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Duvidasinha
+2
fonetico
Pandoraz
6 participantes
Página 1 de 1
Duvidasinha
Bem pessoal, tô com uma simples dúvida:
Vamos supor: meu boneco está de frente e quando ando pra frente ele anda normal pra frente, e quando eu ando pra tras ele anda de costas normal, mas quando paro de andar pra tras ele volta a ficar parado pra frente, como mudar o sprite pra ficar de costas ao eu apertar ^ ???
Vamos supor: meu boneco está de frente e quando ando pra frente ele anda normal pra frente, e quando eu ando pra tras ele anda de costas normal, mas quando paro de andar pra tras ele volta a ficar parado pra frente, como mudar o sprite pra ficar de costas ao eu apertar ^ ???
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Duvidasinha
Fácil meu amigo!
Primeiro me diga se você quer por script a solução ou pelas açoes do game maker?
Primeiro me diga se você quer por script a solução ou pelas açoes do game maker?
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Duvidasinha
pelas açoes do game maker pode ser!
valeu (y)
valeu (y)
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Duvidasinha
Olhe bem no inicio do seu STEP que vc deve estar atribuindo algum sprite como padrao. Se for isso basta tirar a linha que faz isso, pois assm ele vai ficar virado para o ultimo lado que vc andou.
Re: Duvidasinha
Antes de tudo, você sempre deve colocar a mudança de sprite somente na ação que você fizer.
No seu objeto, crie o evento LEFT, e nele você coloca a ação CHANGUE SPRITE, na aba MAIN1 (aquele símbolo de pacman). Seleciona o sprite para a esquerda, e faça outro evento, agora o RIGHT, e nele coloquea mesma coisa que fizemos no LEFT só que mostrando o sprite da direita.
Ah, e não se esqueça de colocar os movimentos.
Se ainda tiver alguma duvida, conta ocmigo.
No seu objeto, crie o evento LEFT, e nele você coloca a ação CHANGUE SPRITE, na aba MAIN1 (aquele símbolo de pacman). Seleciona o sprite para a esquerda, e faça outro evento, agora o RIGHT, e nele coloquea mesma coisa que fizemos no LEFT só que mostrando o sprite da direita.
Ah, e não se esqueça de colocar os movimentos.
Se ainda tiver alguma duvida, conta ocmigo.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Duvidasinha
Mas se ainda não conseguir fazer oque os outros colegas disseram !
Tenta desse jeito, só que é em código :
primeiro cria uma variavel chamada lado:Se não souber como que se faz é bem simples !
No evento CREATE coloca isso :
Depois cria uma sprite do boneco parado e outra caminhando, "não precisa criar uma sprite para cada lado" apenas uma dele parado para direita e outra caminhando para direita também !
Agora coloca assim no evento STEP :
Aí está o básico da movimentação só que está sem a gravidade !
Flows !!!!!!
Tenta desse jeito, só que é em código :
primeiro cria uma variavel chamada lado:Se não souber como que se faz é bem simples !
No evento CREATE coloca isso :
- Código:
lado=1
freio=.2
Depois cria uma sprite do boneco parado e outra caminhando, "não precisa criar uma sprite para cada lado" apenas uma dele parado para direita e outra caminhando para direita também !
Agora coloca assim no evento STEP :
- Código:
if keyboard_check(vk_right){ //se apertar para direita
lado=1
hspeed+=.5
sprite_index= nome_da_sprite_dele_caminhando_para_direita
}
if keyboard_check(vk_left){ // se apertar para esquerda
lado=0
hspeed-=.5
sprite_index= nome_da_sprite_dele_caminhando_para_direita_novamente
}
// faser o player parar lentamente
action_set_friction(freio)
//limitar a velocidade
if hspeed>5{hspeed=5}
if hspeed<-5{hspeed=-5}
//mudar para sprite do player parado
if hspeed=0{
sprite_index= nome_da_sprite_dele_parado
}
//mudar sprite para o lado em que caminha
if lado=1{
image_xscale=1 // sprite ficará original
}
else{
image_xscale=-1 // inverterá a sprite na vertical "ou seja para a esquerda"
}
Aí está o básico da movimentação só que está sem a gravidade !
Flows !!!!!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Duvidasinha
Gente, eu tô querendo que quando eu aperte ^ ele fica pra ^, e não volte pra V!!!
(quero que quando eu apertar pra cima, o objeto fica de costas pra mim, e não volte a ficar de frente)
e como assim criar uma variavel chamada lado ?!
PS: tenho que por no no key o code do sprite parado de frente ou não pode?
(quero que quando eu apertar pra cima, o objeto fica de costas pra mim, e não volte a ficar de frente)
e como assim criar uma variavel chamada lado ?!
PS: tenho que por no no key o code do sprite parado de frente ou não pode?
Última edição por Pandoraz em Sex 16 Out 2009, 21:26, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : esqueci de por o ps e_e)
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Duvidasinha
Não é mais fácil você colocar os eventos de movimentos como: Add Event > Key Press > Left ; Add Event > Key Press > Right ; Add Event > Key Press > Up ; Add Event > Key Press > Down ; Add Event > Keyboard > No key
E em cada evento desse você coloca a ação Start moving in a direction com a direção e a velocidade desejada e o sprite. Já no evento No key, você coloca Start moving in a direction e clica no pino do meio e na velocidde, põe zero! Fácil!
E em cada evento desse você coloca a ação Start moving in a direction com a direção e a velocidade desejada e o sprite. Já no evento No key, você coloca Start moving in a direction e clica no pino do meio e na velocidde, põe zero! Fácil!
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Duvidasinha
Acho que não entenderam minha pergunta =/
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Duvidasinha
Então explique melhor. Só postar para dizer que não entenderam não ajuda em nada.Pandoraz escreveu:Acho que não entenderam minha pergunta =/
Agora vamos a sua dúvida. Você sabe criar variáveis? Se souber, crie uma variável chamada lado. Coloque isso no Step:
- Código:
if (keyboard_check(vk_up)) { lado = 0; y-=3 }
if (keyboard_check(vk_down)) { lado = 1; y+=3 }
if (lado == 0) { sprite_index=spr_pra_cima; }
if (lado == 1) { sprite_index=spr_pra_baixo; }
Siga o raciocínio e faça para os outros possíveis lados.
Re: Duvidasinha
CPinheiro, olha um dos meus posts nesse tópico: "e como assim criar uma variavel chamada lado ?!"
olha o que eu quero:
quando começa o jogo, meu sprite ta de frente, e quando aperto a key down (pra baixo), ele anda pra baixo. eu quero que quando eu aperte pra cima, o meu sprite mude para ficar de costas, e quando eu pressionar key up (pra cima) ele ande pra cima.
olha o que eu quero:
quando começa o jogo, meu sprite ta de frente, e quando aperto a key down (pra baixo), ele anda pra baixo. eu quero que quando eu aperte pra cima, o meu sprite mude para ficar de costas, e quando eu pressionar key up (pra cima) ele ande pra cima.
Pandoraz- Data de inscrição : 07/10/2009
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Re: Duvidasinha
Pandoraz escreveu:CPinheiro, olha um dos meus posts nesse tópico: "e como assim criar uma variavel chamada lado ?!"
olha o que eu quero:
quando começa o jogo, meu sprite ta de frente, e quando aperto a key down (pra baixo), ele anda pra baixo. eu quero que quando eu aperte pra cima, o meu sprite mude para ficar de costas, e quando eu pressionar key up (pra cima) ele ande pra cima.
Amigo, você pelo menos tentou procurar um tutorial sobre variáveis?
Procure um e estude. Depois, siga o meu outro post que você conseguirá fazer isso.
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