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[RSOLVIDO] após clique do mouse variável muda, mas não volta ao normal
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Perguntas e Respostas :: Game Maker :: GMS:Windows
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[RSOLVIDO] após clique do mouse variável muda, mas não volta ao normal
Olá tenho os codigos a baixo que servem para mostrar o fps, ou não, porém o fps aparece e depois não "desliga", se puderem me ajudar a entender o que ta acontecendo.
Tenho o obj_controle que possui:
No game start:
No draw:
E o obj_botão que no sprite tem duas imagens onde o botão ta ligado ou não.
Possui o Left Click:
E o Draw:
Tenho o obj_controle que possui:
No game start:
- Código:
global.showfps = 0
No draw:
- Código:
if global.showfps = 0 {draw_text(500,200,"desligado")};
else
if global.showfps = 1 {draw_text(500,200,string(fps))};
E o obj_botão que no sprite tem duas imagens onde o botão ta ligado ou não.
Possui o Left Click:
- Código:
if image_index = 1 {image_index=0 global.showfps=0};
else
if image_index = 0 {image_index=1 global.showfps=1};
E o Draw:
- Código:
draw_self()
image_speed = 0
Última edição por CrisMataTuto em Qua 26 Jan 2022, 23:59, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : solução encontrada)
CrisMataTuto- Data de inscrição : 19/08/2013
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Re: [RSOLVIDO] após clique do mouse variável muda, mas não volta ao normal
Tá funcionando/executando isso?
- Código:
if image_index = 1 {image_index=0 global.showfps=0};
else
if image_index = 0 {image_index=1 global.showfps=1};
Bom, tempos que não mexo no GM, mas esse ; parece deixar o else isolado.. enfim, deve tá, mas olhando assim parece que o else não tá sendo o else do if acima, de qualquer forma, tenta ver se assim não funciona:
- Código:
if image_index = 1 { image_index=0 global.showfps=0 }
else
if image_index = 0 { image_index=1 global.showfps=1 }
ou assim (só formatado um pouco mais):
- Código:
if (image_index == 1) {
image_index=0;
global.showfps=0;
} else if (image_index == 0) {
image_index=1;
global.showfps=1;
}
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Re: [RSOLVIDO] após clique do mouse variável muda, mas não volta ao normal
theguitarmester escreveu:
- Código:
if (image_index == 1) {
image_index=0;
global.showfps=0;
} else if (image_index == 0) {
image_index=1;
global.showfps=1;
}
tentei não rolou também é eu não manjo muito te gml mas precisava isolar melhor que nem você falou pra o else ser referente ao que aconteceu acima.
CrisMataTuto- Data de inscrição : 19/08/2013
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Re: [RSOLVIDO] após clique do mouse variável muda, mas não volta ao normal
Olá o/ Assumindo que a sprite do objeto está com a mask certinha a gente pode ter algumas coisas afetando isso.
Geralmente image_index pode ser mudado em runtime se você tiver algum valor no image_speed, se não me engano o image_speed afeta o image_index no evento de Step(ou Step End) possivelmente antes de você setar como zero, você pode tentar uma dessas soluções:
Mover o image_speed = 0; para o Create;
Ou usar o global.showfps como variável de checagem:
Explicação do código acima:
Como você está lidando com valores booleanos para o global.showfps, você pode apenas inverter o valor atual quando clicar, e configurar o valor de image_index com base nisso.
Obs.: Se você tiver outras coisas afetando o image_index(valor diferente de 0, 1) possivelmente você vai precisar de ifs, ou um switch.
Geralmente image_index pode ser mudado em runtime se você tiver algum valor no image_speed, se não me engano o image_speed afeta o image_index no evento de Step(ou Step End) possivelmente antes de você setar como zero, você pode tentar uma dessas soluções:
Mover o image_speed = 0; para o Create;
Ou usar o global.showfps como variável de checagem:
- Código:
global.showfps = !global.showfps;
image_index = global.showfps;
Explicação do código acima:
Como você está lidando com valores booleanos para o global.showfps, você pode apenas inverter o valor atual quando clicar, e configurar o valor de image_index com base nisso.
Obs.: Se você tiver outras coisas afetando o image_index(valor diferente de 0, 1) possivelmente você vai precisar de ifs, ou um switch.
- Código Alternativo:
- Código:
global.showfps = !global.showfps;
if (global.showfps == true)
image_index = 1;
else
image_index = 0;
CrisMataTuto gosta desta mensagem
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