GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Hoje à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Sistema de troca de arma

2 participantes

Ir para baixo

sistema - Sistema de troca de arma Empty Sistema de troca de arma

Mensagem por felipe_gabriel2806 Dom 29 Out 2023, 12:41

Estou fazendo um sistema de troca de arma para meu jogo, in game quando o player pressiona a tecla 0, 1 ou 2 é para trocar para a arma correspondente, porem pelo o que eu vi no debug a variável só está indo até o valor 1, ela não está adquirindo 2, até 1.1 ela vai porem se tiver 1.1 não troca da arma 1 para a 2 só troca da 0 para a 2

Código:

[b]Step do player[/b]

///TROCA DE ARMA


//arma 0
if keyboard_check(ord("0")) && !global.arma == 0 or global.arma == noone{
    global.arma = 0
    instance_create(x,y,global.arma0)
}

if !global.arma == 0 {
    instance_destroy(global.arma0)
}

//arma 1
if keyboard_check(ord("1")) && !global.arma == 1 {
    global.arma = 1
    instance_create(x,y,global.arma1)
}

if !global.arma == 1 {
    instance_destroy(global.arma1)
}

//arma 2

if keyboard_check(ord("2")) && !global.arma == 2 {
    global.arma = 2
    instance_create(x,y,global.arma1)
}

if !global.arma == 2 {
    instance_destroy(global.arma1)
}

o código do arma 2 só está executando a primeira linha do if, quando chega na segunda não retorna o valor 2 para a arma

Código:

[b]Create do obj_config[/b]

arma = noone

global.arma0 = obj_melee
global.arma1 = obj_primary
global.arma2 = obj_secundary

aqui é onde estou armazenando as informações, se alguém souber como me ajudar ficarei grato, estava querendo usar case no lugar dos ifs, porem não estou certo de como usar, se alguém puder me explicar tambem
felipe_gabriel2806
felipe_gabriel2806

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 23/10/2023
Reputação : 5
Número de Mensagens : 6
Prêmios : sistema - Sistema de troca de arma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

sistema - Sistema de troca de arma Empty Re: Sistema de troca de arma

Mensagem por GabrielXavier Seg 30 Out 2023, 08:12

Olá Felipe, não sei se já resolveu o problema devido ao tempo em que já publicou sua dúvida, mas vou tentar te dar uma ajuda.

Seu código está bom, mas tem como melhorar, a função keyboard_check não é apropriada para esse tipo de evento, pois enquanto estiver segurando a tecla ela sempre vaie star marcada como pressionada, o ideal nesse caso é você checar a tecla apenas quando ela for "pressionada" ou então quando ela for "solta", oque vai ativar o evento de tecla apenas uma vez e pode evitar bugs no seu projeto. Recomendo usar keyboard_check_pressed para checar a tecla apenas quando for pressionada.

Para simplificar o seu código recomendo fazer algo mais ou menos assim:

No create do objeto player:
Código:

global.arma = 0; // Representa a arma que o player vai estar carregando

armas[0] = noone; // Nenhuma arma selecionada
armas[1] = obj_arma1; // Deve ser o objeto da arma 1
armas[2] = obj_arma2; // Deve ser o objeto da arma 2
armas[3] = obj_arma3; // Deve ser o objeto da arma 3

Você vai usar a variável "global.arma" para identificar qual vai ser a arma atual do player, e a array "armas" deve armazenar o nome do objeto de cada arma disponível no seu jogo.

No evento STEP do player:
Código:

var oldArma = global.arma; // Guarda qual a arma que o player está carregando no momento, se mudar de arma, essa vartiavél serve para destruir a arma anterior

if (keyboard_check_pressed(ord("0"))) global.arma = 0; // Troca para nenhuma arma
if (keyboard_check_pressed(ord("1"))) global.arma = 1; // Troca para a arma 1
if (keyboard_check_pressed(ord("2"))) global.arma = 2; // Troca para a arma 2
if (keyboard_check_pressed(ord("3"))) global.arma = 3; // Troca para a arma 3

// Se a arma atual não existir e global.arma não for igual a 0 (que significa que o player não esta com nenhuma arma)
if (!instance_exists(armas[global.arma])) && (global.arma != 0) {
 
 if (instance_exists(oldArma)) instance_destroy(oldArma); // Se existir a arma anterior, vai exclui-lá
 
 var _arma = armas[global.arma]; // Pega o objeto da arma que deve ser criada (o objeto está armazenado na array)
 
 // Se o objeto existir vai cria-ló
 if (object_exists(_arma)){
 instance_create_layer(x, y, "Instances", _arma);
 }
}

A variável "oldArma" vai servir para você destruir a arma anterior quando tiver uma mudança de arma no jogo.

Primeiro o código atualiza a variável "oldArma", depois ele checa se alguma tecla de mudança de arma foi pressionada, se não foi trocada de arma ele ignora o restante do código, se a arma foi trocada o código do primeiro "if" vai identificar a troca da arma, pois como foi atualizado o "global.arma" o código vai verificar que o objeto que deveria ser a arma atual não existe na sala do jogo.

Então vai cair dentro do "if", vai verificar se existe uma arma anterior, se existir vai destruir ela, e vai criar a arma nova!

Fique atento ao nome da layer na sua room no código usei "Instances" que é a layer padrão que vem na room, se você precisar criar o objeto em outra layer precisa mudar o nome da layer no código.

Uso a versão atualizada do GameMaker, se você usar versões anteriores precisa usar o instance_create ao em vez de instance_create_layer... Se usar a versão mais recente recomendo usar sempre a instance_create_layer

Com um código assim fica muito fácil adicionar mais armas, pois é só adicionar uma arma nova no array "armas" no create, e no step adicionar qual tecla vai equipar essa arma nova e colocar o valor em "global.armas" como o índice do array que representa a arma nova.

Não cheguei a testar o código, na prática para ver se funciona, pode ser que você precise ajustar alguma coisa além dos nomes dos objetos, mas na teoria é para funcionar, qualquer coisa se não funcionar estou à disposição para resolver, abraços!
GabrielXavier
GabrielXavier

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 40
Número de Mensagens : 399
Prêmios : sistema - Sistema de troca de arma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos