|~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

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Qualidade |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por RodrigoM. em Ter 11 Ago 2009, 00:11

Descrição:
Bem galera quem nunca quis fazer um sistema de Level-Up em seu RPG ?
Agora você pode, Com esse Sistema de Level-Up Feito com muito carinho, E esforço! Very Happy

Bem mão na massa! rabbit

Primeiro vamos criar um object e chame-o de controlador ou oque você quiser. vamos adicionar o evento Create e coloca o seguinte:

Código:
global.strength = 3
global.defense = 2
global.maxhp = 10
global.xp = 0
global.level = 1
global.nextlevel = 100

agora vamos adicionar um evento chamado Step e coloca o seguinte:

CODE:
Código:
if global.xp >= global.nextlevel
{
global.level += 1 // Adiciona +1 ao level
global.strength += 1// Adiciona +1 a strength
global.defense += 1// Adiciona +1 para a defesa
global.maxhp += 5 // Adiciona +5 para a vida
global.nextlevel *= 1.5 /*Aqui vai multiplicar 1.5 para subir para o próximo Level Exemplo:  Para ir para o level 2 precisa de 100 exp,para subir subir para o Level 2 você tem que ter 150) Pode mudar se for pouco */
}

Agora vamos adicionar o evento chamadoDraw e coloca o seguinte:

CODE:
Código:
draw_text(x,y,"Level:"+string(global.level))
draw_text(x,y+20,"Strength:"+string(global.strength))
draw_text(x,y+40,"Defense:"+string(global.defense))
draw_text(x,y+60,"Maxhealth:"+string(global.maxhp))
draw_text(x,y+80,"XP:"+string(global.xp))
draw_text(x,y+100,"Next level:"+string(global.nextlevel))

Esse Código a seguir vai ser tipo um "teste", Ele vai servir para você ver como fica as Estatísticas do personagem, na verdade você tem que coloca esse código no evento de morto do inimigo, Para quando ele morrer aumente 2 de experiência, para testar coloque em algum evento do teclado, Exemplo press space:

CODE:
Código:
//Adiciona +2 de experiencia.
global.xp += 2

Pronto galera ta feito.

Se foi útil, Comenta ae, Se não foi Comenta também!What a Face

Bem espero ter ajuda alguém aqui do fórum! Very Happy


Última edição por CyraxX em Seg 30 Nov 2009, 23:15, editado 3 vez(es)

RodrigoM.

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Alex FC em Ter 11 Ago 2009, 13:15

Este é não é o lugar de postar isso. E sim na area de tutoriais, mais atenção ao postar! vlw?

O tutorial esta bem feito, parabéns! Mas na próxima poste lugar certo! vlw?

FLWS!

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por XlourenzoX em Ter 11 Ago 2009, 13:44

cara vlw mesmo tava precisando disso meus parabens e boa sorte no seu projeto "angels"pode cre que vai da certo^^ Twisted Evil

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por RodrigoM. em Ter 11 Ago 2009, 21:26

Ou foi mal ae Alex, Sou seu Fan adoro seus Tutos e Engines! Very Happy

Eu postei aqui porque vi alguns Tópicos sobre duvida de como criar o mesmo, Ai Postei aqui... Mais foi mal ae... A Próxima estará no Lugar certo! =D

Enquanto ao XlourenzoX, Vallew Fico Feliz em poder ajudar alguém! Happy

Obrigado... Espero logo poder postar um Demo do meu jogo aqui no Fórum! =D

RodrigoM.

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Natch em Qua 12 Ago 2009, 09:37

Bom tutorial...
penso que vais ajudar muita gente aqui no fórum..

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por RodrigoM. em Qua 12 Ago 2009, 12:53

Vallew! =D

Eh, isso que eu quero! =D

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por gerudoking em Qua 12 Ago 2009, 13:30

Tutorial bem legal,vai me ajudar no meu projeto,parabens!

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por ze1 em Qua 12 Ago 2009, 13:54

Tem uma coisa que seu código não prevê que é o case de um inimigo dar exp suficiente para o personagem ganhar mais de um nível. Por exemplo, vamos supor que o inimigo dê 300 exp e o personagem está no nível 1. Ele, inicialmente, precisa de 100 exp para ir para o nível 2 e 150 para ir ao nível 3. Ou seja, preciso de 250 exp para ganhar dois níveis e o inimigo dá 300 exp.

Uma solução para isso é o seguinte:

Código:

while expinimigo >= global.nextlevel {
  dif = expinimigo - global.nextlevel
  global.nextlevel -= expinimigo
  if global.nextlevel <= 0 {
    // aqui entra o código que aumenta os stats do personagem
  }
  expinimigo = dif
}
global.nextlevel -= expinimigo

Eu não testei o código acima, mas a idéia é que, enquanto o exp que o inimigo der for maior do que a quantidade de exp para chegar ao próximo nível, o personagem ganha exp e, quando o exp para o próximo nível for 0, o personagem ganha um nível.
Espero ter ajudado. =)

ze1

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por RodrigoM. em Qui 13 Ago 2009, 07:47

Muito obrigado gerudoking!

