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Para objeto em certa cordenada - GMS1.4
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Perguntas e Respostas :: Game Maker :: GMS:Windows
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Para objeto em certa cordenada - GMS1.4
Oi. Bem, eu criei um objeto chamo obj_alien, e quero que eles aparecem quando meu score for 1250.
Quando os aliens aparecerem, quero que eles se enfileirem em duas colunas (tipo os insetos do jogo Galaga:Demons of death), então conclui que devo criar um código para que eles parem em certa cordenada x e y, porém, não sei que código usar para fazer isso.
Se minha lógica estiver errada e não for assim que devo fazer para eles pararem em certo lugar, me corrijam, por favor. VLW
Quando os aliens aparecerem, quero que eles se enfileirem em duas colunas (tipo os insetos do jogo Galaga:Demons of death), então conclui que devo criar um código para que eles parem em certa cordenada x e y, porém, não sei que código usar para fazer isso.
Se minha lógica estiver errada e não for assim que devo fazer para eles pararem em certo lugar, me corrijam, por favor. VLW
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Re: Para objeto em certa cordenada - GMS1.4
Recomendo fortemente a utilização de Paths.
Você pode criá-los manualmente ou por código. Por código vai parecer mais difícil, mas talvez uma mistura do modo manual com os códigos seja a melhor opção. Crie uns paths manualmente e depois os inverta/rotacione por código, por exemplo.
Segue a referência: https://docs2.yoyogames.com/source/_build/3_scripting/4_gml_reference/paths/index.html
Estas funções são um bom começo:
path_flip
path_mirror
path_reverse
path_rotate
Com a função path_assign() você poderia também copiar um path em um novo path, depois descartar alguns pontos no novo path, fazendo com que cada inimigo pare numa posição diferente (num ponto anterior do path, por exemplo).
Mas não é necessário. Veja o que for mais conveniente. Por exemplo, você pode usar a função path_start(), a variável path_speed (maior que zero segue normalmente, igual a zero fica parado, menor que zero segue no sentido inverso do original) e a variável path_position para saber em qual posição do path está atualmente (por exemplo, 0.0 é o começo do path, 0.5 é a metade do path, 1.0 é o final do path). Sabendo em qual posição a instância está, você pode comandar cada instância para que pare.
Você pode criá-los manualmente ou por código. Por código vai parecer mais difícil, mas talvez uma mistura do modo manual com os códigos seja a melhor opção. Crie uns paths manualmente e depois os inverta/rotacione por código, por exemplo.
Segue a referência: https://docs2.yoyogames.com/source/_build/3_scripting/4_gml_reference/paths/index.html
Estas funções são um bom começo:
path_flip
path_mirror
path_reverse
path_rotate
Com a função path_assign() você poderia também copiar um path em um novo path, depois descartar alguns pontos no novo path, fazendo com que cada inimigo pare numa posição diferente (num ponto anterior do path, por exemplo).
Mas não é necessário. Veja o que for mais conveniente. Por exemplo, você pode usar a função path_start(), a variável path_speed (maior que zero segue normalmente, igual a zero fica parado, menor que zero segue no sentido inverso do original) e a variável path_position para saber em qual posição do path está atualmente (por exemplo, 0.0 é o começo do path, 0.5 é a metade do path, 1.0 é o final do path). Sabendo em qual posição a instância está, você pode comandar cada instância para que pare.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Para objeto em certa cordenada - GMS1.4
PedroX escreveu:
Com a função path_assign() você poderia também copiar um path em um novo path, depois descartar alguns pontos no novo path, fazendo com que cada inimigo pare numa posição diferente (num ponto anterior do path, por exemplo).
Bem, eu nuca mexi com path's, então vou começar pequeno. No path_assign(), devo colocar o index e o path no parenteses, esse index tem que ser uma variável, mas o valor dela seria o que?
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Re: Para objeto em certa cordenada - GMS1.4
Você pode fazer assim:
https://docs2.yoyogames.com/source/_build/3_scripting/4_gml_reference/paths/changing%20paths/path_assign.html
- Código:
mypath = path_add(); // um novo path criado agora, em branco
path_assign(mypath, path_existente); // copiamos o path_existente para o path que está em branco, ficando os dois iguais
https://docs2.yoyogames.com/source/_build/3_scripting/4_gml_reference/paths/changing%20paths/path_assign.html
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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