Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
[Pergunta] Objetos no game make com bug
2 participantes
Página 1 de 1
[Pergunta] Objetos no game make com bug
Bom acabei de finalizar o protótipo do meu jogo e tive muitos problemas com um certo objeto.
Meu jogo é um jogo educacional de plataforma 2D.
Nele o personagem vai andando pela sala (rm_level1) e encontra alguns objetos que o leva para uma outra sala (room_conteudo) que tem um assunto da matéria, ou uma pergunta.
Nessa sala (room_conteudo) coloquei um objeto em forma de botão (obj_btVoltar) para ele voltar para a fase que estava. Para isso coloquei no objeto o evento: left button e dentro do evento coloquei a ação room_goto (rm_level1) .
O problema é que nessa mesma sala (rm_level1) tem uns 5 objetos que levam o jogador para salas de conteudo (ex: room_conteudo1, room_conteudo2, room_conteudo3). E o botão sempre funcionava apenas na última sala (room_conteudo3) e nas outras ela ficava "inativada".
O jeito que encontrei de resolver isso foi criar vários botões (obj_btVoltar1, obj_btVoltar2, obj_btVoltar3) com o mesmo evento. Mas isso é bem chato de fazer, sem contar que para um jogo grande fica inviável ter tantos objetos com a mesma função.
Então minha pergunta é, alguém já teve o mesmo problema e conseguiu resolver de outra forma? De preferência uma forma mais prática.
Ah! Eu uso o Game Maker Studio Standard.
Agradeço aqueles que puderem dar dicas, pois sei que deve ter outras pessoas que tiveram o mesmo problema.
Meu jogo é um jogo educacional de plataforma 2D.
Nele o personagem vai andando pela sala (rm_level1) e encontra alguns objetos que o leva para uma outra sala (room_conteudo) que tem um assunto da matéria, ou uma pergunta.
Nessa sala (room_conteudo) coloquei um objeto em forma de botão (obj_btVoltar) para ele voltar para a fase que estava. Para isso coloquei no objeto o evento: left button e dentro do evento coloquei a ação room_goto (rm_level1) .
O problema é que nessa mesma sala (rm_level1) tem uns 5 objetos que levam o jogador para salas de conteudo (ex: room_conteudo1, room_conteudo2, room_conteudo3). E o botão sempre funcionava apenas na última sala (room_conteudo3) e nas outras ela ficava "inativada".
O jeito que encontrei de resolver isso foi criar vários botões (obj_btVoltar1, obj_btVoltar2, obj_btVoltar3) com o mesmo evento. Mas isso é bem chato de fazer, sem contar que para um jogo grande fica inviável ter tantos objetos com a mesma função.
Então minha pergunta é, alguém já teve o mesmo problema e conseguiu resolver de outra forma? De preferência uma forma mais prática.
Ah! Eu uso o Game Maker Studio Standard.
Agradeço aqueles que puderem dar dicas, pois sei que deve ter outras pessoas que tiveram o mesmo problema.
KiraYukimura- Data de inscrição : 18/02/2015
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Pergunta] Objetos no game make com bug
Você pode criar room_goto(room_generica)
E no Editor da Room, clica com o botão direito neles e vai em Creation Code, esse código é executado depois do Create Event, ou seja, basta alterar o "room_generica" para a room que você deseja naquele botão.
Se você cria o botão através de código, é só fazer:
inst = instance_create...
inst.room_generica = room_desejada
E repetir o processo para cada botão.
Eu faço isso com meu obj_option. Ao invés de ter um objeto para cada opção eu faço assim:
obj_control_game:
inst = instance_create...
inst.option = "fase para menu"
E no obj_option:
Create Event:
changed = false
Step Event:
if !changed
{
switch(option)
{
case "fase para menu":
{
sprite_index = ...
x = ...
y = ...
}
}
}
E quando clico no botão eu pego o valor da variável option e descrevo o que acontece quando retorna "fase para menu".
Parece complicado, mas isso me dá total control sobre o que acontece.
E no Editor da Room, clica com o botão direito neles e vai em Creation Code, esse código é executado depois do Create Event, ou seja, basta alterar o "room_generica" para a room que você deseja naquele botão.
Se você cria o botão através de código, é só fazer:
inst = instance_create...
inst.room_generica = room_desejada
E repetir o processo para cada botão.
Eu faço isso com meu obj_option. Ao invés de ter um objeto para cada opção eu faço assim:
obj_control_game:
inst = instance_create...
inst.option = "fase para menu"
E no obj_option:
Create Event:
changed = false
Step Event:
if !changed
{
switch(option)
{
case "fase para menu":
{
sprite_index = ...
x = ...
y = ...
}
}
}
E quando clico no botão eu pego o valor da variável option e descrevo o que acontece quando retorna "fase para menu".
Parece complicado, mas isso me dá total control sobre o que acontece.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|