Enquanto ao ze1 Acredito que ão seja necessário, pois o código de aumentar exp quando mata o inimigo vai ser colocado no inimigo, sendo assim elevai dar o quanto você quiser de exp!

Mais mesmo assim, Muito obrigado pela dica vou testa aqui vê se muda, se muda eu coloco ali no Tutorial! Very Happy

Vallew!

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por ze1 em Qui 13 Ago 2009, 14:32

Sim, mas nada impede que um inimigo dê uma quantidade grande de exp e se você derrotá-lo num nível baixo, poderá ganhar mais de um nível de uma vez. Veja que qualquer (se não todos) os jogos que usam o sistema de EXP e level up tratam esse caso. =)

ze1

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Naut2006 em Qui 13 Ago 2009, 15:36

Tipo pokemon, na maioria das vezes que um pokemon passa d nivel ele fica com pelo menos maisum pouquinho de experienci de level seguinte, ou pode tbm passar de dois leveis de uma vez, etc

Goodbye Happy

Naut2006

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por RodrigoM. em Qui 13 Ago 2009, 18:48

Eh, pode ser... Smile

Mais você pode coloca quanto você quiser que o inimigo de para vc de exp...

Aumentando o Global.xp|!

Código:
global.xp += 40 // Por exemplo! :D

Fallow Até mais! =D

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por ze1 em Qui 13 Ago 2009, 20:58

Eu não explicitei isso no meu código, mas isso também é feito.
Você pode fazer o seguinte: criar um script e colocar o código que fiz lá dentro (com eventuais alterações que achar necessárias) e na hora aumentar o exp, você chama o script passando a quantidade como parâmetro.

aumentar_exp(40)

É isso que você tava dizendo? o_o

ze1

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Kabeção em Qui 13 Ago 2009, 21:02

Sua contribuição ajuda os membros mas ajude também a organização do fórum postando no local certo.
Até mais.

Movido.

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por RodrigoM. em Sex 14 Ago 2009, 20:34

É, pode ser... Mais do meu modo é mais fácil! hehe

Bem Vallew cara pela dica! Very Happy

Desculpe pela minha falta de atenção, Meu próximo tutorial vai estar em seu lugar correto! Very Happy

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por leocurvelo em Sex 14 Ago 2009, 20:57

cara , gostei mto desse tutorial !!!! mto obrigado!!! obrigado mesmo!!!!!!!!!

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por RodrigoM. em Seg 04 Jan 2010, 15:18

Hehe, De nada Fico muito feliz em poder ajudar alguém! [:¬D]

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Nirvano em Sex 29 Jan 2010, 18:45

bom mesmo otimo tuto juntando um tuto aki outro ali so aparecem ideias e possibilidades novas o pessoal do forum ta de parabens






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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por bootzin em Dom 21 Fev 2010, 18:12

Estou tentando fazer esse sistema de levelup no meu jogo mas to com um problema
Eu queria que quando meu personagem subisse de nível aparecece "LEVEL UP!" e se possível gostaria que esse "level up" fosse colorido preenchido por dentro e aos poucos desaparecece
Alguem pode me ajudar? :|

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Mensagem por Luca$*** em Dom 21 Fev 2010, 19:00

queria aproveitar esse topico para perguntar:
no meu jogo quando o carinha passa de fase ele começa na metade da room
como faço para ele começar no começo da fase.ja tentei com jump to position mas não consegui.

Luca$***

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Mystery_boy_maker em Dom 21 Fev 2010, 19:45

Bom tutorial nem havia visto esse topico foi ate bom que
reviveram ele !!

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por bootzin em Dom 21 Fev 2010, 21:26

Luca$*** escreveu:queria aproveitar esse topico para perguntar:
no meu jogo quando o carinha passa de fase ele começa na metade da room
como faço para ele começar no começo da fase.ja tentei com jump to position mas não consegui.
vai onde vc cria a room e na fase dois vc deve ter colocado o obj do personagem no meio da room.
Se for isso é só deletar o que vc tinha colocado e por ele no começo da fase
simples Very Happy

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por RodrigoM. em Seg 22 Fev 2010, 10:57

Obrigado galera, Tinha até me esquecido desse tutorial meu! Happy

bootzin escreveu:Estou tentando fazer esse sistema de levelup no meu jogo mas to com um problema
Eu queria que quando meu personagem subisse de nível aparecece "LEVEL UP!" e se possível gostaria que esse "level up" fosse colorido preenchido por dentro e aos poucos desaparecece
Alguem pode me ajudar? :|

Tem bastante jeito de fazer isso, Se você crio o Level-Up em um objeto controle na room, você coloca no create:
Código:

levelup := false
yy := obj_player.y
xx := obj_playerx
ai você substitui o obj_player pelo nome do seu player
Draw:
Código:

if levelup := true
{
draw_text(xx,yy+20,'Level-Up')
}
ai você pode mudar a altura da variável yy se ficar muito perto do player!

no evento de subir o nivel:
Código:

if global.xp >= global.nextlevel
{
levelup := true
global.level += 1 // Adiciona +1 ao level
global.strength += 1// Adiciona +1 a strength
global.defense += 1// Adiciona +1 para a defesa
global.maxhp += 5 // Adiciona +5 para a vida
global.nextlevel *= 1.5 /*Aqui vai multiplicar 1.5 para subir para o próximo Level Exemplo:  Para ir para o level 2 precisa de 100 exp,para subir subir para o Level 2 você tem que ter 150) Pode mudar se for pouco */
}
else
levelup := false
Entendeu? Happy

deve dar certo nem testei, mais é essa a lógica!

