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[PEDIDO] Fases e estrelas.
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[PEDIDO] Fases e estrelas.
Bom galera. Sou novo aqui no forum. Estou criando um pequeno jogo no Game Maker Studio.
Mais eu preciso de uma ajudinha.
Como que eu faço para que eu jogue uma fase. E ganhasse 3 estrelas (exemplo)
Que o sistema de estrela seja feito com score. Pra conseguir 1 estrela precisasse de tal ponto. Pra 2 estrelas tal pontos e etc.
Tipo o angry birds. E dps eu saisse da fase. E ia para o menu das fases. E que apareça a minhas estrelas embaixo da fase que eu completei.
Queria tambem um menu quando a fase terminasse. Q nem o angry birds e só assim saisse pro menu principal ou pra outra fase.
Se puderem me ajudem. Por favor. Agradeço.
Estou muito focado neste projeto.
Se fizerem pra mim eu agradeço muito.
Os sprites se ouver. N precisa ser nada detalhado. Só pra demonstração ta ótimo
Mais eu preciso de uma ajudinha.
Como que eu faço para que eu jogue uma fase. E ganhasse 3 estrelas (exemplo)
Que o sistema de estrela seja feito com score. Pra conseguir 1 estrela precisasse de tal ponto. Pra 2 estrelas tal pontos e etc.
Tipo o angry birds. E dps eu saisse da fase. E ia para o menu das fases. E que apareça a minhas estrelas embaixo da fase que eu completei.
Queria tambem um menu quando a fase terminasse. Q nem o angry birds e só assim saisse pro menu principal ou pra outra fase.
Se puderem me ajudem. Por favor. Agradeço.
Estou muito focado neste projeto.
Se fizerem pra mim eu agradeço muito.
Os sprites se ouver. N precisa ser nada detalhado. Só pra demonstração ta ótimo
Alvaro Iankoski Winck- Games Ranking :
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
intao... eu axo... n sei tbm sou meio novo mas opinar não ofende
n testei mas tente assim
eu prefiro fazer maior ou igual ">=", pq as vezes buga se n for assim :X
e para o sub menu ao final da fase, você pode fazer o instance_create(obj_submenu)
e claro existe outros metodos, mas... sa comé né.
boa sorte, flw!
n testei mas tente assim
- Código:
if global.score>="100"
{global.estrela="1"}
if global.score>="200"
{global.estrela="2"}
if global.score>="300"
{global.estrela="3"}
eu prefiro fazer maior ou igual ">=", pq as vezes buga se n for assim :X
e para o sub menu ao final da fase, você pode fazer o instance_create(obj_submenu)
e claro existe outros metodos, mas... sa comé né.
boa sorte, flw!
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
Obrigado.
Isto eu consegui fazer certinho. Ja tinha até pronto.
Mais o meu problema. N sei se expliquei bem. Ou não.
É que no fim da fase aparece o menu com as estrelas mais eu quero q elas apareçam quando eu completar a fase. Tipo...
Eu estou na room (levelSelect) e tem varias fases mais ai eu quero q essa estrelas q eu ganhei na fase aparecem logo abaixo do obj_fase.
Tipo o angry birds q quando ta no level select aparecam as estrelas q vc ganhou na fase.
Se nao expliquei direito. Ou nao entenderam. Só comentar
Isto eu consegui fazer certinho. Ja tinha até pronto.
Mais o meu problema. N sei se expliquei bem. Ou não.
É que no fim da fase aparece o menu com as estrelas mais eu quero q elas apareçam quando eu completar a fase. Tipo...
Eu estou na room (levelSelect) e tem varias fases mais ai eu quero q essa estrelas q eu ganhei na fase aparecem logo abaixo do obj_fase.
Tipo o angry birds q quando ta no level select aparecam as estrelas q vc ganhou na fase.
Se nao expliquei direito. Ou nao entenderam. Só comentar
Alvaro Iankoski Winck- Games Ranking :
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
eu axo q agora eu saquei xD se explico certin memo eu q so meio tongo xD
intao, ao termino da fase se ira para o level select correto, como em diversos jogos, eu n tenho nenhum para citar alem do angry birds tbm
mas faça o seguinte,
no obj que sera o botao q selecionara a fase da room levelselect, adicione a global.totalestrela=0; certo?
ai essa global você checara quantos pontos você tem armazenada na global.estrela, o obj que esta na fase, que armazena o valor de global.estrela marque como persistente, n sei se estou explicando corretamente;
ai ela checara quantos pontos de estrelas você tem;
ai se coloca tal score, sprite_index;
saiba que só podes checar uma variavel, se esta variavel estiver no obj da mesma room, ai por isso estamos colocando a persistente, que ira persistir em mudar de rooms, uma sapequinha
eu axo q é isso
se n conseguiu intende eu posso faze uma engine,
flw!
