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[Dúvida] o sprite_index não muda

4 participantes

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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty [Dúvida] o sprite_index não muda

Mensagem por Eclypse Seg 28 Fev 2022, 11:31

Não sei se tem um certo limite, acredito que não, mas quando tento por o sprite de pulo quando a tecla vk_up é acionada nada acontece. O personagem pula normalmente mas o sprite nao muda.
 Tentei fazer o sprite_index com uma tecla que ja funcionava, botei ele pra dar animação de pulo quando apertasse pra andar pra direita (ao invés de correr) e ainda não foi.
 Fechei o game maker, mudei o nome do spr de pulo, testei diversas teclas e nada.


Uso o game maker studio 2 e meu código estava assim:

if keyboard_check_pressed(vk_up){
if !place_free(x,y+2){
   vspeed=-5
   sprite_index=spr_jump
}
}

obs: não sei se muda algo mas está aí o código

@Edit by TRFN
Titulo alterado, estava apenas com "u", talvez tenha sido acidental ou talvez um bug da forumeiros, mas por guia das dúvidas, título ajustado.
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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty Re: [Dúvida] o sprite_index não muda

Mensagem por Diemorth Seg 28 Fev 2022, 11:48

Olá, está praticamente tudo certo, essa linha aqui é o problema:

Código:
if !place_free(x,y+2){

Você está dizendo "Se não houver espaço livre sobre o personagem..."

Quando na verdade você quer saltar quando não houver nada acima dele(ou melhor, quando estiver livre acima dele), pra resolver isso é só remover a "!", ela está colocando o "não" na sua frase.

Código:
if place_free(x,y+2){

A linha acima diz "Se houver espaço livre acima do personagem..."

Se precisar de mais explicação fique a vontade para conversar!  flw
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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty O pulo está normal, y positivo é para baixo

Mensagem por Eclypse Seg 28 Fev 2022, 12:00

Diemorth escreveu:
Olá, está praticamente tudo certo, essa linha aqui é o problema:

Código:
if !place_free(x,y+2){

Você está dizendo "Se não houver espaço livre sobre o personagem..."

Quando na verdade você quer saltar quando não houver nada acima dele(ou melhor, quando estiver livre acima dele), pra resolver isso é só remover a "!", ela está colocando o "não" na sua frase.

Código:
if place_free(x,y+2){

A linha acima diz "Se houver espaço livre acima do personagem..."

Se precisar de mais explicação fique a vontade para conversar!  flw

Na verdade ela está pulando normalmente, o fato de estar positivo indica abaixo (seria tipo: se estiver colidindo verticalmente abaixo 2 pixels ele pode pular), tanto que a direção do pulo está negativa. O problema não está na execução do pulo e sim na execução do sprite que simplesmente se recusa a indexar no objeto do player Sad (acabei de entrar no site e so fiz isso pra sanar a minha duvida, entao nao sei usa-lo direito, perdao qualquer coisa).

Nunca vi este erro acontecer com alguém e também não achei respostas em nenhum outro site ou forum
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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty Re: [Dúvida] o sprite_index não muda

Mensagem por TRFN Seg 28 Fev 2022, 12:03

Tente fazer a mudança manual, colocando o evento de keypress a troca do sprite, para saber se o problema e no seu GM. Havendo a troca, o problema possivelmente esta no codigo mesmo (conforme o @Diemorth sugeriu)
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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty Re: [Dúvida] o sprite_index não muda

Mensagem por Eclypse Seg 28 Fev 2022, 12:09

TRFN escreveu:Tente fazer a mudança manual, colocando o evento de keypress a troca do sprite, para saber se o problema e no seu GM. Havendo a troca, o problema possivelmente esta no codigo mesmo (conforme o @Diemorth sugeriu)

Não deu certo, coloquei até mesmo no event create e nada acontece, irei tentar outros métodos. Obrigado pela atenção.
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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty Re: [Dúvida] o sprite_index não muda

Mensagem por TRFN Seg 28 Fev 2022, 12:13

Não tem de quê. Poderia compartilhar prints de como esta fazendo? scratch
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Mensagem por Eclypse Seg 28 Fev 2022, 12:29

TRFN escreveu:Não tem de quê. Poderia compartilhar prints de como esta fazendo? scratch
https://drive.google.com/file/d/1_NDALE9X3ycPX1EE_VUDY4HBRmZSao_8/view?usp=sharing

