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[Resolvido] Mudar sprite com direção - GMS1.4

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Mensagem por Deception_1999 Qui 19 Nov 2020, 19:26

Eu estou à, mais ou menos, 1 mês sem programar e esqueci do básico. Queria saber como mudar o sprite dependo da minha direção, tipo:
Eu ando para a direita e meu sprite muda para o frame 0, por exemplo. E o mesmo para todas as 4 direções.
É uma pergunta besta, mas não achei vídeo que explicasse.
Preciso que seja algo bem básico, pois estou explicando a programação básica para algumas pessoas.
Por enquanto eu tenho esse códigos:

Step
//Setas
if keyboard_check(vk_up) and place_free(x,y-col){
y-=spd
}
if keyboard_check(vk_down) and place_free(x,y+col){
y+=spd
}
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-col,y){
x-=spd
}
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+col,y){
x+=spd
}

Creat
spd = 8;
col = spd + 0;


Última edição por Deception_1999 em Seg 23 Nov 2020, 10:52, editado 1 vez(es)
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Mensagem por GabrielXavier Qui 19 Nov 2020, 19:36

Para mudar apenas o frame use o image_index e passe o nmr do frame que você quer que seja exibido em determinado momento.
ex:
image_index = 0;
image_index = 1;
image_index = 5;

Mas acredito que dessa forma só ira funcionar para sprites estáticas.

Se suas sprites tiveram animação, dessa forma não ira resolver seu problema!
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Mensagem por Deception_1999 Qui 19 Nov 2020, 22:37

Está certo, estou com dificuldades de colocar esse "image_index" dentro do código do step. Eu tentei algo assim:
Step
//Setas
if keyboard_check(vk_up) and place_free(x,y-col){
 y-=spd
 image_index = 0; //player olhando pra cima
}
if keyboard_check(vk_down) and place_free(x,y+col){
 y+=spd
 image_index = 1; //player olhando pra cima
}
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-col,y){
 x-=spd
 image_index = 2; //player olhando pra cima
}
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+col,y){
 x+=spd
 image_index = 3; //player olhando pra cima
}

mas não deu certo
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Mensagem por GabrielXavier Qui 19 Nov 2020, 23:05

Deception_1999 escreveu:Está certo, estou com dificuldades de colocar esse "image_index" dentro do código do step.

Nos passe mais informações do seu projeto, você quer trocar apenas o frame da sprite? As quatro imagens que você vai usar estão dentro de uma única sprite e cada frame dessa sprite é uma direção diferente?

ou

Você quer usar uma sprite diferente para cada direção?


Se não me engano para usar um frame estático você deve zerar a velocidade da animação da sprite, para isso usa-se image_speed = 0

Obs: Eu também estou a muito tempo sem trabalhar no Game Maker (mais de 1 ano hehehe) não tenho 100% de ctz se vai funcionar, preciso de maiores informações sobre o seu sprite e seu objeto para poder ajudar melhor!
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Mensagem por polosam Sex 20 Nov 2020, 09:50

Se você precisar mudar o sprite, e não apenas o frame, considere sprite_index = nome do seu sprite.
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Mensagem por Deception_1999 Sex 20 Nov 2020, 11:33

Acho que o problema estava em manter o image_speed no 0, tinha esquecido dessa opção.
Mas agora eu gostaria de fazer o seguinte:
Quando estiver andando ele vai mudar o frame, isso já esta resolvido, mas como faço para ele olhar para frente (telespectador) quando ele estiver parado?

Mais informações: No momento não estou mudando a direção com sprites, e sim com os frames do mesmo sprite, mas se precisa mudar eu mudo.
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Mensagem por GabrielXavier Sex 20 Nov 2020, 11:50

Você checa se a velocidade do objeto em questão é 0 se for zero vc coloca o frame desejado, acho que o GM tem uma variável para isso:
speed

Se não der certo vc checa se não está sendo pressionado nenhuma tecla no momento e caso não esteja vc muda o frame para o que vc quer também.
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