Qualquer duvida é isso ai! =D

RodrigoM.

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por bootzin em Ter 23 Fev 2010, 13:57

eu coloquei seu código pois meu levelup é um controlador
mas n deu certo pois o texto n aparece
o que eu faço?

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Lcastro1997 em Ter 01 Jun 2010, 15:01

Mtooo Booommmm, agora só presciso saber fazer um rpg!!!

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Nicolas em Qui 03 Jun 2010, 09:43

Cara Vlw Gostei Muito Msm Estava Procurando a Tempo uma Coisa Dessa Para Meu Escape Vlw Very Happy

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por O Isaque em Qui 03 Jun 2010, 09:46

muito bom a engine, vai ajuda muito nós.

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por pauloeduardo98 em Qui 10 Jun 2010, 15:50

pow naum deu

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Mensagem por RodrigoM. em Qui 10 Jun 2010, 16:11

Obrigado pelo comentário de todos.

pauloeduardo98, Seja mais especifico, sobre seu problema, não posso te ajudar se não dizer a sua duvida.

Obrigado.

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por jpaulo em Sab 12 Jun 2010, 17:02

e uma boa tutorial.com certeza vai ajudar muita gente.

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Convidad em Sab 12 Jun 2010, 19:42

cara bem legal
uma observaçao o spolier nao esta funfando com eu Very Happy

Convidad
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Qualidade Ótimo

Mensagem por diegorodriguesc em Qui 12 Ago 2010, 17:11

Ótimo tutorial, ajudo bastante...


Abraços

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por alexs2195 em Seg 20 Set 2010, 11:59

As info de esperiencia e etc n seguem o jogador elas ficam no mesmo lugar que tu coloco pode adicionar isso no tutorial?? quando ajeitar isso me manda uma mp!

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por Alexandre Dias em Sab 16 Out 2010, 19:47

Alguém ae testou no GM8 LITE e funcionou?

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Qualidade |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por M.F-Sasuke em Qua 03 Nov 2010, 09:10

Ae cara vlw adorei o seu topico obrigado tava precisando de um sistema de Level-up mas tenho umas duvidas:

- Para que serve o Max HP?
- Se for a vida, como eu faço para quando tocar no inimigo ela diminuir e quando ela acabar morrer?
- tem como colocar a XP e HP em barras?
- você saba fazer um sistema de captura (to criando um jogo pokemon)?
- e voce sabe comoo fazer para falar com os NPC's? (tipo eu aperto SPACE de frente com o NPC ai ele fala ou começa a batalha.)

Vlw!
GM8 lol! Exclamation Fight! off-topic la! Zangado Feliz nuu Go GM8

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Qualidade Ajudem!!!

Mensagem por Avarch em Sex 08 Jun 2012, 23:56

GM8Ótimo Tutorial GM8
MAS... SÓ UMA PERGUNTA!
Como eu faço para dexa as estatisticas do lv parado no canto da tela? Go Go Go nervoso anh! confused Question
É pq a sprite do meu char some, entao deve ser pq essas estatisticas ficam em cima.
OBs: Meu Projeto é TopDown. Feliz

Agradeço!

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Qualidade Re: |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!

Mensagem por skatemilx em Qua 28 Nov 2012, 16:40

Ao ativar os códigos o global atake e defesa já tem função?
ex:

Player
Atack:3
Defesa:2

O player ataca o enemigo de 2 defesa!!!!

Atack !!!!

3 //O atake do player
-2 // A defesa do enemigo
1 de dano causado!!

E ai
?
E +- essa função?

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Mensagem por ggabrielssilv em Sex 30 Nov 2012, 16:06

como ficaria este código se fosse em html para um site de game ?

ggabrielssilv

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Mensagem por PedroX em Sex 30 Nov 2012, 16:33

como ficaria este código se fosse em html para um site de game ?

Você precisaria de PHP e não seria simples. É mais fácil achar no Google isso do que aqui.

É pq a sprite do meu char some, entao deve ser pq essas estatisticas ficam em cima.
Use draw_sprite(sprite_index, -1, x, y) antes de desenhar as estatísticas.

- Para que serve o Max HP?
É o máximo de HP que ele pode ter.

Até mais!

PedroX

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Mensagem por jober Sv em Dom 17 Nov 2013, 16:24

Nossa cara tava precisando D+ so n ti dou minha vida pq ja tem dono kkkkk mas vlw msm vc mi salvo kkk vlw ae!! (Y)

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