GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Pergunta] Objetos no game make com bug

2 participantes

Ir para baixo

[Pergunta] Objetos no game make com bug Empty [Pergunta] Objetos no game make com bug

Mensagem por KiraYukimura Seg 18 maio 2015, 09:22

Bom acabei de finalizar o protótipo do meu jogo e tive muitos problemas com um certo objeto.

Meu jogo é um jogo educacional de plataforma 2D.
Nele o personagem vai andando pela sala (rm_level1) e encontra alguns objetos que o leva para uma outra sala (room_conteudo) que tem um assunto da matéria, ou uma pergunta.

Nessa sala (room_conteudo) coloquei um objeto em forma de botão (obj_btVoltar) para ele voltar para a fase que estava. Para isso coloquei no objeto o evento: left button e dentro do evento coloquei a ação room_goto (rm_level1) .

O problema é que nessa mesma sala (rm_level1) tem uns 5 objetos que levam o jogador para salas de conteudo (ex: room_conteudo1, room_conteudo2, room_conteudo3). E o botão sempre funcionava apenas na última sala (room_conteudo3) e nas outras ela ficava "inativada".

O jeito que encontrei de resolver isso foi criar vários botões (obj_btVoltar1, obj_btVoltar2, obj_btVoltar3) com o mesmo evento. Mas isso é bem chato de fazer, sem contar que para um jogo grande fica inviável ter tantos objetos com a mesma função.

Então minha pergunta é, alguém já teve o mesmo problema e conseguiu resolver de outra forma? De preferência uma forma mais prática.

Ah! Eu uso o Game Maker Studio Standard.

Agradeço aqueles que puderem dar dicas, pois sei que deve ter outras pessoas que tiveram o mesmo problema.
KiraYukimura
KiraYukimura

Data de inscrição : 18/02/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios : [Pergunta] Objetos no game make com bug Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pergunta] Objetos no game make com bug Empty Re: [Pergunta] Objetos no game make com bug

Mensagem por matheusco Seg 18 maio 2015, 09:35

Você pode criar room_goto(room_generica)

E no Editor da Room, clica com o botão direito neles e vai em Creation Code, esse código é executado depois do Create Event, ou seja, basta alterar o "room_generica" para a room que você deseja naquele botão.

Se você cria o botão através de código, é só fazer:

inst = instance_create...
inst.room_generica = room_desejada

E repetir o processo para cada botão.

Eu faço isso com meu obj_option. Ao invés de ter um objeto para cada opção eu faço assim:

obj_control_game:

inst = instance_create...
inst.option = "fase para menu"

E no obj_option:

Create Event:

changed = false

Step Event:

if !changed
{
switch(option)
{
case "fase para menu":
{
sprite_index = ...
x = ...
y = ...
}
}
}

E quando clico no botão eu pego o valor da variável option e descrevo o que acontece quando retorna "fase para menu".

Parece complicado, mas isso me dá total control sobre o que acontece.
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : [Pergunta] Objetos no game make com bug Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos