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Mensagem por Pandoraz Sex 16 Out 2009, 19:23

Bem pessoal, tô com uma simples dúvida:

Vamos supor: meu boneco está de frente e quando ando pra frente ele anda normal pra frente, e quando eu ando pra tras ele anda de costas normal, mas quando paro de andar pra tras ele volta a ficar parado pra frente, como mudar o sprite pra ficar de costas ao eu apertar ^ ???
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Mensagem por fonetico Sex 16 Out 2009, 19:38

Fácil meu amigo!
Primeiro me diga se você quer por script a solução ou pelas açoes do game maker?
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Mensagem por Pandoraz Sex 16 Out 2009, 19:50

pelas açoes do game maker pode ser!
valeu (y)
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Mensagem por vinians Sex 16 Out 2009, 19:55

Olhe bem no inicio do seu STEP que vc deve estar atribuindo algum sprite como padrao. Se for isso basta tirar a linha que faz isso, pois assm ele vai ficar virado para o ultimo lado que vc andou.
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Mensagem por fonetico Sex 16 Out 2009, 20:03

Antes de tudo, você sempre deve colocar a mudança de sprite somente na ação que você fizer.

No seu objeto, crie o evento LEFT, e nele você coloca a ação CHANGUE SPRITE, na aba MAIN1 (aquele símbolo de pacman). Seleciona o sprite para a esquerda, e faça outro evento, agora o RIGHT, e nele coloquea mesma coisa que fizemos no LEFT só que mostrando o sprite da direita.

Ah, e não se esqueça de colocar os movimentos.

Se ainda tiver alguma duvida, conta ocmigo.
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Mensagem por Denis Lemos Sex 16 Out 2009, 20:10

Mas se ainda não conseguir fazer oque os outros colegas disseram !
Tenta desse jeito, só que é em código :

primeiro cria uma variavel chamada lado:Se não souber como que se faz é bem simples !
No evento CREATE coloca isso :
Código:

lado=1
freio=.2

Depois cria uma sprite do boneco parado e outra caminhando, "não precisa criar uma sprite para cada lado" apenas uma dele parado para direita e outra caminhando para direita também !

Agora coloca assim no evento STEP :
Código:

if keyboard_check(vk_right){  //se apertar para direita
  lado=1
  hspeed+=.5
  sprite_index= nome_da_sprite_dele_caminhando_para_direita
}

if keyboard_check(vk_left){  // se apertar para esquerda
  lado=0
  hspeed-=.5
  sprite_index= nome_da_sprite_dele_caminhando_para_direita_novamente
}

// faser o player parar lentamente

action_set_friction(freio)

//limitar a velocidade

if hspeed>5{hspeed=5}
if hspeed<-5{hspeed=-5}

//mudar para sprite do player parado

if hspeed=0{
sprite_index= nome_da_sprite_dele_parado
}

//mudar sprite para o lado em que caminha

if lado=1{
image_xscale=1  // sprite ficará  original
}
else{
image_xscale=-1  // inverterá a sprite na vertical  "ou seja para a esquerda"
}

Aí está o básico da movimentação só que está sem a gravidade !

Flows !!!!!!
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Mensagem por Pandoraz Sex 16 Out 2009, 21:24

Gente, eu tô querendo que quando eu aperte ^ ele fica pra ^, e não volte pra V!!!
(quero que quando eu apertar pra cima, o objeto fica de costas pra mim, e não volte a ficar de frente)

e como assim criar uma variavel chamada lado ?!

PS: tenho que por no no key o code do sprite parado de frente ou não pode?


Última edição por Pandoraz em Sex 16 Out 2009, 21:26, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : esqueci de por o ps e_e)
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Mensagem por Adriel Sex 16 Out 2009, 22:05

Não é mais fácil você colocar os eventos de movimentos como: Add Event > Key Press > Left ; Add Event > Key Press > Right ; Add Event > Key Press > Up ; Add Event > Key Press > Down ; Add Event > Keyboard > No key

E em cada evento desse você coloca a ação Start moving in a direction com a direção e a velocidade desejada e o sprite. Já no evento No key, você coloca Start moving in a direction e clica no pino do meio e na velocidde, põe zero! Fácil!
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Mensagem por Pandoraz Dom 18 Out 2009, 14:13

Acho que não entenderam minha pergunta =/
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Mensagem por CPinheiro Dom 18 Out 2009, 14:22

Pandoraz escreveu:Acho que não entenderam minha pergunta =/
Então explique melhor. Só postar para dizer que não entenderam não ajuda em nada.

Agora vamos a sua dúvida. Você sabe criar variáveis? Se souber, crie uma variável chamada lado. Coloque isso no Step:

Código:

if (keyboard_check(vk_up)) { lado = 0; y-=3 }
if (keyboard_check(vk_down)) { lado = 1; y+=3 }
if (lado == 0) { sprite_index=spr_pra_cima; }
if (lado == 1) { sprite_index=spr_pra_baixo; }

Siga o raciocínio e faça para os outros possíveis lados.
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Mensagem por Pandoraz Dom 18 Out 2009, 17:12

CPinheiro, olha um dos meus posts nesse tópico: "e como assim criar uma variavel chamada lado ?!"

olha o que eu quero:

quando começa o jogo, meu sprite ta de frente, e quando aperto a key down (pra baixo), ele anda pra baixo. eu quero que quando eu aperte pra cima, o meu sprite mude para ficar de costas, e quando eu pressionar key up (pra cima) ele ande pra cima.
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Mensagem por CPinheiro Dom 18 Out 2009, 19:23

Pandoraz escreveu:CPinheiro, olha um dos meus posts nesse tópico: "e como assim criar uma variavel chamada lado ?!"

olha o que eu quero:

quando começa o jogo, meu sprite ta de frente, e quando aperto a key down (pra baixo), ele anda pra baixo. eu quero que quando eu aperte pra cima, o meu sprite mude para ficar de costas, e quando eu pressionar key up (pra cima) ele ande pra cima.

Amigo, você pelo menos tentou procurar um tutorial sobre variáveis?
Procure um e estude. Depois, siga o meu outro post que você conseguirá fazer isso.
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