, ja que a movimentação é feita por x e y (é como se fosse um teletransporte), ha mais necessidade de checar as colisões. Então troque aquele código do step que você postou por isso:
E na colisão do player com o chão coloque:
Ah, só uma coisa, a tecla "UP" serve para ele pular ou planar? se for planar deixe do jeito que eu coloquei, mas se for só um pulo normal troque a linha da tecla "UP" por:
E só uma dica, procure usar hspeed e vspeed no lugar de x e y, pois é a maneira vamos dizer que melhor de fazer movimentações. Vlw?
FLWS!
- Código:
//movimentação
if keyboard_check(vk_left){if place_free(x-5,y){x-=5}}//mover-se para esquerda
if keyboard_check(vk_right){if place_free(x+5,y){x+=5}}//mover-se para direita
if keyboard_check(vk_up){if place_free(x,y-7){y-=7}}//mover-se para cima
//gravidade
if place_free(x,y+5){gravity=0.5} else {gravity=0}
E na colisão do player com o chão coloque:
- Código:
move_contact_solid(direction,15)
vspeed=0
Ah, só uma coisa, a tecla "UP" serve para ele pular ou planar? se for planar deixe do jeito que eu coloquei, mas se for só um pulo normal troque a linha da tecla "UP" por:
- Código:
if keyboard_check(vk_up){if !place_free(x,y-7){vspeed=-7}}//mover-se para cima
E só uma dica, procure usar hspeed e vspeed no lugar de x e y, pois é a maneira vamos dizer que melhor de fazer movimentações. Vlw?
FLWS!
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