intao, ao termino da fase se ira para o level select correto, como em diversos jogos, eu n tenho nenhum para citar alem do angry birds tbm
mas faça o seguinte,
no obj que sera o botao q selecionara a fase da room levelselect, adicione a global.totalestrela=0; certo?
ai essa global você checara quantos pontos você tem armazenada na global.estrela, o obj que esta na fase, que armazena o valor de global.estrela marque como persistente, n sei se estou explicando corretamente;
ai ela checara quantos pontos de estrelas você tem;
ai se coloca tal score, sprite_index;
saiba que só podes checar uma variavel, se esta variavel estiver no obj da mesma room, ai por isso estamos colocando a persistente, que ira persistir em mudar de rooms, uma sapequinha
eu axo q é isso
se n conseguiu intende eu posso faze uma engine,
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
nunca fiz algo do tipo, mais acredito que as informações de cada fase ou é armazenado anteriormente, ou é calculado de acordo com a quantidade de um certo objeto na room, por exemplo:
Obj_score : cada um da 10pts
em uma fase com 100 objetos seriam 100*10 que é igual a 1000.
para tirar as estrelas eu faria o seguinte:
no room_start:
e pra finalizar o game:
obviamente esse código deve ter um erro, fiz tudo de cabeca como um exemplo, e tambem, pode ter milhares de formas de calcular a pontuação, mais pra te dar uma boa ideia. crie seu próprio sistema.
sistemas próprios facilitam a edição e adaptação dos mesmos.
flwz
[edit]
para fazer as estrelas irem aparecendo, use o draw event, apos armazenar a quantidade de estrelas ganhadas, basta ir diminuindo.
create:
Obj_score : cada um da 10pts
em uma fase com 100 objetos seriam 100*10 que é igual a 1000.
para tirar as estrelas eu faria o seguinte:
no room_start:
- Código:
global.room_max_score=instance_number(Obj_score)*10
e pra finalizar o game:
- Código:
if(score>=global.room_max_score-100){estrelas=3}else
if(score>=global.room_max_score-200){estrelas=2}else
if(score>=global.room_max_score-400){estrelas=1}
obviamente esse código deve ter um erro, fiz tudo de cabeca como um exemplo, e tambem, pode ter milhares de formas de calcular a pontuação, mais pra te dar uma boa ideia. crie seu próprio sistema.
sistemas próprios facilitam a edição e adaptação dos mesmos.
flwz
[edit]
para fazer as estrelas irem aparecendo, use o draw event, apos armazenar a quantidade de estrelas ganhadas, basta ir diminuindo.
create:
- Código:
star_image[0]=0//image da primeira estrela
star_image[1]=0//image da segunda estrela
star_image[2]=0//image da terceira estrela
count=0
- Código:
if(count<=2){
if(star_image[count]>=sprite_get_number(sprite_das_suas_estrela)-1){
if(count<estrelas){count+=1}//estrelas é o valor das estrelas ganhas
}else{
star_image[count]+=1
}}
draw_sprite(sprite_das_suas_estrela,star_image[0],100,100)
draw_sprite(sprite_das_suas_estrela,star_image[1],200,100)
draw_sprite(sprite_das_suas_estrela,star_image[2],300,100)
//DEBUG
draw_text(5,5,count)
draw_text(5,25,star_image[0])
draw_text(5,45,star_image[1])
draw_text(5,65,star_image[2])
Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
Hipno ? Eu agradeço mais eu fiz tudo que vc falou mais mesmo assim. Continuo não conseguindo. Se vc puder fazer um engine. Eu agradeço muito.
Isaque ? Obg vc explicou tudo certinho. Mais n era bem isso que eu precisava. Obrigado. Talvez ainda ajude alguem futuramente. Até mesmo eu
Isaque ? Obg vc explicou tudo certinho. Mais n era bem isso que eu precisava. Obrigado. Talvez ainda ajude alguem futuramente. Até mesmo eu
Alvaro Iankoski Winck- Games Ranking :
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
Alvaro, meu tutorial te ajuda? Ele tem 2 partes:
https://gmbr.forumeiros.com/t31494-sistema-de-3-estrelas-parte-1
https://gmbr.forumeiros.com/t31528-sistema-de-3-estrelas-parte-2
https://gmbr.forumeiros.com/t31494-sistema-de-3-estrelas-parte-1
https://gmbr.forumeiros.com/t31528-sistema-de-3-estrelas-parte-2
vitorfernandes13- Games Ranking :
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
Vitor Fernandes ? Foi inspirado no tutorial q tive esta ideia. Mais mesmo assim não é isto que estou buscando.