Gravei um curto vídeo por ser mais simples e ter bastante coisa. Acabei de descobrir que nem mesmo mudando o sprite principal do objeto ele muda
Meu game maker é original mas acho q isso nn era pra acontecer
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Mensagem por TRFN Seg 28 Fev 2022, 12:45

Encontrei o bug, a sprite só vai trocar na condição do keyboard_check_pressed, mas que por sua vez não e um evento que vai segurar por ser de único-momento (não permanece). Tente tirar o place_free da condicional do keyboard_check_pressed. Basketball


Última edição por TRFN em Seg 28 Fev 2022, 12:46, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Diemorth Seg 28 Fev 2022, 12:46

Eclypse escreveu:
Na verdade ela está pulando normalmente, o fato de estar positivo indica abaixo (seria tipo: se estiver colidindo verticalmente abaixo 2 pixels ele pode pular), tanto que a direção do pulo está negativa. O problema não está na execução do pulo e sim na execução do sprite que simplesmente se recusa a indexar no objeto do player Sad (acabei de entrar no site e so fiz isso pra sanar a minha duvida, entao nao sei usa-lo direito, perdao qualquer coisa).

Nunca vi este erro acontecer com alguém e também não achei respostas em nenhum outro site ou forum

Verdade, me passei nisso, pelo que vi o que pode estar acontecendo é sobreposição de animação. No caso você troca uma única vez o sprite para o pulo, no frame seguinte deve estar sempre sobrepondo para a sprite "spr_player".

Você pode colocar algo assim:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up){
  if !place_free(x,y+2){
      vspeed=-5
  }
}

if (vspeed != 0)
   sprite_index=spr_jump

Se você quiser polir isso, provavelmente é interessante usar uma máquina de estados ou uma variável própria para ter mais controle. Imagino que isso vá funcionar o/
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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty Problema com pulo

Mensagem por TRFN Seg 28 Fev 2022, 12:48

@Diemoth respondemos juntos kkk mas tem mais haver com a condicional mesmo, porque no caso a condicional esta sujeita a condicional acima. Pesquei isso vendo o vídeo. Esta mais simples do que parece kk
O seu código ira resolver.

cheers
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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty Re: [Dúvida] o sprite_index não muda

Mensagem por Eclypse Seg 28 Fev 2022, 13:16

TRFN escreveu:@Diemoth respondemos juntos kkk mas tem mais haver com a condicional mesmo, porque no caso a condicional esta sujeita a condicional acima. Pesquei isso vendo o vídeo. Esta mais simples do que parece kk
O seu código ira resolver.

cheers

Faz sentido, mas utilizei o codigo dele, limpei o meu e botei if keyboard_check(vk_up){sprite_index=spr_jump} e ainda não foi, o andar estava normal, mudei ele para o sprite de pulo e so nao foi, tentei até por o pulo como um objeto a parte mas na hora de tornar o meu spr invisivel para que o pulo nao se misture com o idle ele nao ia tbm, utilizando o sprite_index assim como fiz no ataque, e no video mudei o sprite principal do player pro jump e ainda nada Sad vou rever todo o código novamente e tentar achar algo, se não achar nada vou tentar reinstalar o gm. Obrigado novamente e perdão por tomar o tempo de vcs
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compilando para android - [Dúvida] o sprite_index não muda Empty Re: [Dúvida] o sprite_index não muda

Mensagem por Bruno_Ribeiro Sex 11 Mar 2022, 04:00

Conseguiu resolver? Se não conseguiu:
Alguns problemas que podem ser (como eu não sei como você está fazendo)
o primeiro que eu pensei seria você estar sobrepondo a sprite do pulo com a sprite do personagem parado, talvez você esteja usando no step
Código:
sprite_index=spr_normal;
Acima do sprite do pulo. Assim então, logo quando muda pro sprite do pulo, já volta pro sprite normal, se identificar isso nos códigos, eu pessoalmente gosto de criar uma variável para o modo do personagem, do tipo
"mode="normal";" no create
e no step
"if keyboard_check.....(pulo) {vspeed=-5; mode="pulando";}"

no final do step

Código:
switch(mode){
case "pulando" : sprite_index = spr_pulo; break;
case "andando" : sprite_index = andando; break;
case "parado" : sprite_index = parado; break;
}


O segundo que pensei foi você estar usando o evento "DRAW" no personagem que não está reconhecendo a sprite do pulo, foi um problema que já aconteceu comigo antes e é bem simples de resolver.

algo assim, faz tempo que não uso game maker mas acho que é isso, ultimamente estou programando só em Unity rs
feliz2
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