Oque eu gostaria é que as minhas estrelas não só apareçam no final da fase. Como também na room (level select) logo abaixo da fase que eu acabei de completar
Oque eu gostaria é que as minhas estrelas não só apareçam no final da fase. Como também na room (level select) logo abaixo da fase que eu acabei de completar
Alvaro Iankoski Winck- Games Ranking :
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
oque vc quer é que apareca depois que terminar o game/fase, certo?
não sabemos como o seu game funciona, mais assim que ele acabar, vc cria o objeto com as configurações que eu te falei.
claro que vc tem que modificar algumas coisas no meu código, más nem é tanto assim.
e pra mostrar no "level select" ou mapa do jogo, é bom vc usar um banco de dados, como o ds_grid...() assim pode buscar a quantidade de estrelas diretamente nele
não sabemos como o seu game funciona, mais assim que ele acabar, vc cria o objeto com as configurações que eu te falei.
claro que vc tem que modificar algumas coisas no meu código, más nem é tanto assim.
e pra mostrar no "level select" ou mapa do jogo, é bom vc usar um banco de dados, como o ds_grid...() assim pode buscar a quantidade de estrelas diretamente nele
Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
Obrigado. Se eu não conseguir resolver.
Eu vou postar meu jogo. E vou pedir que alterem tudo q eu n consegui.
N quero q façam o jogo por mim.
Quero apenas que consertem os erros que eu n consegui.
Eu vou postar meu jogo. E vou pedir que alterem tudo q eu n consegui.
N quero q façam o jogo por mim.
Quero apenas que consertem os erros que eu n consegui.
Alvaro Iankoski Winck- Games Ranking :
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
bem... eu fiz aqui e funcionou,
e usei apenas 3 objetos;
level1_obj clicando vou para a room do nivel:
create, criando as vars:
https://dl-web.dropbox.com/get/estrelasengine.gmk?_subject_uid=441108793&w=AADtpxJNupQfakrL2v4W5b0OukFEPoy9rxk8XRaq5Y6pbg&dl=1
boa sorte e flw!
e usei apenas 3 objetos;
level1_obj clicando vou para a room do nivel:
- Código:
room_goto(level1room)
global.pontos=0
- Código:
draw_text(x,y,"estrelas: " + string (global.estrelas))
create, criando as vars:
- Código:
global.pontos=0
global.estrelas=0
- Código:
if global.pontos>=10
{global.estrelas=1}
if global.pontos>=20
{global.estrelas=2}
if global.pontos>=30
{global.estrelas=3}
- Código:
draw_text(x,y,"estrelas: " + string (global.estrelas)+ "#" + "pontos: " + string (global.pontos))
- Código:
global.pontos+=5
https://dl-web.dropbox.com/get/estrelasengine.gmk?_subject_uid=441108793&w=AADtpxJNupQfakrL2v4W5b0OukFEPoy9rxk8XRaq5Y6pbg&dl=1
boa sorte e flw!
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Re: [PEDIDO] Fases e estrelas.
bom, é o segunte. ao iniciar o jogo, vc define a pontuação de cada estrela de cada fase e a quantidade de estrelas a serem mostradas no mapa do jogo, ou seja, são 6 informações para serem armazenadas.
pontuacao p/ 1 estrela
pontuacao p/ 2 estrela
pontuacao p/ 3 estrela
qtd de estrelas ganhas na fase.
eu faria o seguinte:
e bom aproveito...
pontuacao p/ 1 estrela
pontuacao p/ 2 estrela
pontuacao p/ 3 estrela
qtd de estrelas ganhas na fase.
eu faria o seguinte:
- Código:
global.game_DB=ds_grid_create(quantidade_de_fases,4)//4 é a quantidade de informações que listei acima.
- Código:
for(i=0; i<ds_grid_width(global.game_DB)+1; i+=1){
ds_grid_set(global.game_DB,i,0,100)//pontuacao p/ 1 estrela
ds_grid_set(global.game_DB,i,1,200)//pontuacao p/ 2 estrela
ds_grid_set(global.game_DB,i,2,300)//pontuacao p/ 3 estrela
ds_grid_set(global.game_DB,i,3,0)//qtd de estrelas ganhas na fase.
}
- Código:
ds_grid_get(global.game_DB,numero_da_fase,0)//pega a pontuacao p/ 1 estrela
ds_grid_get(global.game_DB,numero_da_fase,1)//pega a pontuacao p/ 1 estrela
ds_grid_get(global.game_DB,numero_da_fase,2)//pega a pontuacao p/ 1 estrela
ds_grid_get(global.game_DB,numero_da_fase,3)//pega a qtd de estrelas ganhas na fase.
e bom aproveito...
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